Buscar

4-Competência Interpessoal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Competência Interpessoal
*
*
*
EU E OS OUTROS
Como trabalhar bem com outros? Como entender os outros e fazer-se entender? Por que os outros não conseguem ver o que eu vejo, como eu vejo, por que não percebem a clareza de minhas intenções e ações? 
*
*
*
Desde sempre, a convivência humana é difícil e desafiante.
Pessoas convivem e trabalham com pessoas e portam-se como pessoas, isto é, reagem às outras pessoas com as quais entram em contato: comunicam-se, simpatizam e sentem atrações, antipatizam e sentem aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto.
*
*
*
O processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, sob forma de comportamentos manifestos e não manifestos, verbais e não-verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais.
*
*
*
A PRIMEIRA IMPRESSÃO
O contato inicial entre pessoas gera a chamada “primeira impressão” o impacto que cada um causa ao outro.
Quando a primeira impressão é positiva de ambos os lados, haverá uma tendência a estabelecer relações de simpatia e aproximação que facilitarão o relacionamento interpessoal e as atividades em comum.
*
*
*
Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: eu e outro(s).
*
*
*
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação.
Sentimentos positivos de simpatia e atração provocarão aumento de interação e cooperação, repercutindo favoravelmente nas atividades e ensejando maior produtividade. Por outro lado, sentimentos negativos de antipatia e rejeição tenderão a diminuição das interações, ao afastamento, à menor comunicação, repercutindo desfavoravelmente nas atividades, com provável queda de produtividade.
*
*
*
Esse ciclo atividades-interações-sentimentos não se relaciona diretamente com a competência técnica de cada pessoa. Profissionais competentes individualmente podem render muito abaixo de sua capacidade por influência do grupo e da situação de trabalho.
*
*
*
Se no grupo há respeito pela opinião do outro,se a idéia de cada um é ouvida, e discutida, estabelece-se uma modalidade de relacionamento diferente daquela em que não há respeito pela opinião do outro, quando idéias e sentimentos não são ouvidos, ou ignorados, quando não há troca de informações. A maneira de lidar com diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de comunicação, no relacionamento interpessoal, no comportamento organizacional e na produtividade.
*
*
*
Se as diferenças são aceitas e tratadas em aberto, a comunicação flui fácil, em dupla direção, as pessoas ouvem as outras, falam o que pensam e sentem, e têm possibilidades de dar e receber feedback. 
*
*
*
Se as diferenças são negadas e suprimidas, a comunicação torna-se falha, incompleta, insuficiente, com bloqueios e barreiras, distorções e “fofocas”.
*
*
*
O relacionamento interpessoal pode tornar-se e manter-se harmonioso e prazeroso, permitindo trabalho cooperativo, em equipe, com integração de esforços, conjugando as energias, conhecimentos e experiências para um produto maior que a soma das partes, ou seja, a tão buscada sinergia. Ou então tender a tornar-se muito tenso, conflitivo, levando a desintegração de esforços, à divisão de energias e crescente deterioração do desempenho grupal para um estado de entropia do sistema e final dissolução do grupo.
*
*
*
A liderança e a participação do grupo dependem essencialmente da competência interpessoal do líder e dos membros. O trabalho em equipe só terá expressão real e verdadeira se e quando os membros do grupo desenvolverem sua competência interpessoal.
*
*
*
AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Dois componentes da competência interpessoal assumem importância capital: a percepção e a habilidade propriamente dita.
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
A JANELA DE JOHARI
*
*
*
É difícil entender a complexidade da personalidade humana, especialmente em suas relações com os outros.
			Conhecido		Não conhecido
			pelo EU			 pelo EU
Conhecido	 I				II
pelos outros	EU ABERTO		 EU CEGO
Não conhecido	 III				IV
pelos outros	EU SECRETO		EU DESCONHECIDO
*
*
*
A área I(o eu aberto) constitui nosso comportamento em muitas atividades, conhecido por nós e por qualquer um que nos observe. Este comportamento varia grandemente conforme nossa estimativa do que é correto em um ambiente específico e com diferentes grupos de pessoas.
*
*
*
A área II(o eu cego) representa nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais, geralmente, não estamos cientes.
*
*
*
A área III(o eu secreto) representa as coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos outros.
É nesta área e na área II que algumas modificações podem ser conseguidas entre indivíduos trabalhando juntos, experimentalmente, com espírito de cooperação e compreensão.
*
*
*
A área IV(o eu desconhecido) inclui coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros o estão. Constitui-se se memórias de infância, potencialidades latentes e aspectos desconhecidos da dinâmica.
