Buscar

Metodologia do ensino da história(estudo de caso)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UTA: HISTORICIDADE
Fórum - Estudo de Caso
MÓDULO/FASE Módulo B – Fase I
DISCIPLINA: Metodologia do ensino da história
TEMA
Interdisciplinaridade entre História e Geografia: o tempo e o espaço em sala de aula.
QUESTÃO ORIENTADORA:
Qual proposta de atividade que faça os alunos perceberem as mudanças e permanências na escola e seu espaço a professora poderia sugerir?
Acredito que ao realizar como proposta educacional uma pesquisa de campo envolvendo os alunos e seus familiares a comunidade na qual aos alunos percebam as mudanças e permanências na escola e seu espaço onde a escola esteja inserida seriam fantásticos e tendo o professor como mediador dessa atividade interagindo ambos as partes e registrando as descobertas de como eram: a escola da época; a interação professor e aluno; a concepção de escola; a metodologia utilizada por ela; se possível pegar fotos da época; números de alunos em processo de inclusão (Necessidades Educativas Especiais); se a comunidade participa do Projeto Político Pedagógico da escola; quais eram as principais características da escola. A professora em uma roda de conversa poderia sugerir aos alunos que a metade da turma pesquisassem como era a educação de antes na escola da comunidade e a outra metade da turma fariam uma pesquisa de como é a atual educação da escola da comunidade. Poderiam fazer uma exposição na escola e compartilhar com todos os alunos e a comunidade explicando como era a educação de antes e de como é a educação da atualidade.
E quanto à disciplina de geografia a professora poderia pedir aos alunos que fizessem um mapa conceitual explicando como era a educação de antes e como é a educação atual da escola.

Continue navegando