Buscar

questionario de buco 2

Prévia do material em texto

Qual fármaco deve ser evitado em paciente com insuficiência renal?
3) De que forma é realizada a desinfecção do tubete de anestésico e da agulha?
R: Gaze e álcool 70%
4) Paciente diabético tipo2 controlado, ASA II, precisa fazer algumas exodontia, considerando necessidade de ação de profilaxia antibiótica, segunda ANDRADE, qual é o agente microbiano mais indicado e sua posologia?
R: Amoxicilina 2g – 1 hora antes
5) Segundo Malamed qual dos fatores locais afetam a ação dos anestésicos locais?
R: pKa, liposssolubilidade e ligação proteica
6) Segundo Hupp: Em função do uso da heparina, em pacientes que requerem dialise renal, qual o melhor momento para realiza procedimentos cirúrgicos orais?
R: 24 horas após 
b)	Qual fármaco deve ser evitado em paciente com insuficiência renal?
Nefrotóxicos, ex: Penicilina, Aspirina, anti inflamatorios não esterioidais
 
c)	Quais medicamentos comumente prescritos em cirurgias orais não se apresentam seguros para serem utilizados em doses moderadas em pacientes que se encontram no período de amamentação?
Aspirina e AINES
21)	Considerando-se que o bloqueio do nervo alveolar superior médio tem uma utilidade clinica reduzida, isto se deve pelo fato de estar presente em qual percentual da população, segundo Malamed?
28%
22)	Das técnicas anestésicas locais, qual apresenta incidência de aspiração positiva de aproximadamente 2%, segundo Malamed?
Gow Gates
23)	Das várias complicações associadas a anestésicos locais, qual a complicação que pode levar a uma redução do paladar segundo Malamed?
Parestesia
24)	A paralisia facial transitória por injeção do liquido anestésico dentro da glândula parótida, ocorre comumente durante a técnica denominada?
Bloqueio do Nervo Alveolar Inferior
25)	Segundo Andrade o analgésico dipirona está contra indicado para pacientes	?
Alergicos a Pirazolona
26)	Segundo Malamed qual o anestésico com MAIOR ligação PROTÉICA?
Bupivacaina
27)	Segundo Malamed qual o anestésico apresenta o MENOR pKa?
Mepivacaina – Amidas / Benzocaina - Éster
28)	Segundo Malamed qual o anestésico apresenta o MAIOR pKa?
Bupivacaina
29)	Quais são os efeitos colaterais dos AINES?
Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração. 
30)	Respostas inflamatórias da enzimas derivadas do ácido araquidoneo qual é a que está envolvida com a produção de prostaglandina para a proteção da mucosa gástrica?
COX 1 
31)	Qual o anestésico pode provocar uma depressão no SNC?
Codeina
32)	Para uma crise de angina pectoris, qual medicamento deve ser administrado?
Acido Acetilssalicilico e Isordil
33)	Para a realização da sindesmotomia e do descolamento mucoperiosteal qual é o instrumental mais adequado que poderá cumprir essas funções, segundo hupp:
Molt N° 9
34)	Cite 04 cuidados que devemos tomar para se evitar uma comunicação buco-sinusal?
Odontossecção, radiografia periapical, evitar força excessiva, uso do instrumental correto
35)	Quais espaços anatômicos estão envolvidos na Angina de Ludwing?
Espaço sub mandibular, sub lingual e sub mentoniano
38)	Cite e explique quais são os parâmetros a serem observados durante a introdução da agulha para o bloqueio anestésico do nervo alveolar inferior:
Bisel da agulha voltado para o osso.
Localizar a rafe pterigomandibular e borda anterior do ramo da mandibula.
Quando tocar em osso recuar 2mm
529)ite as chamadas Manobras Cirúrgicas Fundamentais em ordem de execução e diga em qual(ais) se encaixa(m) as manobras de incisão e sutura:
Diérese: incisão
Exerese: remoção
Hemostasia: estancar o sangramento
Sintese: sutura
53)	Diga correta indicação dos instrumentos: a)Lima para osso: Regularização das espiculas osseas
b)	Broca esférica 702: Odontosecção
c)	Fórceps 17: Molar inferior com coroa integra
d)	Fórceps 150: Incisivo até 2° pré molar
67)	Qual material o profissional utiliza para realizar a antissepsia intra- oral e extra-oral do paciente?
Intra oral: Clorexidina 0,12% / extra-oral Clorexidina 2%
69)	O profissional encapa a caneta de alta rotação com o campo estéril disponível no kit cirúrgico e a posiciona no seu encaixe da mesa. A afirmativa está correta? Justifique sua resposta.
70)	Qual instrumento o Cirurgião Dentista utiliza no auxilio da montagem da lâmina no cabo de bisturi?
 
71)	Vários sinais e sintomas são características patognomonimas de algum tipo de lesão, patologia ou fratura. Qual fratura se caracteriza pelo sinal de Battle?
71)	Paciente C.R.F., gênero feminino, melanoderma, 20 anos de idade, pesando 59 Kg, foi encaminhada por seu periodontista a clínica de cirurgia bucal da UNIG para a realização de exodontia dos elementos dentários 18, 28, 38 e 48. Após a realização do exame clínico, o profissional constatou que a mesma não apresentava alergia ou qualquer alteração sistêmica, sendo classificada como ASA I. Com isso, o mesmo propôs a paciente realizar as exodontas em uma única sessão utilizando como solução anestésica. Mepicavaina 2% com epinefrina 1:100.000. A partir dessas informações, justifique a correta conduta do profissional:
72)	Considere que um paciente de treze anos de idade, vítima de queda da própria altura, tenha conduzido ao pronto-socorro com ferimento corto- contuso na base do mento, com mordida aberta anterior e com trismo mandibular. Nessa situação, qual o diagnóstico mais provável?
73)	Paciente vítima de acidente esportivo, compareceu à clínica com desvio de mandíbula à esquerda. Após avaliação suspeitou- se de fratura de côndilo. Qual radiografia é a mais indicada para avaliação de fratura de côndilo?
89)	Vários sinais e sintomas são características patognomonimas de algum tipo de lesão, patologia ou fratura. Qual fratura se caracteriza pelo sinal de Battle?
74)	A remoção de dentes impactados pode apresentar diferentes graus de dificuldade. A classificação de Pell & Gregory (Hupp et al; 2009), permite ao cirurgião avaliar a condição de acessibilidade ao elemento dentário, o grau de dificuldade da cirurgia e também o prognostico. Descreva, de acordo com a posição em relação ao segundo molar (Classe A,B e C) e de acordo com a relação com o bordo anterior da mandíbula (Classe I, II e III) as duas classes e suas características anatômicas com maior grau de dificuldade cirúrgica para exodontia dos terceiros molares inferiores:
3C

Continue navegando