*
*
*
MUDANÇAS NOS QUADRANTES
Num grupo novo, a área I, do eu aberto, é muito pequena, há pouca interação livre e espontânea. Com o desenvolvimento dos processos de grupo, ela cresce, pois os membros se sentem mais livres para agir autenticamente. A área III decresce proporcionalmente ao crescimento da área I, uma vez que, num clima de crescente confiança recíproca, há menos necessidade de esconder ou negar pensamentos e sentimentos.
*
*
*
O fato de esconder ou negar comportamentos, idéias e sentimentos durante o processo interativo exige um certo dispêndio constante de energia e por isso a redução da área III(o eu secreto) implica menor mobilização de energia para a defesa desse território. Assim, um número maior de necessidades do indivíduo pode encontrar expressão e maiores serão as probabilidades de o indivíduo ficar satisfeito com seu trabalho e de participar plenamente nas atividades do grupo.
*
*
*
A área II(o eu cego) leva mais tempo a reduzir-se porque, usualmente, há fortes razões de ordem psicológica para a recusa em ver o que faz ou sente.
É importante frisar que uma mudança em um dos quadrantes provoca modificações em todos os demais. A insegurança tende a diminuir a lucidez e a confiança recíproca, a aumentá-la.
*
*
*
A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL – DAR E RECEBER FEEDBACK
Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada área da Janela, são os seguintes:
Busca de feedback: consiste em solicitar e receber reações dos outros, em termos verbais, ou não-verbais, para conhecer como seu comportamento está afetando os outros, isto é, ver-se com os olhos dos outros.
Auto-exposição: consiste em dar feedback aos outros, revelando seus próprios pensamentos, percepções e sentimentos de como o comportamento dos outros o está afetando.
*
*
*
 
A utilização destes dois processos de forma equilibrada e ampla propicia desenvolvimento individual e de competência interpessoal. Isto não ocorre nas situações reais onde um deles é preferido em detrimento do outro, trazendo, assim, um estado de desequilíbrio que se manifesta por tensões, hostilidades e ressentimentos, prejudiciais ao relacionamento e à produtividade.
*
*
*
ESTILOS INTERPESSOAIS
ESTILO INTERPESSOAL I
A janela de Johari, pelo formato e proporções de suas áreas, evidencia o predomínio da área desconhecida com
seu potencial inexplorado, criatividade reprimida e psicodinâmica pessoal preponderante.
Esse estilo parece estar relacionado a sentimentos de ansiedade interpessoal e busca de segurança, canalizando sua energia para manter-se quase como sistema fechado, ao invés de utilizá-la para autodescoberta e crescimento pessoal.
*
*
*
ESTILO INTERPESSOAL II
Caracteriza-se por uma tendência a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas idéias e atos, utilizando preferentemente o processo de solicitar feedback. Ao mesmo tempo, indica pouco desejo de expor-se, ou pouca abertura, o que pode ser interpretado como sinal de desconfiança nos outros.
*
*
*
Quanto mais utilizado o processo de solicitar feedback e menos de auto-exposição, mais aumenta e se consolida o eu secreto, porquanto o tamanho de sua área está inversamente proporcional à quantidade de informação fluindo do indivíduo. Neste estilo, a pessoa pode ser vista como superficial e distante.
*
*
*
ESTILO INTERPESSOAL III
O indivíduo utiliza intensamente o processo de auto-exposição e muito pouco o de solicitar feedback. Sua participação no grupo é atuante, dando informações, mas solicitando pouco.
Os outros podem percebê-lo como egocêntrico, com exagerada confiança nas próprias opiniões e valorizando sua autoridade, além de insensível ao feedback que lhe fornecem. Conseqüentemente, os outros tendem a sentir-se lesados em seus direitos, sem receber a devida consideração, e podem desenvolver sentimentos de insegurança, hostilidade, ressentimento e defensividade com relação à pessoa.
*
*
*
Este estilo tende a conservar e ampliar o eu cego, pois os outros passam a sonegar informações e importantes ou dar feedback seletivo e, assim, concorrer para perpetuar comportamentos ineficazes , uma vez que o indivíduo não consegue beneficiar-se da função corretiva do feedback dos outros.
*
*
*
ESTILO INTERPESSOAL IV
Caracteriza-se pela utilização ampla e equilibrada de busca de feedback e de auto-exposição, permitindo franqueza e empatia pelas necessidades dos outros. O comportamento da pessoa, em sua maior parte, é claro e aberto para o grupo, provocando menos erros de interpretação por parte dos outros.
O objetivo principal dos processos de busca de feedback e auto-exposição consiste em movimentar informações das áreas cega e secreta para a área livre, onde serão livres a todos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais