Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
simuladão tanatologia

Pré-visualização | Página 3 de 15

tecidos e órgãos;
		
	4a Questão (Ref.: 201309242579)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA NO QUE DIZ RESPEITO À ORTOTANÁSIA
		
	
	É SINÔNIMO DE DISTANÁSIA.
	
	SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS, MECANISMO EM QUE O TRATAMENTO APLICADO A UM PACIENTE SEM PROGNÓSTICO NÃO ABREVIA NEM POSTERGA A VIDA.
	
	REFERE-SE A UMA MEDIDA PARA POSTERGAR A VIDA.
	
	É UMA PRÁTICA PROIBIDA NA MAIORIA DOS PAÍSES DO MUNDO.
	
	REFERE-SE A UM MÉTODO UTILIZADO PARA NÃO INVESTIR EM UM PACIENTE, INDEPENDENTE DO SEU DIAGNÓSTICO.
	5a Questão (Ref.: 201308361203)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a nossa existência, lidamos com várias ¿mortes¿ (etapas da vida, relacionamentos, emprego, etc). Saber viver estas ¿mortes¿ é importante por que:
		
	
	Nos dá a ilusão de plenitude
	
	Prepara para a vivência da morte real
	
	Nos remete à ideia de imortalidade
	
	Nos dá consciência das nossas potencialidades
	
	Ensina a nos proteger da morte
	1a Questão (Ref.: 201307337686)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	D.R.S., 5 anos, masculino, é encaminhado de hospital do interior do estado para UTI pediátrica da capital, por desidratação e sepse, após quadro de gastroenterite aguda. Apresenta parada cardiorrespiratória durante o transporte, sendo socorrido _ após 40 minutos _ no hospital mais próximo. É recebido na UTI da capital em mau estado geral, necessitando de suporte cardiocirculatório, ventilação mecânica e, posteriormente, hemodiálise. O quadro infeccioso evoluiu com meningite. Após 3 meses ficou estável hemodinamicamente, mas dependente de ventilação mecânica. Suponhamos que essa dependência da ventilação mecânica evoluísse para ausência de drive respiratório, Glasgow 3, sem sedação, pupilas médio fixas. Com essas manifestações clínicas podemos dizer que ele estaria com que tipo de morte? Leias as alternativas abaixo: I. Suspeita de morte real II. Suspeita de morte roubada III. Suspeita de morte clínica IV. Suspeita de morte cerebral V. Suspeita de morte encefálica Marque a alternativa correta, de acordo com as preposições anteriores:
		
	
	d. ( ) Apenas a alternativa V está correta
	
	b. ( ) Apenas as alternativas I e V estão corretas
	
	e. ( ) Apenas as alternativas IV está correta
	
	a. ( ) Apenas as alternativas I e IV estão corretas
	
	c. ( ) Apenas as alternativas IV e V estão corretas
	3a Questão (Ref.: 201307782904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	SOBRE A MORTE ATRAVÉS DOS TEMPOS, MARQUE X NA RESPOSTA ERRADA:
		
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.=Morte Invertida.
	
	Morte desejada enquanto libertação e possibilidade de reencontro entre os amores= Morte do Outro.
	
	Surge o TESTAMENTO= Morte Invertida.
	
	A morte era esperada no leito= cerimônia pública, presente no cotidiano= Morte domada.
		
	4a Questão (Ref.: 201307916061)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após fechar o protocolo de morte encefálica, a enfermeira fez a entrevista com a família para saber se queriam doar órgãos, mas a família negou dizendo que o paciente era contra a doação em vida. O médico prontamente após conversar com a família, desligou a monitorização multiparamétrica e a ventilação mecânica. Leia as alternativas : a. Um ato irresponsável, pois o coração do paciente ainda estava batendo, por isso é uma eutanásia ativa. b. Muitas vezes é difícil de vivenciar esta situação devido a uma cultura de desconhecimento quanto à legalidade do processo de morte encefálica no Brasil, mas está dentro da Lei desligar os aparelhos nestes casos. c. Eutanásia, pois o coração batendo, o paciente respirando, movimentos respiratórios presentes junto ao ventilador mecânico, sinais vitais mantidos, portanto mostra o interromper de uma vida. d. A manutenção de um paciente com protocolo de morte encefálica, com uso de drogas, ventilação mecânica e toda terapia para prolongar a vida representa a distanásia. De acordo com as proposições supracitadas marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Estão corretas as proposições c e d;
	
	Nenhuma alternativa anterior;
	
	Estão corretas as proposições a,b
	
	Está correta apenas a proposição b;
	
	Estão incorretas apenas as proposições a, b,c,d;
	1a Questão (Ref.: 201307954152)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca das fases de putrefação, no estudo da Tanatologia, quando há a presença da mancha verde de Brouardel a partir das primeiras 24h após a morte, pode-se afirmar que se está diante da fase:
		
	
	enfiseimatosa ou de gaseificação
	
	de coliquação.
	
	cromática ou de coloração.
	
	de esqueletização
	
	da maceração
		
	2a Questão (Ref.: 201307954172)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame do cadáver em putrefação, a chamada ¿mancha verde abdominal¿ ocorre no(a)
		
	
	hipocôndrio esquerdo, pela presença do cólon descendente
	
	hipocôndrio direito, pela presença da bile na vesícula biliar.
	
	fossa ilíaca direita, pela presença do ceco
	
	região pubiana, pela presença do reto.
	
	fossa ilíaca esquerda, pela presença do sigmoide.
		
	3a Questão (Ref.: 201307949140)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Houve uma mudança de cultura a cerca de onde o paciente terminal deveria permanecer até o óbito. Antes o paciente morria em casa e agora no hospital. O nome dado a essa representação de morte é:
		
	
	Morte em si
	
	Morte invertida.
	
	Morte domada
	
	Vida do cadáver, vida na morte
	
	A morte do outro: morte romântica
	5a Questão (Ref.: 201307916021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. 5. Que nome é dado à morte logo após a PCR?
		
	
	Morte Clínica
	Segundo Pessini (2001), A Modalidade de abreviação da vida definida por:"ocorre quando há um acordo entre o médico, família e paciente, com o objetivo de terminar com a vida do último". essa é a definição de:
		
	
	Distanásia;
	
	Mistanásia.
	
	Eutanásia ativa;
	1a Questão (Ref.: 201307916004)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o caso abaixo, Paciente com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, traqueostomizado, uso de dieta enteral, chegou no consultório com estado geral comprometido, em sofrimento, dispneico, referindo dor intensa além do sofrimento psicoespiritual. Ao ser atendido referiu o desejo de morrer, pois não aguentava mais sofrer: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer? Estou com muita dor, muita falta de ar¿. A médica pediu uma chance de aliviar seu sofrimento. Dias depois, no prazo acordado quando a dra vou visitá-lo encontra um sorriso e um agradecimento. Durante um período ele interagiu com toda família, participando do cotidiano e até aconselhando, teve tempo de despedir-se de todos com sorriso no rosto, mas sem sofrimento físico. Quando a médica pede uma chance de ajuda-lo a diminuir seu sofrimento, reduzindo suas dores e angústias, podemos dizer que ela permitiu que acontecesse:
		
	
	Mistanásia, pois isso seria um descaso disfarçado;
	
	Ortotanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	Eutanásia passiva, pois estaria tirando a vida de alguém antes do momento natural ¿ isso se deve ao fato de não estar mais tratando a doença;
	
	Distanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	Ortotanásia, morte em seu tempo.
		
	2a Questão (Ref.: 201307220845)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São situações que contribuem para aumentar
Página123456789...15