Buscar

Simulado BIOQUIMICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 
	Data: 01/06/2017 12:02:26 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703832817)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sabe-se que alguns fatores podem influenciar na velocidade de reação de uma enzima. Sendo assim, marque a alternativa abaixo que melhor define a inibição não-competitiva:
		
	
	Ocorre quando o modulador positivo se acopla ao sítio alostérico da enzima facilitando a formação do complexo enzima-substrato.
	
	Ocorre quando o modulador negativo se acopla ao sítio alostérico da enzima dificultando a formação do complexo enzima-substrato.
	
	Ocorre quando o inibidor compete pelo o sítio ativo da enzima deixando-a ¿ocupada¿. 
	
	Ocorre quando o inibidor não compete pelo o sítio ativo da enzima, ligando-se em outro local da enzima, modificando o sítio ativo da mesma.
	
	Ocorre quando o cofator liga-se na enzima auxiliando no processo catalítico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703785199)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	As doenças cardiovasculares representam uma das causas mais importantes de morte no Brasil, podendo estar associadas a deficiência na oferta de oxigênio para o coração. Nesta situação a síntese de ATP é comprometida. Assim, para manter a capacidade de contração e relaxamento do miocárdio, as células cardíacas passam a utilizar a glicólise anaeróbica como um sistema auxiliar: condição necessária para a sobrevivência destas células até que haja o restabelecimento do fluxo sanguíneo adequado. Entretanto, são gerados neste processo como produtos finais: dióxido de carbono, ATP e lactato (ou ácido láctico). Este último pode provocar uma condição conhecida como:
		
	
	d) Alcalose láctica.
	
	a) Descarboxilação oxidativa.
	
	e) Oxidação catabólica.
	
	c) Acidose láctica.
	
	b) Cetoacidose.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703791249)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em atividades físicas de longa duração, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente. O organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício. Assim, a determinação da concentração sanguínea do lactato permite avaliar indiretamente a acidose metabólica do exercício, sendo uma das ferramentas diagnósticas utilizadas pela Fisiologia do Exercício. A dosagem do lactato permite avaliar a capacidade de exercício e monitorar a intensidade de treinamento dos atletas. Isso pode ser feito em exercícios de cargas crescentes durante o Check-up Fitness ou após o término de um treinamento específico ou de um exercício realizado em competição. A dosagem sanguínea do lactato é uma forma prática de se obter uma avaliação do metabolismo do lactato e do limiar anaeróbico do atleta. Assim, a dosagem do lactato pode trazer importante informação para o atleta e seu treinador, tanto quanto à situação atual de treinamento e ¿performance¿ do atleta, como com relação às demandas metabólicas do organismo e sua capacidade de suportar estímulos de exercícios especificamente selecionados.Para se entender como funciona esse teste, precisamos antes entender a produção de energia no músculo e sua relação com a produção do lactato I- O lactato é produzido pelo organismo após o metabolismo da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio (metabolismo anaeróbico). II - O lactato é produzido pelo organismo após o metabolismo da glicose (glicólise), para o fornecimento de energia com a presença de oxigênio (metabolismo aeróbico). III - O lactato é produzido pelo organismo após a quebra do glicogênio, para o fornecimento de energia com a presença de oxigênio Assinale a alternativa correta: 
		
	
	I e III apenas
	
	III apenas 
	
	II apenas 
	
	I apenas 
	
	I e II apenas 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703819630)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Para fazer um simples pão francês são necessários, basicamente, farinha, água e fermento biológico, composto por microrganismos. Após a mistura dos ingredientes, a massa cresce até o dobro do seu volume inicial, quanto deixada em repouso e sob temperatura adequada por certo tempo. Durante esse período, os microrganismos contidos no ingrediente são leveduras que, PREDOMINANTEMENTE, realizam um tipo de processo metabólico que aumenta o volume da massa. Que processo é esse?
		
	
	Fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
	
	Respiração anaeróbica, na qual os microorganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
	
	Respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
	
	Fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microorganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
	
	Reprodução vegetativa dos microorganismos presentes no fermento. Os carboidratos e a água da massa criam o ambiente necessário ao crescimento em número das células de levedura, resultando em maior volume da massa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703198047)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os aminoácidos apresentam cargas em solução aquosa, por apresentar no mínimo dois grupos químicos ionizáveis - um de caráter ácido (COOH) e um de caráter básico (NH2). O tipo de carga é dependente do valor de pH da solução aquosa que o aminácido se encontra e da capacidade de ionização de cada grupo químico. O ponto no qual o aminácido apresenta carga líquida nula, pois a carga positiva contrabalança a carga negativa, é denominado:
		
	
	ponto cego do aminoácido.
	
	ponto sem carga do aminoácido.
	
	ponto zero do aminoácido.
	
	ponto isoelétrico do aminoácido.
	
	ponto instável do aminoácido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais