Buscar

CIENCIAS POLITICAS I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIDADE 02
Sociedade
Origem da Sociedade. Origem Natural e Contratualismo.
“O homem é naturalmente um animal político”
Naturalismo 
Para o filósofo grego, só um indivíduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado dos outros homens sem que a isso fosse constrangido
A respeito dos animais irracionais, não formam sociedade, porquanto constituem meros agrupamentos formados pelo instinto.
“A primeira causa da agregação de uns homens a outros é menos a sua debilidade do que um certo instinto de sociabilidade em todos inato; a espécie humana não nasceu para o isolamento e para a vida errante, mas com uma disposição que, mesmo na abundância de todos os bens, a leva a procurar o apoio comum”.
Dessa forma não são as debilidades do ser humano a principal causa da sua junção, mas sim, sua consequência natural.
“O homem é, por natureza, animal social e político, vivendo em multidão, ainda mais que todos os outros animais, o que se evidencia pela natural necessidade”.
Contudo, São Tomaz de Aquino aceitava a hipótese de vida solitária, nas hipóteses de se tratar de indivíduo notavelmente virtuoso, que vive em comunhão com a própria divindade, nas hipóteses de anomalia mental e quando por acidente, no caso de naufrágio.
A conclusão do Prof. Dalmo Dalari de Abreu para a corrente naturalista é a de que: 
A sociedade é, em suma, o produto da conjugação de um simples impulso associativo natural e da cooperação da vontade humana.
Contratualismo
Para Hobbes, o homem vive inicialmente em seu estado de natureza. Portanto, deverá, para que saia de seu estado natural, celebrar um contrato social. Apesar de suas paixões más, o homem deve seguir para superar o estado de natureza e estabelecer o “Estado Social.”
Portanto, crê que uma vez estabelecida uma comunidade, seja lá qual for a forma deve ser preservada a todo custo. 
Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinha direito naturais – à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos não respeitavam esses direitos, o povo tinha o direito nada de se revoltar.
Jean Jack Rosseau
1712 – 1778 – Mito do bom selvagem - Democracia;
“O homem é bom por natureza.”
Charles de Montesquieu
1689 - 1755
As leis, no sentido mais amplo, são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas.
Apesar de dizer que “sem um governo nenhuma sociedade pode subsistir”, Montesquieu não chega a mencionar expressamente o contrato social e não se aprofunda no enfrentamento do pacto social.
Para Montesquieu haviam leis que levariam o homem a escolher a vida em sociedade, quais seja: a paz, as necessidades, a atração pelo sexo oposto e o desejo de conviver em sociedade
O contratualismo de Russeau, exerceu influência direta e imediata sobre a Revolução Francesa.
Portanto, predomina, atualmente, a aceitação de que a sociedade é resultante de uma necessidade natural do homem, sem excluir a participação da consciência e da vontade humana. É inegável, no entanto, o papel do contratualismo na sociedade moderna, eis que está perfeitamente inserido na democracia atual.
Quais são os elementos necessários para que um agrupamento humano possa ser reconhecido como uma sociedade?
Finalidade ou valor social;
Manifestações de conjunto ordenadas; e
Poder social.
Finalidade Social
Deterministas
Negam a possibilidade de escolha do objeto conscientemente estabelecido.
O homem está submetido a uma série de leis naturais e, por esta razão, há um ou vários fatores determinando a sucessões dos fatos fundamentais e a vontade humana não é um deles.
Finalistas
Aceitam uma finalidade social definida pelo homem.
O homem tem consciência de que deve viver em sociedade e procura fixar, como objetivo da vida social, uma finalidade condizente com suas necessidades fundamentais e com aquilo que lhe parecer ser mais valioso.
Ordem Social e Jurídica
Manifestações de conjunto ordenadas
Reiteração
Sociedade realize permanentemente, por seus componentes, manifestações de conjunto visando à consecução de sua finalidade. 
Ordem
O que se verifica é que as manifestações de conjunto se produzem numa ordem, para que a sociedade possa atuar em função do bem comum.
