Buscar

Resumo História da Arte AV1 e AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linha do tempo História da Arte XV – XIX
	Século XV - XVI
	Século XVII - XVIII
	Século XIX
	Renascimento
	Barroco
	Romantismo
1830
	Realismo
1850
	Impressionismo
1870
	Pós-impressionismo
1886
	|---------------------|---------------------------|--------------------|---------------|---------------------- -|----------------------------|
	-Giotto
-Fra Anjelico
-Leonardo
-Rafael
-Michelângelo
	-Caravaggio
-Bernini
-Rembrandt
-Rubens
-El Grego
-Veizmeer
	-Goya
-Delacroix
	-Courbet
-Manet
	-Monet
-Renoir
-Degas
-Rodin
-Pissarro
	-Van Gogt (Expressão na pintura)
-Cézanne (Forma e perspectiva)
-Gauguin (Busca pelo “bom” selvagem
-Sevrat (Pontilismo)
	Renascimento (séc. XV-XVI) – É um período onde o homem volta com o ideal estético Greco Romano. Tem uma temática religiosa ligada a fé católica. Já é possível observar um eixo de simetria e noções de profundidade e claro- escuro. Suas obras são equilibradas e harmônicas, não havendo expressão nem sentimentos. 
Barroco (séc. XII-XVIII) – A arte começa a ter emoções e sentimentos com expressão facial. É muito acentuado o claro-escuro como construção visual, assim como o uso das curvas, deixando a harmonia do renascimento. No barroco se explora muito o tridimensional e busca a perfeição ao retratar o corpo.
	Romantismo (séc. XIX – 1830) – Segue uma linha semelhante ao Barroco, com cores fortes e emoção.
	Realismo (séc. XIX – 1850) – Segue uma mesma estética porém com uma temática social.
	Impressionismo (séc. XIX – 1870) – Acaba a representação religiosa, pinta-se mais paisagens, captando a impressão do que se vê no momento, sem usar claro-escuro. Utiliza-se muitas cores e luz, com pinceladas rápidas e traços delicados. As obras não necessitam de um significado
	Pós-Impressionismo (séc. XIX – 1886) – O Pós-Impressionismo se dividiu em quatro vertentes, todas com tendências impressionistas, sendo elas: 
Sevrat (Pontilismo) – aposta na ciência do período, pois sabe que a nossa mente vai juntar os pontos para formar uma figura; é extremamente técnica, voltado para o fator físico do olhar, os quadros são inteiramente formados por pontos, sem conter nenhuma linha.
Cézanne (Forma/perspectiva) – questiona a perspectiva.
Van Gogt (Expressão na pintura) – mistura a pintura impressionista com a realista. Seu traço é muito marcante, usando muita tinta e textura. Seu foco está nas paisagens e na natureza, não se preocupando muito com o tridimencionalismo.
Gaugain (Busca pelo “Bom” selvagem) – 
Derivando desses quatro surgiram os movimentos de vanguarda no século XX.
História da Arte AV2 – século XX até hoje
Contexto geral: Ampliação das conquistas técnicas, Acentuação das diferenças entre a alta burguesia e o proletariado, Primeira guerra mundial, Revolução Russa, Fascismo e Nazismo.
Expressionismo: Em contraste com os impressionistas, este movimento tem como fundamentos as emoções humanas e a revelação do mundo interior. Características: Deformação da realidade, fuga do equilíbrio tradicional e da harmonia da cores, melancolia e Inquietude.
Surrealismo: Movimento que associou a criação artística ao automatismo psíquico puro, suas manifestações são absurdas, ilógicas, como sonhos e alucinações. 
Futurismo: Exaltavam o futuro e a velocidade, espelhadas na mecanização da sociedade e na ampliação dos grande centros urbanos. Recusaram toda a representação realista e usaram linhas e cores sempre sugerindo velocidade.
Fauvismo: Movimento que surgiu em Paris na primeira década do século XX. Simplificaram as formas e empregaram as cores de maneira pura. As figuras são sugeridas e as cores não são as da realidade. 
Foram os fauvistas que despertaram o gosto pelas cores puras, muito comuns no nosso cotidiano. O importante é que as figuras associadas compõem um todo orgânico. Para isso são essenciais a cor e a forma. Matisse é o pintor mais importante do movimento, sua pintura se preocupa sempre com a composição. 
Cubismo: Os pintores cubistas representam o objeto com todas as suas partes no plano. A sensação é de que ele está aberto para a relação com o espectador. Abandono da perspectiva, conceito muito importante desde o Renascimento.
Cubismo Analítico: Picasso e Braque- poucas cores, fragmentação da realidade, apresentação do objeto por todos os lados.
