A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
APOL - Tópicos Gramaticais e pratica profissional

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Atente para a seguinte informação:
“Frase, oração e período são fatores constituintes de qualquer texto escrito em prosa, pois o mesmo compõe-se de uma sequência lógica de ideias, todas organizadas e dispostas em parágrafos minuciosamente construídos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Frase, oração, período. Brasil Escola. <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.htm>. Acesso em 13 de dez. 2016.
Considerando estas informações e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito de frase, oração e período, analise as frases que seguem:
I. “Que chuva forte!” é uma frase nominal.
II> “Que chuva forte!” é uma oração.
III. “Os estudantes realizaram as provas com muita atenção” é uma oração.
IV. “Chegaram ontem ao Jardim Zoológico muitos animais que estão ameaçados de extinção” é um período simples.
V. “Chegaram ontem ao Jardim Zoológico muitos animais que estão ameaçados de extinção” é um período composto.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	I, III e V, apenas.
	
	D
	II, III e V, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
	Questão 2/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Leia a seguinte citação:
“As novas tecnologias propiciam maiores possibilidades de interação. Isso pode repercutir em uma maior motivação dos alunos, já que poderão, pelo uso dos gêneros digitais, não [apenas] buscar novas informações, como também publicar seus trabalhos na grande rede. Dessa forma, os gêneros digitais podem ser valiosas ferramentas educacionais para o processo de ensino e aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGNABOSCO, Gislaine G. Hipertexto e gêneros digitais: modificações no ler e escrever? p. 49-63. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago. 2009. p. 58. Link: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/%20conjectura/article/viewFile/14/13. Acesso em 12 dez. 2016.
Considerando a dada definição e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre os gêneros hipertextuais, relacione o gênero à sua respectiva definição e características.
(1) E-mail.
(2) Lista de discussão.
(3) Blog.
(4) Chat.
(   ) É uma ferramenta de interação em que emissor e destinatário encontram-se em contato on-line ao mesmo tempo, ainda que em lugares diferentes.
(  ) Ferramenta de comunicação assíncrona. Pode ser veículo de bilhetes, recados, convites, convocações e publicidade, destinados a um ou a diversos interlocutores ao mesmo tempo. Pode ser considerado um correlato da carta.
(  ) Constitui-se como uma central de distribuição e armazenamento de mensagens a todos os seus “assinantes”, que a ela se vinculam de acordo com seu tema de interesse.
(  ) Neste gênero, o autor realiza a edição, atualização e gerenciamento de textos, bem como de imagens e som com muita facilidade e relativa liberdade de formatação da aparência da tela a ser visualizada, dependendo dos recursos disponibilizados pelo provedor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	3 – 4 – 2 – 1
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Considere a seguinte citação:
“Às vezes, não é possível dizer quem pratica a ação ou não se quer identificar claramente o sujeito da oração. Nesse caso, temos um sujeito indeterminado. [...] [Ele] pode ser expresso de dois modos: [quando] o verbo está na terceira pessoa do plural, sem que se possa dizer qual é o sujeito; [e quando] o verbo é flexionado na terceira pessoa do singular e seguido do pronome ‘se’, que funciona como índice de indeterminação do sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARNENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. 2 ed. rev. São Paulo: Moderna, 2005. p. 330.
Levando em conta os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre sujeito indeterminado, analise as orações a seguir:
I. Fizeram alterações no relatório da empresa.
II. Houve protestos em frente à escola.
III. Investe-se pouco em saúde e educação.
IV. Várias reclamações chegaram à ouvidoria.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
	
	A
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I, II e III.
	
	B
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I e II.
	
	C
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I e III.
	
	D
	Há sujeito indeterminado somente na oração II.
	
	E
	Há sujeito indeterminado somente nas orações I, III e IV.
Questão 4/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Considere a citação a seguir:
“A língua apresenta uma organização interna sistemática que pode ser estudada cientificamente, mas ela não se reduz a um conjunto de regras de boa formação que podem ser determinadas de uma vez por todas como se fosse possível fazer cálculos de previsão infalível. [...] A língua é uma atividade de natureza sócio-cognitiva, histórica e situacionalmente desenvolvida para promover a interação humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAGNO, Marcos; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael. Língua materna: Variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. p. 24,25.
Considerando os conteúdos do livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o ensino da gramática na sala de aula, analise as afirmações a seguir e coloque V para as asserções verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) A língua deve ser vista como uma forma de interação comunicativa dentro de uma sociedade, por isso, é necessário repensar a forma de ensinar gramática em sala de aula, já que, há muito tempo, vem se discutindo a eficiência do ensino de gramática normativa na escola.
II. (  ) Um dos objetivos de se dar aulas de língua portuguesa para falantes nativos dessa língua é o de desenvolver a competência comunicativa já adquirida por esses falantes, ou seja, oferecer possibilidades para que eles consigam utilizar cada vez mais um número maior de recursos da língua de forma adequada a cada situação de interação comunicativa.
III. (  ) A principal finalidade de se dar aulas de língua portuguesa para falantes nativos dessa língua é ensiná-los a falar e a se comunicar.
IV. (  ) O objetivo do ensino da gramática na escola é fazer do aluno um técnico da língua; que sabe identificar um sujeito simples e uma oração subordinada, ainda que não saiba produzir um texto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – F – V
Questão 5/5 - Tópicos Gramaticais: Aspectos Morfológicos e Sintáticos
Leia o seguinte trecho de texto:
“São dois os termos essenciais (ou fundamentais) da oração: sujeito e predicado. Sujeito é o ser do qual se diz alguma coisa. Predicado é aquilo que se declara do sujeito, ou melhor, é o termo que contém a declaração, referida, em geral, ao sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48 ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 314.
Considerando estas informações e os conteúdos abordados no livro-base Língua Portuguesa: Elementos essenciais e acessórios para análise sintática sobre o conceito de sujeito, é correto afirmar que o sujeito da oração “Foram punidos pela justiça os responsáveis pelo acidente” é:
	
	A
	justiça.
	
	B
	acidente.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.