Adequação
A sociedade deve caminhar para que as ações não se desenvolvam em sentido diferente daquele que conduz efetivamente ao bem comum, ou para que a consecução deste não seja prejudicada dos recursos sociais disponíveis.
Poder Social
Complexidade na definição do instituto -
Circunstâncias
Socialidade
Poder é um fenômeno social jamais podendo ser observado pela individualidade.
Bilateralidade
Poder é sempre uma correlação de duas ou mais vontades, havendo uma predominante.
Teorias que negam a necessidade do poder social – 
apesar de fundamentarem a ausência de poder com argumentos divergentes.
Anarquismo
Para os cínicos, deveria se viver de acordo com a natureza, sem preocupação de obter bens, respeitar convenções ou submeter-se às leis ou às instituições sociais.
Os estoicos preconizavam a vida espontânea em conformidade com a natureza, demonstrando indiretamente uma atitude anarquista.
Os epicuristas, através da exaltação do prazer individual e consequente recusa das imposições, trazem consigo também um princípio de Anarquismo, embora não se tenha chegado a uma definição clara do poder social.
Condena as tendências anarquistas do cristianismo primitivo e afirma o dever cristão de obediência à autoridade terrena, proclamando que “todo poder vem de deus”, o que seria explicado mais tarde pelo absolutismo.
Anarquismo Cristão – Fundamentação: Evangelhos.
Deus concedeu aos homens que dominassem os irracionais, não os outros homens.
Assim, a tese de Santo Agostinho significa que não existe e não pode existir senão uma única cidade digna deste nome, aquela que observa a verdadeira justiça, em suma, cujo chefe é Cristo.
Esperava ele que sua abolição permitisse ao homem voltar ao seu estado natural de simpatia e justiça instintiva.
 
A fundamentação era singela e resumia-se a crença na bondade fundamental do homem, que seria justo e bom caso não sofresse coação.
Para ele o indivíduo e seus fins são os únicos valores fundamentais. O estado é mau porque limita, reprime e submete o indivíduo, obrigando-o a se sacrificar pela comunidade. Assim sendo, o TERRORISMO E A INSURREIÇÃO devem ser considerados justos, porque visam a eliminar as injustiças que o Estado comete.
Condenava a propriedade privada, afirmando que “toda propriedade é um roubo”, considerava o poder político um mal em si mesmo, por envolver a abdicação da razão e da independência. Proudhon exerceu grande influência nos movimentos proletários do século XIX.
Mikhail Bakunin
Vigoroso agitador político, muito mais do que um teórico, tendo acusado Karl Marx de trair o movimento. Na oportunidade, Marx fez objeções ao uso da violência, sustendo ser possível a conquista do poder por meio de um partido em moldes tradicionais.
Bakunin é fundamentalmente otimista, acreditando na evolução do homem da condição animal para a espiritual, pregando a eliminação do Estado, da propriedade privada e da religião, exatamente por serem expressões da primitiva natureza do homem.
Assim, tudo deve ser feito para destruir o Estado, usando-se de medidas revolucionárias e sacrificando-se temporariamente a ordem pública, uma vez que isto corresponde a uma necessidade. A destruição do Estado e das instituições burguesas abrirá caminho para o estabelecimento e o desenvolvimento de relações sociais livres, baseadas no princípio da solidariedade e na proliferação de contratos livres e associações voluntárias.
Conclusões
O poder, reconhecido como necessário, quer também o reconhecimento de sua legitimidade, o que se obtém mediante o consentimento dos que a ele se submetem.
Embora o poder não chegue a ser puramente jurídico, ele age concomitantemente com o direito, buscando uma coincidência entre os objetivos de ambos.
Há um processo de objetivação, que dá
precedência à vontade objetiva dos governados ou da lei, desaparecendo a característica de poder pessoal.
Atendendo a uma aspiração à racionalização, desenvolveu-se uma técnica do poder, que o torna despersonalizado, ao mesmo tempo em que busca meios sutis de atuação, colocando a coação como forma extrema.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais