Buscar

Estudo no PSF



Continue navegando


Prévia do material em texto

3
1
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES-FAZAG
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Andréa Oliveira Ribeiro
PSF Dr. ROSEMBERT MAMÉDIO
Cronograma de atendimento semanal 
Valença - BA
2017
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES – FAZAG
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Andréa Oliveira Ribeiro
PSF Dr. ROSEMBERT MAMÉDIO
Cronograma de atendimento semanal 
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Saúde Publica I do Curso de Enfermagem da FAZAG sob acompanhamento da Profª Tâmara Brandão.
Valença - BA
2017
A Deus por ter me dado saúde e força, a minha orientadora Tâmara Brandão, pelo suporte, pelas suas correções, incentivos ,ensinamentos e por me proporcionar um estudo tão proveitoso .
A Equipe de Saúde PSF Dr. ROSEMBERT MAMÉDIO, pelo companheirismo, acolhimento e dedicação. Aos meus familiares e colegas pelo apoio e presença constante. Enfim, a minha família, meu esposo e a Deus por iluminar e abençoar meu caminho.
“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original".
Albert Einstein
INTRODUÇÃO
O Programa Saúde da Família (PSF) foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) elegendo como foco de atenção a reativação da assistência primária de saúde, e estabelecimento de laços de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população (BRASIL, 1996).
 Sob essa perspectiva, o Programa (PSF) faz com que a família passe a ser o objeto precípuo de atenção, entendida a partir de sua imbricação no ambiente social onde vive. Mais que uma delimitação geográfica, é nesse espaço onde se constroem as relações intra e extra- familiares, e onde se desenvolve a luta pela melhoria das condições de vida. Contribui para uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e, portanto, da necessidade de intervenções de maior impacto e significação social. (BRASIL, 1996).
A partir da institucionalização do PSF na cidade de Piraí do Norte, a atuação dos profissionais da equipe de saúde foi inserida no contexto Unidade básica de saúde/domicilio/família. Nesse novo contexto a família constitui parte integrante das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde do município, adotando como eixo condutor de suas ações a vigilância à saúde numa área de abrangência mais ampla.
O modelo de assistência do PSF constitui um desafio para nos enfermeiros que como participantes da equipe de saúde, deve levar em consideração o envolvimento do seu agir com os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais relevantes para o processo de transição e consolidação do novo modelo da assistência à saúde.
Nesse sentido, como Enfermeira do PSF apresentarei como operacionalizo a minha prática dentro do espaço UBS/domicílio/família e como tenho contribuído para a população.
2. OBJETIVOS
• Apresentar Cronograma semanal do PSF no município de Piraí do Norte- BA
 • Discutir as atividades desenvolvidas pela enfermeira no PSF.
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Trata-se de uma exposição do meu cronograma de atividade semanal no PSF. A atividade foi realizada no município de Piraí do Norte-BA, no PSF Dr. ROSEMBERT MAMÉDIO, na Unidade Básica de Saúde da Família no bairro Rua do Campo.Trata-se de uma área urbana, onde se iniciou o desenvolvimento do Programa Saúde da Família.
A unidade de saúde da família é uma unidade pública de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, características do nível primário de atenção (Costa 1993, p. 32).
No PSF desenvolvo atividades administrativas, educativas e de assistência básica de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, tanto na Unidade de Saúde da Família quanto na comunidade junto às famílias da área.
Cronograma de atendimento da USF
Rosembert Mamédio
 
