Buscar

Arte da guerra - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arte da guerra
Segundo Sun Tzu existem cinco coisas que é preciso saber para sair vitorioso em uma guerra: O Caminho, que significa o relacionamento do povo com seu líder. O tempo, significa a estação mais favorável para agir. O terreno, significa as distâncias, os movimentos, dimensões e segurança. A liderança relaciona-se à disciplina, à lealdade, a sabedoria e por fim as Regras, que buscam manter uma organização hierárquica e o respeito de seus comandados. O general sábio deve aproveitar a oportunidades e situações vantajosas que lhe apareçam.
As guerras devem ser rápidas para evitar o gasto excessivo de recursos do seu país. O bom general deve manter-se a custa do inimigos e buscar vencer uma guerra rapidamente e não persistentemente. 
A regra geral da guerra é conservar o inimigo intato, assim o país não perdera seu valor. Na guerra é importantíssimo destruir os planos do inimigo e destruir suas alianças, que deixarão o inimigo fragilizado e indefeso. Para saber quem será o vencedor é preciso evitar as circunstâncias desfavoráveis, além de conhecer seu próprio exercito e também o exército inimigo.
Na preparação, quem tem poucas forças se defende e quem tem bastante ataca. As regras da Lei da Guerra são cinco; A mensuração, a avaliação, o cálculo, a comparação e a vitória. Antes de guerrear é preciso preparação acima de tudo.
Governar sobre muitos é o mesmo que governar sobre poucos: é apenas uma questão de organização. Tanto os grandes exércitos quanto os pequenos precisam estar bem organizados, para assim poder tirar o máximo de rendimento da tropa. Os métodos existentes para atacar são os tradicionais que devem ser diretos e o ataque não tradicional, que podem tornar-se infinitos e imprescindíveis.
O cheio e o vazio são importantes respectivamente para fortalecer seu exército e enfraquecer o exército inimigo. Estará em posição de vantagem o exercito que sabe onde será a batalha, aquele que não sabe onde acontecera à batalha corre perigo e está em desvantagem. É importante descobrir a estratégia do inimigo e guerrear adaptando e variando os movimentos de acordo com a situação enfrentada. Sun Tzu diz que um exército que busca vitórias deve adaptar-se de acordo com circunstâncias, assim como a água, que não tem forma constante.
A lei das manobras consiste em dominar e transformar os problemas em vantagens. Para conseguir isso é preciso fazer com que o inimigo pense que está com vantagem. Um exército sem suprimentos não sobreviverá, assim como uma empresa. As habilidades que tornam um guerreiro indestrutível são a calma, o controle das forças e o controle das circunstâncias. 
	Ao iniciar uma operação militar o general deve fazer com que suas tropas adaptem-se ao ambiente. Se não conseguir adaptar suas tropas não conseguirá tirar proveito nem do terreno nem das vantagens. “Ao levar em conta o que é favorável, torna o plano executável; ao levar em conta que é desfavorável, soluciona as dificuldades”. O general ruim tem estas cinco características: temerário, covarde, não pode ser exaltado, moralista e bondoso.
O exército quando em movimentação deve fazê-la de forma estratégica, atento ao seu redor e organizadamente, de modo que possa tirar maior proveito tanto da vegetação, rios e montanhas. 
O terreno pode ser classifica como Acessível, quando é de fácil locomoção. Tortuoso, quando fácil de entrar, mas difícil de sair. Indeciso, quando é uma desvantagem para ambos. Apertado, quando é estreito. Acidentado, quando é ruim. Distante, quando é largo. O bom general deve conhecer seis condições sobre os terrenos. São elas, Desigualdade de forças, Insubordinação das tropas, preguiças dos soldados, negligencia das tropas, exército confuso e a falta de preparação para o combate. Para sair vitorioso da guerra é preciso estudar o inimigo e saber da capacidade das tropas, dominar o terreno e as leis da guerra.
	Sun Tzu disse que existem nove tipos de território, são eles: Disperso, o qual grupos locais lutam entre si. De fronteira, aquele que se penetra, mas não muito. Chave, é vantajoso para ambos os exércitos. Aberto, onde todos e entram e saem com liberdade. Intersecção, um estado por três inimigos que dá a “vantagem celeste” a quem se apoderar primeiro. Perigoso, penetra-se fundo demais em terras desconhecidas. Cercado, apertado e sinuoso. Mortal, onde um exército sobrevive se lutar desesperadamente. Sun Tzu retoma alguns de seus ensinamentos passados e solidifica que é preciso controlar as tensões, adaptar-se constantemente e de algum modo impedir os planos do inimigo.
	Existem cinco meios de atacar com fogo: queimar pessoas, provisões, equipamentos, arsenais e ataques incendiários. O fogo destrói o inimigo, enquanto a agua apenas o isola. O general deve agir somente dentro dos interesses do estado.
	Para evitar gastos desnecessários e conhecer o inimigo é aconselhável usar os espiões. Há cinco tipos de espiões. Os Nativos, que são camponeses do povo inimigo. Os espiões internos são oficiais do exercito inimigo. Duplos são os espiões inimigos que são contratados pelo exercito. Dispensáveis, espiões nossos em que lhe são fornecidos informações falsas, de proposito. Vivos são os que voltam com informações sobre o inimigo.

Outros materiais