Cubismo Sintético: Tentativa de tornar as figuras novamente reconhecíveis, colagem na tela de elementos estranhos à pintura, sensações que extrapolam o visual. 
Dadaísmo: Artistas exilados na Suíça durante a I Guerra Mundial, expressam suas decepções com o fracasso da ciência, religião e filosofia. Fugiram do pensamento racional, criando a partir da combinação de elementos ao acaso. Sátira e Crítica.
Pop Art (Andy Warhol): Movimento artístico que surgiu na Inglaterra no final do anos 50 e nos Estados Unidos na década de 60 onde alcança repercussão internacional. Retrataram o cotidiano das grandes cidades americanas, rompendo com a barreira entre a arte e a vida comum.
Destacaram o interesse nas imagens, ambientes e a vida que a tecnologia industrial proporcionou. Utilizaram a comunicação de massa, o cinema, a publicidade e a TV; a partir da reprodução em série, problematizam a manipulação do capital sobre o grande público. 
Semana de Arte Moderna Brasileira
Período de progresso técnico, criação de novas fábricas, massa de imigrantes que chegam ao país, movimento anarquista que promove uma série de greves em São Paulo. Novos tempos exigem uma nova arte, relações entre os movimentos de vanguarda na Europa e a valorização de raízes nacionais. 
Estética conservadora Monteiro Lobato X Estética renovadora Mário de Andrade
Artistas inovadores idealizam uma mostra coletiva para apresentar ao público seus trabalhos. O capitalismo crescia no país, consolidando a República e a elite paulista, totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus. A Semana foi uma ebulição de novas ideias em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão. Integrou grandes personalidades da cultura na época e pode ser considerada um importante marco do Modernismo Brasileiro, com sua intenção nitidamente anti-acadêmica e a introdução do país nas questões do século e a valorização da cultura brasileira.
Principais artistas: 
Portinari: Começou na pintura acadêmica, saiu para estudar na Europa, trabalhou com vários estilos das vanguardas européias, como a pintura de mural.
Cícero Dias: Início na pintura acadêmica, aproximação com o Surrealismo, caminho para o Abstracionismo
Volpi: Pintor nascido na Itália e que veio muito cedo para o Brasil, trabalhou como carpinteiro e pintor de parede. Trabalhos esquemáticos e busca pela cor.
Muralismo Mexicano: pintura mexicana da primeira metade do século XX, de feitio realista e caráter monumental. A adesão dos pintores aos murais de grandes dimensões está diretamente ligada, ao contexto social e político do país, marcado pela Revolução Mexicana. Após 30 anos de ditadura militar, o movimento revolucionário projeta uma nação moderna e democrática. O programa de pinturas de murais, narrando a história do país e exaltando o fervor revolucionário do povo, adquire lugar destacado no projeto educativo e cultural do período.
Arte contemporânea (Dos anos 60 aos dias atuais) O que é Pós-modernismo?
A modernidade é definida como um período identificado com a Revolução Industrial, ou o Iluminismo. Na filosofia e na crítica teórica, pós-modernidade refere-se ao estado ou condição da sociedade que é dito existir após a modernidade, uma condição histórica que marca as razões para o fim da modernidade.
Artistas atuais: Jeff Kons (cachorro); Patricia Piccinini (menina); Damien Hirst (tubarão); Murakami (anime); Kusama (interativas – pode tocar); Louise Bourgeois (aranha)
Algumas das tendências da arte pós-moderna são:
Arte Conceitual (A arte não precisa de nenhum suporte material como tela, tinta ou papel. O artista propõe a ideia de obra e o espectador deve imaginar.)
Minimal Art (Formas geométricas simples,repetições simétricas e grandes proporções. Eliminação do que eles entendiam como supérfluo.)
Hiper-realismo
Body art 
História da Arte AV2 – século XX até hoje
	Expressionismo: 
	Surrealismo: 
	Futurismo: 
	Fauvismo: 
	Cubismo: 
	Cubismo Analítico: 
	Cubismo Sintético: 
	Dadaísmo: 
	Pop Art:
	Semana de Arte Moderna Brasileira
 
	Muralismo Mexicano: 
	Portinari: 
	Cícero Dias: 
 
	Volpi: 
 
	
	Arte contemporânea (Dos anos 60 aos dias atuais) O que é Pós-modernismo?
----------------------------
	Jeff Kons (cachorro); 
	Patricia Piccinini (menina); 
	Damien Hirst (tubarão); 
	Murakami (anime); 
	Kusama (interativas)
	Louise Bourgeois (aranha)
	
	Arte Conceitual
	Minimal Art
	Hiper-realismo
	Body art

Outros materiais