Buscar

av 1 psicologia social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��1a Questão (Ref.: 201401629907)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os "comportamentos enquadrados por normas e costumes sociais compartilhados por membros da sociedade submetidos a processos de socialização semelhantes" (Kruger, p. 22), são comportamentos altamente previsíveis e que podem ser submetidos a uma investigação através do método:
	
	 
	experimental
	 ��2a Questão (Ref.: 201401629895)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A característica da psicologia que trata do modo como os indivíduos percebem, aprendem, lembram e representam as informações que a realidade fornece, tendo como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras refere-se à (ao):
	 
	cognitivismo
	 ��3a Questão (Ref.: 201401118841)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito do conceito de ¿grupo¿ são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V se verdadeiras e F se falsas e assinale a opção que adequadamente analisa o conjunto das afirmações: -I- O que difere um grupo social de um grupo não social é especialmente a qualidade da relação entre os membros do grupo. -II- Um grupo social se caracteriza pelo fato de que nele não ocorrem pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam. -III- Num grupo não social os membros compartilham um espaço mas não se relacionam. -IV- Num grupo não social há a tendência a que se produza pressões para a conformidade entre os membros. -V- Os grupos sociais, em busca de coesão, sobre os dissidentes do grupo, busca persuadi-los a permanência, contudo, não havendo sucesso nisso, tende a marginalizar os membros não conformistas. 
	 
	V-F-V-F-V
	
	 ��4a Questão (Ref.: 201401630163)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os indivíduos ao prestarem atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles e como acontece no ambiente social, identifica o processo da:
	 
	percepção
	 ��5a Questão (Ref.: 201401631667)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Nós analisamos sistematicamente as pessoas e as relacionamos com o ambiente de informação, mas sabemos que diferentes combinações de informações, levam a diferentes atribuições causais. Assim estamos nos reportamos ao:
	 
	modelo de covariação.
	 ��6a Questão (Ref.: 201401631786)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sabemos que o indivíduo é objeto da sua própria observação e hierarquiza as várias auto-imagens acerca de si e, portanto as que têm maior significado são aquelas a quem dá mais importância. Assim, a forma como percebemos, lembramos e julgamos a nós mesmos é:
	 
	o autoconceito
	 ��7a Questão (Ref.: 201401121082)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Diz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica. Embora não seja exatamente desta forma a psicologia social já demonstrou cientificamente que somos seletivos na busca de atributos que se coadunam com as primeiras impressões formadas, o que faz com que as mesmas sejam de grande importância. Identifique, dentre as opções abaixo, o processo de formação das mesmas.
	 
	Ao sermos apresentados a uma pessoa, imediatamente ativamos os esquemas relativos à profissão, gênero, grupo étnico etc, referidos a esta pessoa e com base nestes esquemas formamos nossas primeiras impressões, assimilando, daí em diante características suas que combinem com a primeira impressão formada.
	 ��8a Questão (Ref.: 201401631844)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	5- Para que o indivíduo possa assumir seu processo de desenvolvimento em geral, e moral em particular, faz-se necessário que lhe sejam oferecidas condições favoráveis para que tome iniciativas próprias e decisões adequadas; responsabilize-se pelas decisões assumidas; saiba criticar a si e aos outros... Isto significa que: 
	 
	a resposta moral é fruto das próprias experiências da pessoa e não exclui as causas externas do comportamento.
	
	 ��9a Questão (Ref.: 201401627716)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A atitude é um tema muito estudado pela Psicologia Social. Ele se relaciona, em sua origem, com o temperamento, a personalidade e as experiências sociais. Este último desempenha um papel importante na modelagem das atitudes. Considerando o que vimos na aula desta disciplina, podemos afirmar que:
	 
	As atitudes são compostas por elementos cognitivos, afetivos e comportamentais, tendo, portanto, uma configuração tridimensional.
	
	 ��10a Questão (Ref.: 201401627771)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vimos nas aulas que as atitudes são relativamente estáveis, mas que podem sofrer mudanças em diferentes momentos ao longo da vida. As informações e experiências que temos podem conduzir à mudança de atitude. Considerando este tema avalie as afirmativas abaixo e assinale a correta.
	
	 
	Os componentes cognitivos, afetivos e comportamentais influenciam-se mutuamente e podem conduzir à mudanças.

Outros materiais