Buscar

Questionário Cirurgia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para que dentes ou grupo de dentes servem os fórceps:
A) 17 – molares inferiores, tanto direito quanto esquerdo.
B) 150 – ICS, ILS, CS, PMS.
C) 18L – molares superiores esquerdos.
D) 151 – ICI, ILI, CI, PMI.
E) 16 ou 23 – molares inferiores com a coroa parcialmente destruída.
Quais as perguntas indispensáveis durante uma anamnese direcionada?
R: Devemos questionar o paciente sobre sua história patológica pregressa (se possui algum problema de saúde, doença séria, se está em algum tratamento médico atual ou recente, se já foi hospitalizado, se já passou por alguma cirurgia), se faz uso regular de algum medicamento (se sim, qual) e a ocorrência de fenômenos alérgicos.
Explique o que significa ASA1, ASA2, ASA3, ASA4, ASA5 e ASA6.
R: Asa 1 – paciente saudável;
Asa 2 – paciente com doença sistêmica leve ou fumante;
Asa 3 – paciente com doença sistêmica leve a moderada, limitante, mas não incapacitante;
Asa 4 – paciente com doença sistêmica moderada a severa, limitante e incapacitante;
Asa 5 – paciente moribundo com menos de 24h de expectativa de vida;
Asa 6 – paciente com morte cerebral candidato a doação de órgãos.
Quais os dentes ou grupo de dentes mais frequentemente encontradas inclusos ou impactados? Por que isso ocorre?
R: 3º molares inferiores, 3º molares superiores, caninos superiores e pré molares inferiores. Isso pode ocorrer pelo fato deles serem os últimos elementos a erupcionarem em suas respectivas arcadas (canino é o último na região de pré maxila), pode haver falta de espaço no arco, barreira física impedindo a erupção no caso de elementos impactados.
Descreva os cuidados no tratamento do paciente com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
R: Devemos realizar o controle da ansiedade, mas tomando cuidado com os medicamentos depressores do sistema respiratório e N2O. Também não devemos utilizar oxigênio complementar nesses pacientes, pois eles estão acostumados com um nível do mesmo baixo. Devemos manter acessíveis broncodilatadores e ajustar a corticoterapia a fim de evitar insuficiência da supra adrenal. A consulta deverá ser marcada na parte da tarde, pois durante a manhã, esses pacientes possuem muita secreção e, como consequência, tossem bastante. Durante a consulta, a posição ideal para atender o paciente é a supina, pois diminui o acúmulo de secreções.
Qual a conduta que você indicaria para estes 3 pacientes com o mesmo tipo de elemento dentário incluso (terceiro molar inferior distoangulado próximo ao canal mandibular todo circundado por osso na periferia), explicando a sua decisão.
A) 19 anos de idade assintomático – exodontia do elemento dentário, pois o mesmo ainda tem força eruptiva, como é jovem a recuperação será fácil, o osso é mais expansivo, facilitando a remoção, a raiz não está completamente formada.
B) 45 anos de idade assintomático – apenas acompanhamento radiográfico, pois o paciente já tem uma certa idade, então o dente perdeu a força eruptiva e é um quadro assintomático.
C) 55 anos de idade com dor e rarefação óssea próxima a periferia – odontectomia parcial intencional. Como o paciente já possui uma idade avançada, sente dor, possui indicativo radiográfico para remoção (rarefação óssea) e o elemento dentário encontra-se próximo ao canal mandibular, é necessária a remoção do mesmo, sendo melhor realizar uma odontectomia parcial intencional do que uma exodontia completa.
Um paciente durante a exodontia de um primeiro molar superior foi diagnosticado com uma pequena comunicação bucosinusal. Qual a sua conduta? Este mesmo paciente retorna após 6 meses com uma fístula bucosinusal, você mudaria a sua conduta? Em caso afirmativo, explique a sua conduta.
R: No primeiro momento, apenas instrui o paciente a não manipular muito a região e a não assoar o nariz, pois ela pode se fechar sozinha.
Sim, mudaria. Com a fístula já instalada, sem ter se fechado sozinha, devemos irrigar com soro fisiológico 3x ao dia e marcar consultas 2x por semana para checar a coloração da água durante a limpeza mecânica que o cirurgião dentista realizar. Junto disso, o paciente deve fazer inalação com ‘penetro’, pois ajuda a dilatar as vias sinusais.
Quando a água estiver limpa, sem estar turva, você molda o paciente (tendo o cuidado para o material de moldagem não entrar no espaço da comunicação) e confecciona uma placa protetora. Então, marcamos uma consulta para uma semana depois para realizarmos a cirurgia e começamos a antibioticoterapia já, que deverá ser feita até 7 dias depois do procedimento, totalizando 14 dias. No dia da cirurgia, debridamos a fístula para remover todo o epitélio ao redor dela, realizamos o retalho palatino, rodamos esse retalho para dentro do espaço para que haja formação de tecido mole (nesse retalho, há presença de artéria e veia, o que ajuda o processo), suturamos e colocamos cimento cirúrgico na placa protetora para aliviar a dor, proteger a ferida e acelerar a cicatrização.
Quais os cuidados que devemos ter ao realizar uma incisão relaxante nos retalhos mucoperiostais na cavidade oral e cite cinco contraindicações para sua realização.
R: Devemos tomar cuidado para não lesar nenhuma estrutura nobre, não realizar a incisão na papila em si e sim lateralmente a ela, a base do retalho deverá ser duas vezes maior do que a sua altura, garantindo a vascularização da região, deve ter um tamanho adequado para visualizar toda a região necessária, entre outros.
Contraindicações: área de palato, superfície lingual da mandíbula, eminencia canina, nas inserções musculares e na região de forame mentoniano.
Segundo Araújo, como ocorre a destruição dos microrganismos através do método físico de esterilização por calor úmido e após quanto tempo a esterilização estará completa a uma temperatura de 121ºC?
R: Nesse tipo de método, os microrganismos serão destruídos a parte do vapor de água, que vai garantir a desnaturação de proteínas e destruição de membranas e enzimas dos mesmos. Em uma autoclave de 121 graus, vai demorar 24min para que o material seja esterilizado, mas ainda precisamos levar em consideração o tempo que demora para essa temperatura seja atingida e o tempo para a autoclave despressurizar, resfriar e chegar à temperatura ambiente. Esse ciclo demora em torno de 1 hora.

Outros materiais