Buscar

processo civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201404255317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os recursos, é CORRETO afirmar:
		
	
	A apelação é, em regra, recebida apenas no efeito devolutivo, razão pela qual é sempre possível a promoção de execução provisória do julgado.
	
	O agravo de instrumento é, como regra, o recurso cabível contra decisões interlocutórias e deverá ser dirigido para o juízo prolator da decisão recorrida.
	
	Os embargos de declaração têm efeito infringente como finalidade e regra geral.
	 
	O recurso extraordinário e o recurso especial não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante.
	
	A renúncia ao direito de recorrer sempre dependerá de anuência expressa da parte recorrida.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404238106)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Brasil adotou o sistema misto de controle da constitucionalidade admitindo o controle concentrado, exercido pelo Supremo Tribunal Federal, e o controle difuso exercido pelos juízes e tribunais de forma concreta nos casos julgados. Sobre a declaração de inconstitucionalidade nos tribunais é correto afirmar:
		
	
	Julgado o incidente em favor da declaração de inconstitucionalidade será aplicado, nesse caso, efeito erga omnes.
	 
	A decisão da Câmara Cível que, apesar de não declarar a inconstitucionalidade de uma lei, afastar sua incidência no caso concreto viola o princípio da reserva de plenário.
	
	A declaração de inconstitucionalidade será declarada pelo Tribunal independente de manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre a questão arguida no incidente.
	
	Não se admite a intervenção de interessados no julgamento do incidente de declaração de inconstitucionalidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404237941)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o regime do agravo interno disposto na Lei nº 13.105/2015 é correto afirmar:
		
	
	É cabível contra decisão colegiada que inadmite a apelação e o agravo de instrumento.
	 
	O relator, após a intimação do agravado para se manifestar acerca do recurso, poderá exercer o juízo de retratação e reconsiderar a decisão proferida monocraticamente.
	
	O órgão colegiado poderá arbitrar multa de 5% do valor da causa quando o agravo interno for rejeitado, por ser considerado protelatório, inclusive nas hipóteses de julgamento por maioria de votos.
	
	É vedado ao relator, em qualquer hipótese, reproduzir os fundamentos da decisão agravada no julgamento do agravo interno.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404238104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No julgamento de determinado Mandado de Segurança foi suscitado conflito de competência entre a 10ª Vara Cível do TJ/RJ e a 08ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora/MG. Considerando as discussões realizadas em sala acerca do conflito de competência assinale a alternativa correta:
		
	
	O conflito de competência deverá ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
	
	Deverá o respectivo conflito de competência ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas de Gerais.
	 
	Considerando os órgãos envolvidos no conflito a competência para julgamento será do Superior Tribunal de Justiça.
	
	Não há conflito de competência, considerando que os órgãos jurisdicionais são vinculados a Tribunais diversos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404237947)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinada ação indenizatória, proposta por Maria em face de Antônio, tramitou perante o Juizado Especial Cível estadual. Após a realização da audiência de instrução e julgamento, o juiz julgou parcialmente procedente o pedido da parte autora para condenar Antônio a pagar a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). Considerando que o juiz não observou todas as provas dos autos, a autora opôs embargos de declaração, no prazo de 05 dias, visando sanar o mencionado vício. O juiz recebeu os embargos em seu efeito devolutivo, suspendendo o prazo para interposição de outros recursos. Diante do caso, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O juiz agiu inadequadamente tendo em vista que os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompe o prazo para interposição dos demais recursos.
	
	Agiu corretamente o juiz considerando que em sede de Juizados Especiais Cíveis aplicam-se, subsidiariamente as regras do CPC/2015.
	
	Agiu corretamente o juiz, pois em sede de juizados especiais os embargos de declaração suspendem o prazo para interposição dos demais recursos, aplicando-se nesse caso as regras da Lei nº 9.099/1995.
	
	O juiz agiu de forma incorreta considerando que os embargos de declaração somente devem ser recebidos em seu efeito devolutivo diferido.

Continue navegando