Buscar

UPA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UPA
Alunos: Anna Carolina de Oliveira
 Priscila Fagundes
 Viviane Flores Xavier
 Windson H. Araújo Soares
 Isabela Maria
Professora: Vanja Maria Veloso
Universidade Federal de Ouro Preto 
Escola de Farmácia 
 Estágio I – Saúde Pública - FAR 601 
Introdução
	Diante da necessidade de expandir a rede de assistência às urgências e regionalizar esses atendimentos no país, o MS (Ministério da Saúde) instituiu as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), definidas como estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, compondo uma rede organizada de atenção às urgências. A Política Nacional de Atenção às Urgências foi uma prioridade do governo Lula e a atribuição das UPAs surgiu como suporte da atenção básica para o atendimento às urgências menos graves, por isso sua implantação é dependente da integração com a rede de atenção básica.
		Em 2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência integrou as unidades de saúde e dividiu a atenção às urgências no SUS em quatro frentes:
		-Atenção Básica, as equipes de Saúde da Família (ESF) e as UBS têm como prioridade a orientação assistencial a um número determinado de famílias e acolhimento das urgências de menor complexidade; 
		-O componente móvel, por meio do SAMU 192, faz a estabilização dos pacientes no local da ocorrência e o transporte seguro para as unidades de saúde indicadas; 
		-UPAs, na qual cabe o atendimento das urgências de média complexidade;
 		-E o setor de urgência dos hospitais realizam o atendimento das urgências de maior complexidade.
Como surgiram?
A portaria que redefiniu as diretrizes para implementação das Unidades (nº 1.601) estabelece que a UPA deve ser implantada em: 	
		-Locais e unidades estratégicas para a configuração da Rede de Atenção às Urgências;
		-Em conformidade com a lógica de acolhimento e a classificação de risco, funcionando 24h do dia e em todos os dias da semana; 
		-Além de possuir equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com o seu porte.
Diretrizes
À Unidade cabe:
 		-Acolher os usuários e seus familiares sempre que buscarem atendimento;
		-Articular-se com a atenção básica à saúde, SAMU 192, unidades hospitalares, unidades de apoio diagnóstico e terapêutico e com outros serviços de atenção à saúde.
 		-Prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade;
		-Ainda é indicado fornecer retaguarda às urgências atendidas pela Rede de Atenção Básica à Saúde e funcionar como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU 192;
		-Também cabe às UPAs realizar consulta médica em regime de pronto atendimento aos casos de menor gravidade; 
		-Realizar atendimentos e procedimentos médicos e de Enfermagem adequados aos casos demandados à Unidade;
		-Prestar apoio diagnóstico e terapêutico ininterrupto;
		-Manter pacientes em observação, por período de até 24h, para elucidação diagnóstica e/ou estabilização clínica; e encaminhar para internação em serviços hospitalares, por meio das centrais reguladoras, os pacientes que não tiverem suas queixas resolvidas nas 24h de observação.
Competências
As UPAs possuem caráter multiprofissional composta por médicos, odontólogos, enfermeiros, assistentes sociais, serviço de nutrição, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e segurança.
O atendimento prioriza casos de febre alta, falta de ar, diarréia, vômitos persistentes, asma, cortes, sangramentos, dor no peito, mordidas de animais, intoxicação, convulsão, desmaios, fortes dores abdominais, queimaduras, reações alérgicas e mal súbito.
Profissionais e atendimento
UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. 
UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. Capacidade de atender até 300 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes. 
UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação. Capacidade de atender até 450 pacientes por dia. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.
Classificação
Estrutura física:
-Recepção;
-Sala de observação feminina;
-Sala de observação masculina;
-Sala de observação infantil;
-Sala de separação de medicamentos.
Serviços:
-(2)Clínico geral -24hrs;
-Pediatria - 24hrs;
-Assistência social- Segunda à sexta de 07:00 ás 17hrs.
UPA- Unidade Ouro Preto
Mesmo com a implantação e consolidação das UPAs em diferentes regiões do país - hoje são 650 Unidades em andamento, considerando as que estão em construção, sendo que 156 realizam atendimento e com a perspectiva de atingir a marca de mil Unidades até a Copa de 2014, quem está à frente desses centros aponta alguns aspectos que ainda precisam melhorar para o pleno funcionamento das Unidades.Entre eles, está a falta de recursos parao seu custeio.
Desafios das UPAs
		As UPAs completam o sistema de saúde com atendimento de Urgência e Emergência, servindo de retaguarda para as Unidades Básicas de Saúde e aliviando a pressão de demanda sobre os hospitais. Além disso, e talvez a mais importante vantagem das Unidades, é sua função enquanto Observatório do Sistema, aumentando a capacidade de captação de usuários para o cuidado integral com a saúde.
	É fundamental reafirmar que as UPA´s não devem ser utilizadas como alternativa assistencial à atenção primária nos locais onde a mesma não estiver bem estruturada. Elas devem se somar à atenção primária a fim de favorecer a regionalização e interiorização do acesso aos cuidados urgentes
Conclusão
http://www.brasil.gov.br/saude/2011/08/unidades-de-pronto-atendimento-upas-24horas 
http://www.pac.gov.br/comunidade-cidada/upa-unidade-de-pronto-atendimento
http://www.iau.usp.br/projeto3/2013/orientacoes.pdf
Fontes:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando