A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
33 pág.
EXERCICIOS DE SUSTENTABILIDADE

Pré-visualização | Página 1 de 11

EXERCÍCIO AULA 1
SUSTENTABILIDADE
	
	
	
		1.
		O desenvolvimento sustentável é simplesmente impossível se for permitido que a _________________ continue.
		
	
	
	
	 
	Degradação ambiental
	
	
		2.
		A preocupação com os problemas ambientais ganhou escala e maior repercussão no final da década de 60 e início da década de 70. Tal preocupação parecia ter foco local, e sua solução resumia-se à criação de regulamentações relacionadas ao controle das fontes de poluição. Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação:
		
	
	
	
	  Do Clube de Roma,
	
	
		3.
		A tendência atual é a de se procurar diminuir, cada vez mais, a quantidade de resíduos sólidos, através dos 3R¿s __________________ , _______________________ e ________________. Complete as lacunas da frase acima com a alternativa que tenha as palavras CORRETAS, respectivamente.
		
	
	
	
	  Reduzir, reutilizar, reciclar
	
	
		4.
		Podemos afirmar que o desenvolvimento socialmente sustentável está centrado nas:
		
	
	
	
	  pessoas
	
	
		5.
		O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório, que enfatiza que a exploração e degradação dos recursos naturais limitariam o crescimento da economia mundial. Qual é o nome desse relatório?
		
	
	
	
	  Os limites do crescimento
	
	
		6.
		Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do __________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	
	
	  Clube de Roma
	
	
		8.
		A ideia referente a conceito de desenvolvimento sustentável apresentou em dado ano, uma repercussão importante. Esta repercussão deveu-se a um grupo de indivíduos pré-determinados a definir as resolução das questões relacionadas à manutenção do planeta, e da sustentabilidade como um todo. Marque a alternativa CORRETA no que diz respeito a primeira definição de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Quando foi falado pela primeira vez?
		
	
	
	
	 
	Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - CMMAD, no ano de 1987, intitulada como Comissão Brundtland.
	
		1.
		Assinale a alternativa, cuja afirmação NÃO se relaciona com o debate em torno do conceito de desenvolvimento sustentável:
		
	
	
	
	  A Eco 92 foi uma conferência local com o objetivo de levantar o problema do meio ambiente no Brasil
	
	
	
		1.
		Em 1992, na Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, discutiu-se muito sobre formas de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos no mundo. Sendo assim, muitos conceitos surgiram. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos abaixo:
		
	
	
	
	  Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
	
	
	
		2.
		Foi formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Foi fundado por Aurélio Peccei, industrial e acadêmico italiano, e Alexander King, cientista escocês (Hernandez, 2009).
		
	
	
	
	  Clube de Roma,
	
	
		3.
		Analise as afirmativas abaixo:
I - A preocupação com os problemas ambientais ganhou escala e maior repercussão no final da década de 60 e início da década de 70.
II - Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do Clube de Roma, em 1968, na Itália.
III - O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório Os limites do crescimento, escrito por Jay Forrest e Dennis Meadows, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT).
IV - A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972.
Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	
	
	 
	I, II, III, IV
	
	
		4.
		Complete as lacunas da frase abaixo, com a alternativa que a preenche respectivamente:
 O rastro deixado pela humanidade sobre a Terra está por toda parte. É particularmente visível e não deixa dúvidas quando observado desde o céu com o efeito ______________ nas grandes cidades e chaminés de indústrias esfumaçadas, até a terra firme, com 40% das _______________ da superfície do planeta convertidas em áreas de criação de gado e cultivo de agricultura.
		
	
	
	
	  smoog; florestas naturais
	
	
		5.
		Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do:
		
	
	
	
	  Clube de Roma
	
	
		6.
		Leia as AFIRMATIVAS abaixo:
 I - A alta produtividade, a tecnologia moderna e o desenvolvimento econômico podem e devem coexistir com um meio ambiente saudável.
 III - Tanto a opulência quanto a pobreza podem causar problemas ao meio ambiente. Estão CORRETAS:
		
	
	
	
	  I, III
	
	
	
		7.
		Ênfase na defesa do meio ambiente humano, perante a questão ambiental do modelo de desenvolvimento de cunho predatório, foi resultado de um despertar:
		
	
	
	
	  Da consciência ecológica em nível global.
	
	
		8.
		O começo dos estudos do relacionamento entre o meio ambiente e o crescimento econômico foi marcado pelo relatório:
		
	
	
	
	 
	Os limites do crescimento
	
		1.
		No Brasil, após _____________________, as preocupações ambientais se tornam mais intensas, embora nessa ocasião o governo militar brasileiro não reconheceu a gravidade dos problemas ambientais e defendeu sua ideia de desenvolvimento econômico, na verdade um mal desenvolvimento, em razão da ausência de preocupações com o meio ambiente e a distribuição de renda. Complete a frase com a alternativa que preenche a lacuna.
		
	
	
	
	  a Conferência de Estocolmo de 1972
	
	
EXERCÍCIO AULA 2
	
	
	
		1.
		O Indicador de desenvolvimento sustentável que visa a dimensão ambiental mede:
		
	
	
	
	  Proteção, restauração, conservação
	
	
		2.
		O modelo de ________________________ deve ser capaz não só de contribuir para a superação dos atuais problemas, mas também de garantir a própria vida, por meio da proteção e manutenção dos sistemas naturais que a tornam possível.
		
	
	
	
	  desenvolvimento sustentável
	
	
		3.
		De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988 em seu artigo 225:
		
	
	
	
	  Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
	
	
		4.
		O Indicador de desenvolvimento sustentável que visa a dimensão social mede:
		
	
	
	
	  Participação, equidade, organização
	
	
		5.
		Uma ________________________ do ponto de vista ambiental atende às necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.