TURNO: MATURINO 08:00 ÁS 12:00 H
SEGUNDA:
PUERICULTURA
ATIVIDADE EDUCATIVA \ GRUPOS
VACINAÇÃO
TESTE DO PEZINHO
DEMANDA ESPONTÂNEA
TERÇA:
HIPERDIA
VACINAÇÃO
TESTE DO PEZINHO
TESTE RAPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
QUARTA:
PRENATAL
PUERPÉRAL
VACINAÇÃO
TESTE DO PEZINHO
TESTE RAPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
QUINTA:
PREVENTIVO
VACINÇÃO
TESTE RAPIDO
 SEXTA:
VACINAÇÃO
TESTE RÁPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
REUNIÃO DA EQUIPE 
VISITA \ ATENDIMENTO DOMICILIAR
PSE
TURNO: VESPERTINO 13:00 ÁS 17:00 H
SEGUNDA:
PUERICULTURA 
ATIVIDADE EDUCATIVA \ GRUPOS
VACINAÇÃO
TESTE DO PEZINHO
DEMANDA ESPONTÂNEA
TERÇA:
PLANEJAMENTO FAMILIAR
VACINAÇÃO
TESTE DO PEZINHO
TESTE RAPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
QUARTA:
PRENATAL
PUERPÉRAL
VACINAÇÃO
TESTE DO PEZINHO
TESTE RAPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
QUINTA:
PREVENTIVO
VACINÇÃO
TESTE RAPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
SEXTA:
TESTE RÁPIDO
DEMANDA ESPONTÂNEA
VISITA \ ATENDIMENTO DOMICILIAR
PSE
Curativos e vacinas das 08:30 ÁS 11:30 e 13:30 ÁS 16:30
4. Apreciando a prática educativa no PSF. 
Relato aqui uma ação educativa vivenciada na atual equipe de trabalho. Pôde-se notar, por meio dos meus relatos, que o momento em que atuei na ESF reconheci a relevância da prática educativa no processo de trabalho com famílias, a importância desse estudo me fez acreditar como enfermeira que a educação na saúde é uma ação essencial e muito positiva dentro desta modalidade de atenção à saúde das pessoas.
Dentre as ações por mim efetuadas, optei por relatar minha experiência na prática educativa no âmbito individual, referente à educação em saúde realizada no momento da puericultura, na qual realizei orientações às mães quanto aos cuidados à saúde da criança, e um relato na realização do exame cito patológico, em que orientei às mulheres quanto aos cuidados com a sua saúde: 
Olha teve um caso que aconteceu de pegar uma criança com mais de um ano que não firmava as perninhas, que durante o exame físico na puericultura eu consegui observar e orientar a mãe, e ainda encaminhar a criança para atendimento especializado, e realmente a criança teve uma dificuldade no início do desenvolvimento e que a gente conseguiu somente naquela fase da vida dela fazer o que era necessário para que ela pudesse ter um desenvolvimento normal agora, 
pois ela não frequentava as puericulturas. Então eu acho que o nosso trabalho de educação na saúde, mesmo que tardio, sempre está surtindo efeito positivo.
A prestação de uma assistência domiciliar voltada à prevenção de doenças: 
Eu tenho um caso para contar de uma senhora que nunca havia feito o exame preventivo, e que eu, tanto na visita domiciliar, como aqui na unidade orientei ela, e certo dia ela começou a sentir dores pélvicas fortes, procurou a unidade e veio falar comigo. Então nós fizemos um exame. Ela estava com uma lesão não curada por HPV, e já era um câncer, nós tratamos, encaminhamos, acompanhamos, e eu orientei muito. Então eu acho que a minha orientação teve um bom resultado, um 
pouco tardio já, mas nós conseguimos fazer com que ela tratasse e ficasse recuperada. Assim foi muito gratificante poder ajudar na melhoria da condição de saúde dela, por isso considero a educação na saúde tão importante.
Experiências com grupo de gestantes, grupo de hipertensos e diabéticos (HIPERDIA) atividades esporádicas sobre temáticas diversificadas. Em relação à atividade em grupo de gestantes, apresenta-se a seguir um dos meus relatos: 
Lembro que teve uma paciente em um grupo de gestantes, que nós discutimos em relação a não dar chá para o bebê antes dos seis meses de idade, e aí quando ela chegou do hospital a mãe disse pra fazer chá e ela disse, não vou fazer chá porque a enfermeira disse que não é para dar chá a ele, então faz que tomo eu. Então a mãe vem aprende e depois segue o que foi orientado, e são casos como estes que nos estimulam a continuar e nos faz acreditar que estamosno caminho certo.
Assim, por meio da conscientização, apoio, aconselhamento e orientações, conseguimos muitas vezes ajudar as pessoas a se prevenir e evitar doenças.
Quando o processo da doença já está avançado, as ações educativas podem contribuir para que sejam controlados e/ou evitados os seus agravos, reduzindo assim as consequências: Tenho até um exemplo que eu chamo de o herói da resistência, um paciente nosso aqui que foi para o Centro de Saúde passando mal com o papel que eu havia entregue na reunião do HIPERDIA, e ele dizia eu to sentindo o que está escrito aqui, aí perguntaram quem deu esse papel e ele falou, foi a enfermeira do PSF. Então ele fez exame, e não é que ele sentiu mesmo o que estava escrito, aí foi encaminhado para o hospital de Base em Itabuna, fez mais exames e realmente ele estava enfartando e o papel salvou ele, então isso me motivou muito e me deu ainda mais certeza que a área da saúde foi a minha melhor escolha.
5. CONCLUSÃO
Tenho desempenhado o papel no Programa, resgatando o vínculo de atenção enfermeiro/família, na busca de contribuir para melhoria da qualidade de saúde e de vida do indivíduo no ambiente familiar. Executamos ações de assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e à terceira idade. Atuamos também como instrutor- supervisor dos agentes comunitários de saúde; no gerenciamento do pessoal de enfermagem e da Unidade de Saúde, além de participar do Conselho Comunitário de Saúde do município.
A assistência de enfermagem prestada às famílias caracteriza-se por ser coerente com as condições sócio- econômicas culturais e ambientais da família e comunidade.
A relevância desse estudo está em contribuir para uma reflexão do papel do enfermeiro no PSF, como também mostrar a minha experiência no PSF, na cidade de Piraí do Norte. Quando as atividades são distribuídas com equilíbrio, de uma maneira organizada, o tempo será mais produtivo. 
A educação na saúde é repassada às pessoas por meio de orientações individuais e grupais, na qual profissional e usuário devem construir um diálogo livre e participativo, pois é menos eficiente o enfermeiro repassar o conhecimento técnocientífico sem buscar compreender as reais condições de vida, cultura, crenças e as necessidades de saúde de cada indivíduo da área escrita. Salienta-se que ensinar não é somente transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria construção. Logo, a educação não se resume na transmissão de conhecimentos, mas sim, em uma profunda e constante interação entre educador e educando, sendo o diálogo um caminho fundamental para que ocorra a construção e a troca dos saberes.
REFERÊNCIAS
Ribeiro, Andréa Oliveira. Bacharelado em Enfermagem. Cronograma de atendimento semanal, Enfermagem 5º semestre, Valença, Bahia.
Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de atenção básica. Guia prático do Programa Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde.