Buscar

Anato Palpatória AV2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Você entra no consultório de fisioterapia e observa o fisioterapeuta posicionando um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 2 a 5, no sentido das fibras do músculo e requisitando o movimento de depressão da escápula, para sentir a contração muscular. O fisioterapeuta estava identificando a contração do músculo:
Peitoral menor.
A escápula é um osso plano, posicionada sobre o gradil costal e sobre quais costelas? Entre a segunda e a sétima costelas
Na palpação da articulação esternoclavicular, o examinador utiliza como referência:
Incisura jugular
O fisioterapeuta em sua avaliação resolve palpar estruturas na escápula do paciente. Pode-se afirmar que ele conseguirá palpar:
Ângulo inferior, borda lateral ou axilar, borda medial ou vertebral, ângulo superior, espinha da escápula, acrômio e processo coracóide.
Em toda a superfície da pele existem receptores especializados para detectarem estímulos provenientes do meio externo, tais como, os quimiorreceptores, ligados ao olfato e paladar; os fotorreceptores, ligados à visão; as terminações livres; os termorreceptores, ligados à temperatura; e os mecanorreceptores, ligados ao tato e pressão. Na anatomia palpatória já que utilizamos a todo o momento o toque para reconhecer uma estrutura ou fazer uma avaliação, os mecanorreceptores são primordiais, e são encontrados na epiderme e derme. Dentro das características estudadas sobres os receptores de tato podemos afirmar: Os Corpúsculos de Meissner, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações.
O nervo ulnar pode ser palpado em locais relacionados a sua passagem, fazendo-se movimentos suaves de deslizamento para melhor evidenciar a palpação. Esta palpação deverá ser suave para não provocar dor. No cotovelo ele pode ser identificado:
entre a porção medial do olécrano e o epicôndilo medial.
O músculo _______________ é palpável na região inferior do braço, lateralmente e medialmente ao bíceps braquial, aproximadamente a um dedo e meio transverso, acima da articulação do cotovelo, com solicitação da flexão do cotovelo, com antebraço pronado. Complete a frase:
Braquial.
O nervo ulnar pode ser palpado em locais relacionados a sua passagem, fazendo-se movimentos suaves de deslizamento para melhor evidenciar a palpação. Esta palpação deverá ser suave para não provocar dor. No punho ele pode ser identificado:
próximo ao osso pisiforme.
O fisioterapeuta encontra-se de frente para o paciente, palpando a região medial do braço, percorrendo o sulco existente entre o bíceps e o tríceps, com o objetivo de palpar: 
artéria braquial e nervo mediano
Paciente em decúbito dorsal com abdução do ombro a 90º, terapeuta com a mão sensitiva em terço superior do úmero na face ântero-medial do braço, colocará uma resistência para abdução horizontal de ombro e solicita ao paciente realizar uma adução horizontal de ombro. Está realizando a palpação do músculo?
 M. Córacobraquial
	Associe as duas colunas relacionando os músculos do membro inferior com suas respectivas ações:
	Músculos:
1. Tibial anterior
2. Sóleo
3. Vasto lateral
4. Fibular longo
5. Gluteo médio
	Ações
(  ) Abdução
(  ) Extensão
(  ) Flexão plantar
(  ) Dorsiflexão
(  ) Eversão
A sequência correta dessa classificação é:
	 
	(5), (3), (2), (1), (4)
Durante a técnica de palpação onde o paciente permanece sentado, com antebraço apoiado na maca e terapeuta com dedos sensitivos na região ântero-medial do cotovelo e solicitando ao paciente que realize um movimento de pronação levemente resistido, estará sentindo a tensão do músculo: 
Pronador redondo
Os músculos da região posterior da coxa são responsáveis pelos movimentos de flexão de joelho e extensão de quadril. Dentre esses músculos, encontramos o músculo _________________ e ___________________que ambos possuem origem na tuberosidade isquiática, porém, com inserções diferentes, sendo o primeiro para a face medial da epífise da tíbia e o segundo para o côndilo lateral da tíbia e cabeça da fíbula. Modificando assim a palpação. Com base na localização citada responda quais são os músculos respectivamente. 
Semitendíneo e Bíceps femural
Um paciente relata dor na região proximal da coxa posterior, principalmente ao realizar extensão do quadril e flexão do joelho. O fisioterapeuta, ao palpar a região, verificou que havia uma lesão muscular. Qual dos seguintes músculos podem estar lesionado? Bíceps femoral
Quando estamos à direita do paciente e palpamos a região acima do umbigo e ao lado da linha Alba (um dedo á esquerda ), palparemos qual artéria importante dessa região? Artéria Aorta Abdominal
Vânia, 37 anos de idade, relata dor na parte lateral do tornozelo esquerdo. Identifique quais estruturas podem estar envolvidas.
lig. Calcaneofibular
Assinale a questão que descreve a palpação do menisco medial: Paciente sentado em uma maca com a perna pendente. Terapeuta de frente para o paciente, com uma das mãos segurando o pé do paciente, o terapeuta acha a interlinha articular e faz uma rotação medial para abordar a estrutura pesquisada com o joelho a 90°.
Paciente em decúbito dorsal, com joelho extendido, com uma das mãos na face lateral do pé, o examinador resiste ao movimento de eversão do pé associada a flexão plantar. Com a mão sensitiva poderá palpá-lo na face lateral da perna e acompanhar seu tendão por trás do maléolo da fíbula. Fibular longo