Buscar

Barroco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Barroco
Origens e Características do Barroco: 
 O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
 O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. 
 Permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
Contexto: 
 Foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão.
 O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia. No campo religioso, a Reforma (1517) contestou as práticas da Igreja Católica e propôs uma nova relação entre Deus e os homens. 
Uma das propostas desse movimento foi a tradução da Bíblia para os idiomas nacionais, abrindo caminho para novas interpretações das Escrituras, deixando a Igreja dividida e enfraquecida.
O poder central da Igreja teve que reagir rapidamente. Em 1563 tem início a Contrarreforma, que tinha como objetivo combater a expansão do protestantismo e recuperar os domínios perdidos. Portanto, a Europa do século XVII reflete a crise religiosa do século anterior.
O homem europeu se vê dividido entre duas forças opostas: o antropocentrismo e o teocentrismo. O Barroco é a estética que reflete essa tensão, ou seja, o embate entre a fé e a razão, entre espiritualismo e materialismo.
Massacre de São Bartolomeu (Foto: Pintura: François Dubois/Reprodução.
A tela do pintor francês registra a fatídica noite de 1572, em que milhares de protestantes foram mortos em Paris a mando dos reis católicos franceses.
PINTURA BARROCA: 
 Cada esfera artística tem sua maneira de expressar a dualidade do homem barroco e sua tentativa de fundir valores contraditórios, como o gosto pelas coisas terrenas e a salvação pela fé. 
Na pintura, é possível identificar o contraste entre claro e escuro.
A Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução).
Esculturas:
 Na escultura, as dobras são agudas, as roupas costumam ser esvoaçantes e as figuras possuem um certo tom dramático. Uma das esculturas mais conhecidas do período é Êxtase de Santa Teresa, feita por Bernini. 
O Êxtase de Santa Teresa (Foto: Escultura: Gian Lorenzo Bernini)
Arquitetura barroca:
É lembrada pelo excesso de ornamentação. Integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada.
É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã.
Há exemplos também em edifícios particulares, especialmente mansões urbanas ou rurais em uma clara demonstração do pensamento religioso. Também nesta época há a criação de parques e jardins a circundar prédios residenciais importantes.
Basílica de Santiago de Compostela (Foto: Wikicommons)
BARROCO NO BRASIL
	No Brasil seu legado é bem tardio em relação à Europa. As características pontuais desta escola são a idealização de uma construção com efeitos que causam impacto, sendo até interpretados com um cunho teatral. 
Temos ainda:
Utilização de vazios e cheios.
As plantas são centralizadas ou axiais.
Formas convexas e côncavas.
Tira partido da luz e os efeitos de sombra.
Há uma clara integração das artes como um todo, ou seja, a arquitetura complementa e é complementada pela escultura, pintura e ornamentos.
O teatro barroco:
O mundo cenográfico barroco tem seu exemplo emblemático no teatro. Diferente de escassos espetáculos dramáticos anteriores, apresentados nos pórticos e interiores de igrejas, ou nas praças e campos de feira, o teatro novo se especializa, tanto literária como urbanisticamente, exigindo espaços e formas arquitetônicas próprias. Definem-se neste momento dois tipos distintos: o teatro à italiana e o teatro à espanhola.
O pátio ou a casa de comédias, tão própria da arquitetura inglesa e espanhola do Século de Ouro – se origina a partir de locais efêmeros, onde a cenografia bastava para transformar o lugar no âmbito para a representação. O Swan e o Globe Theatre de Londres, o Pátio de Comédias de Almagro e tantos outros são bons exemplos dessa tipologia.
Imagem: The Swan, 1595
Imagem: Globe Theatre, originalmente construído em 1599
Foto: Patio de comédias e Almagro, 1628
O teatro à italiana se relaciona como o desenvolvimento da ópera. Por razões óticas e acústicas, sua planta adota uma forma oval ou de eclipse longitudinal truncada. Sua plateia central é rodeada por um anel de múltiplos pisos, cujas galerias corridas são logo substituídas por palcos adicionais de caráter estável. O esplendor dessa tipologia tem lugar nos grandes teatros urbanos da França e da Itália, em uma longa série de obras que culmina em exemplos emblemáticos como o Teatro de Bordeaux, La Fenice de Veneza e La Scala de Milão.
Imagem: Teatro de Bordeaux, 1780
Foto: Teatro La Fenice
Foto: Teatro della Scala
TEATRO BARROCO NO BRASIL
Casa de Ópera de Ouro Preto, 1769
Obrigado!! 
Alunos: Diogo Silva, Felipe Vieira, Mariana Moraes e Raissa Ribeiro.
Disciplina: Teoria da Arquitetura I 
Professora: Isabela Canônico. 
Referências Bibliográficas: 
PEREIRA, Introdução à História da Arquitetura, Bookman, 2009
http://www.suapesquisa.com/barroco/
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/barroco.html
https://www.todamateria.com.br/arquitetura-barroca/
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/barroco.html
http://elisparra.blogspot.com.br/2009/12/o-teatro-barroco.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/teatro-barroco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais