Buscar

História Econômica da Federeação Russa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História Econômica da Federação Russa
Para se entender a economia de um país, não somente é preciso conhecer sua história econômica, como também sua história geral e características que foram fatores importantíssimos para dar direções à sua economia. 
A Rússia é situada na região do norte da Eurásia, é o país com maior área do planeta, faz fronteiras com cerca de 14 países, além das fronteiras marítimas com Japão e Estados Unidos da América. Hoje é considerado o 9º país mais populoso e em seu território, 100 idiomas diferentes são falados, tendo como língua oficial o Russo.
Devido seu vasto território, a Rússia possui e sempre possuiu uma grande diversidade biológica, grandes áreas de agricultura e gado, essas características foram marcantes na sua estruturação econômica, tendo como base por um bom tempo a exportação de matéria-prima e importação de produtos manufaturados. 
O avanço e o regresso de uma civilização se dá através de suas comunicações exteriores e isso é bastante visível na história econômica da Rússia, pois seu primeiro avanço acontece quando inicia comunicações com a Grécia devido à descoberta da costa do Mar Branco. Porém seu crescimento foi maior com o reinado de Pedro, o Grande.
Mesmo com tanto avanço, a Rússia conquista sua independência no comércio somente em 1821. Logo após, com o reinado de Catarina II, a manufatura e o comércio tiveram grande crescimento por conta da grande importação de mão-de-obra qualificada, à esses estrangeiros foi dado alguns privilégios para que se interessassem em vir a Rússia. Porém com uma cultura ainda muito simples, o país continua a dar mais importância à sua riqueza agrícola e mineral.
A Rússia enfrentou grandes bloqueios externos no comércio, os países que faziam comércio com ela não se interessavam na troca por matérias-primas e ou manufaturados brutos. Além de quê as guerras e conflitos externos influenciaram muito no seu fracasso. Tendo porém uma reviravolta com a baixa nas safras da Europa Ocidental, a partir daí a Rússia foi muito procurada por sua vasta diversidade de matéria-prima. Com o tempo essa procura sessou e o país passou a adotar um sistema protecionista, desenvolvendo melhor sua indústria e comércio interno.
Mais pra frente, com seus produtos mais qualificados, estabelece relações principalmente com a Pérsia e China, além de outros países vizinhos na Ásia. Apesar de se tornar concorrente de grandes potências da Europa, a Rússia ainda possui uma vantagem, ela está mais próxima desses países.
A Rússia emancipa-se da Inglaterra e investe cada vez mais no seu comércio exterior com seus países vizinhos na Ásia. A partir daí houve grande crescimento e o país passou cada vez mais crescer e desenvolver sua indústria e economia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando