Buscar

hipotireoidismo e hipertireoidismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hipotireoidismo
a) primário (TSH elevado, T4 baixo)
Tireoidite de Hashimoto: Doença autoimune em que inicia-se a agressão por auto anticorpos dirigidos CONTRA a glândula tireóide, culminando com destruição das células foliculares. Não ocorre pela falta de Iodo.
 Sintomas: Cansaço fácil, fadiga crônica, muita sensibilidade ao frio, câimbras freqüentes, ganho de peso, inchaço, pescoço grosso (devido ao aumento do tamanho da tireóide).
Bócio endêmico: Ocorre um aumento do tamanho da tireóide. É causado pela falta ou incapacidade de captação do iodo no sangue.
Cretinismo: Causa deficiência mental, a criança não desenvolve os ossos, não há fechamento de hipífeses e não cresce, por conta do hipotireoidismo congênito, durante o desenvolvimento do recém-nascido. Não produz hormônios tireoidianos. É possível identificar a doença por meio do Teste do Pezinho (os resultados de TSH vão estar elevados). Mesmo com problemas na tireóide, o recém-nascido aparenta funções normais, pois foi suprido com o hormônio pela mãe. Mas, semanas após o nascimento, o bebê já pode começar a apresentar lentidão nos movimentos, crescimento físico lento e desenvolvimento mental deficiente. As seqüelas são irreversíveis na idade adulta.
b) secundário (TSH baixo que causa a falta de secreção de T3 e T4)
Deficiência do eixo hipotálamo hipófise: Concentrações baixas de TRH, TSH, T3 e T4. Ocorre por defeitos na hipófise
Hipertireoidismo
a) primário (T3 e T4 elevados, há falha no FBN)
Doença de Graves: Doença autoimune. Os anticorpos estimulam os receptores das células foliculares, ocasionando uma produção excessiva de HT. 
Sintomas: olhos inchados, tremor, ansiedade, intolerância ao calor, olhos arregalados, 
Bócio nodular tóxico: Pode surgir a parte de um bócio simples que não foi tratado anteriormente (porque não apresentou sintomas), originando uma massa de um lado da glândula.
b) secundário
Tireotoxicose: Ocasionado por nódulos na hipófise quando os tecidos são expostos a altas doses de hormônios tireoidianos circulantes,

Continue navegando

Outros materiais