Buscar

Corrente elétrica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Eletrodinâmica
A eletrodinâmica é a parte da eletricidade que estuda, analisa e observa o comportamento das cargas elétricas em movimento .
1 - Corrente elétrica 
1 - Num condutor em equilíbrio eletrostático( isolado) a quantidade de elétrons livres se movimentam de maneira desordenada. O movimento médio destas cargas é nulo, não caracterizando uma corrente elétrica.
2 – Quando o condutor está sob à ação de um campo elétrico ás cargas elétricas passam a ter um movimento ordenado. A este movimento ordenado chamamos de corrente elétrica
Obs. Para estabelecer uma corrente elétrica num fio condutor usa-se um gerador, como, por exemplo, uma pilha ou uma bateria, que mantém, entre seus terminais, uma ddp constante, gerando um campo elétrico no interior do condutor.
Eletrodinâmica Corrente elétrica 
*
1.1 - Intensidade da corrente elétrica 
Consideremos um condutor metálico de secção transversal S, sendo percorrido por uma corrente elétrica. 
Define-se como intensidade da corrente elétrica i a relação:
A quantidade de carga Q pode ser dada pelo produto do número n de elétrons, que passam pela seção transversal, pela carga do elétron. 
Onde: Q – Carga que passa pela seção transversal
 - Intervalo de tempo gasto para as carga passarem pela
 seção tranversal
A unidade de corrente elétrica, no SI, é o ampère (A).  
Submúltiplo:
Eletrodinâmica Corrente elétrica 
*
1.2 -Sentido da corrente elétrica 
a)Corrente eletrônica – Constituída pelo deslocamento dos elétrons livres. Ocorre, principalmente, nos condutores metálicos. O seu sentido é contrário ao campo elétrico        
 
b) Corrente iônica – Constituída pelo deslocamento dos íons positivos e negativos, movendo-se simultaneamente em sentidos opostos. Ocorre nas soluções eletrolíticas (soluções de ácidos, sais ou bases) e nos gases ionizados (lâmpadas fluorescentes).         
 
Eletrodinâmica Corrente elétrica 
*
Comentário:
 No estudo da Eletricidade, entretanto, adota-se um sentido convencional, que é o do movimento das cargas positivas, e que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor. 
Eletrodinâmica Corrente elétrica 
*
1.3 - Tipos de corrente elétrica 
a) Corrente contínua (CC) – é aquela cujo sentido permanece constante. Quando, além do sentido, a intensidade também se mantém constante, a corrente é chamada corrente contínua constante. É o que ocorre, por exemplo, nas correntes estabelecidas por uma bateria de automóvel e por uma pilha. 
b) Corrente alternada (CA) – é aquela cuja intensidade e cujo sentido variam periodicamente. Esse é o caso das correntes utilizadas em residências, que são fornecidas pelas usinas hidrelétricas, em que temos uma corrente alternada de freqüência 60 ciclos por segundo 
Suas representações gráficas são respectivamente:         
Eletrodinâmica Corrente elétrica 
*
1.4 - Velocidade de Deslocamento (Migração)
 Em um condutor metálico os elétrons livres movimentam-se ao acaso com velocidades bastante grandes, da ordem de 1.000.000 m/s. Como os movimentos são ao acaso a velocidade média e nula. Quando existe um campo elétrico externo os elétrons adquirem um movimento na direção oposta ao campo. O resultado final é que o elétron passam a ter um movimento ordenado porém com uma velocidade pequena ,chamada de velocidade de migração, em decorre da dissipação de energia no choque dos elétrons com os átomos do condutor. 
A carga contida no volume e que passa pela seção transversal A é : 
Onde: é a velocidade de migração
Como: 
Temos:
Onde: n = número de partículas livres,portadoras de cargas, por unidade de volume, num condutor de área de seção reta A. 
Eletrodinâmica Corrente elétrica 
*
Exemplo numérico: 
 Suponha que uma corrente I = 1 ampères, e um fio de cobre de 1 mm de diâmetro (raio em metros = 0.0005m). Este fio tem uma secção transversal de 7,85 × 10 -7 m 2 (A = 0,0005 π × 2). A carga de um elétron é q = 1,6 x 10 -19 coulombs. O cobre tem um elétron livre por átomo, então n é igual a 8,5 × 10 28 elétrons por m³. A velocidade de deriva, portanto, pode ser calculado:
Conclusão: Nos condutores sólidos, quando é estabelecido uma corrente elétrica , em geral, os elétrons se movimentam com velocidade pequenas.
Eletrodinâmica Corrente elétrica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando