Buscar

SUPER Apanhado - 2017

Prévia do material em texto

A
As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
planejamento, monitoração e revisão/correção. 
A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas. 
A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.
I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.
Assinale a alternativa correta.
Na linguagem oral existem variedades dialetais que não correspondem à norma-padrão, mas são igualmente válidas, do ponto de vista linguístico. Já o ensino da escrita deve orientar-se pela norma-padrão, mas sem desqualificar preconceituosamente a expressão dialetal dos alunos.
Assinale a alternativa que corresponde a concepção de alfabetização na perspectiva social.
Orienta-se pelo princípio de que o processo privilegia o reconhecimento das letras e de seu valor fonético, o que obriga a partição da linguagem em seus elementos materiais mais simples: sílabas, letras e fonemas.
Assinale a alternativa correta:
O reiterado exercício de escrever justifica o desenvolvimento de atividades escolares que comportam a artificialidade como recurso didático, isto é, que não se relacionam com as condições reais da experiência social do aluno, para incentivá-lo no aprendizado da escrita.
Assinale a alternativa que se refere a sistematização para o domínio do código.
Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência. 
A analise linguística e uma das quatro praticas que norteiam o processo de alfabetização. Sobre ela, e correto afirmar que:
é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.
A emergência do conceito de letramento resulta, entre outros fatores,
do aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
A escrita alfabética é um
sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
A leitura de estudo e uma modalidade de leitura que se difere de outra porque:
é realizada mais frequentemente no tempo livre.
A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque
para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
As preferências literárias pessoais resultam principalmente
das experiências constitutivas da personalidade e das formas de relação social.
 
As crianças, mesmo as menores, quando chegam à escola, já apresentam suficiente domínio da linguagem oral para produzirem textos, se comunicarem e interagirem verbalmente com os outros. Sobre isso, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade. 
A sistematização para o domínio do código, prática específica da alfabetização, tem sido, com certa frequência, ignorada no processo pedagógico do ensino da leitura e escrita que se desenvolve hoje nas escolas. Com relação à sistematização para o domínio do código, pode-se afirmar que: 
é necessário o desenvolvimento de atividades específicas que auxiliem as crianças a compreenderem as relações entre letra e fonema, percebendo a existência de relações permanentes.
Assinale a alternativa que expressa a concepção de texto como principio norteador do processo de alfabetização.
O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
A principal característica da analise linguística e a:
atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa. 
Assinale a alternativa que apresenta características da linguagem formal:
É aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
Assinale a única alternativa que corresponde a atividade de pratica de produção de texto escrito.
Promover discussão prévia sobre a organização do texto.
Assinale a alternativa incorreta.
O reiterado exercício de escrever justifica o desenvolvimento de atividades escolares que comportam a artificialidade como recurso didático, isto é, que não se relacionam com as condições reais da experiência social do aluno, para incentivá-lo no aprendizado da escrita
A proposta de alfabetização pressupõe o desenvolvimento na pratica de leitura como forma de produção de sentido, por meio da interação do leitor ativo com o texto. Sobre leitura e interação, é correto afirmar que: 
a sistematização da leitura tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas
A partir dos anos 90 o Brasil iniciou uma discussão que abrangia dois conceitos: alfabetização e letramento. Isso aconteceu em virtude dos baixos níveis de escolarização e apropriação da tecnologia da leitura e da escrita pelas pessoas alfabetizadas. Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa FALSA:
Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado. 
A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se: 
a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende; 
Ao desenvolver uma pesquisa sobre psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro nos fala da criação da hipótese criadas pelo alunos durante a aprendizagem da leitura e da escrita, de acordo com os estágios de conhecimento de cada uma. Pode se relacionar essa ideia com o que pigiet chamou de:
Erro construtivo
Aluna da 4o serie do ensino fundamental, Marina desenhou um belo presente para sua professore e anexou um cartão onde escreveu, Filiz Natau
Uma escola que trabalha com a visão sociolinguística da linguagem percebera que:
Esta e uma escrita fonética
A criança afirma que a palavra boi e maior que aranha esta vivendo o momento do:
Realismo nominal.
Analise com atenção o relato abaixo e responda a questão: Ana, 6 anos, relata que esta muito triste... Como compreender as angustias de Ana em relação ao primeiro ano do fundamental?
A insegurança e provocada pela ansiedade e a sua ocorrência interfere diretamente ao emocional da criança que precisa de apoio para sua hipóteses nessa fase.
A criança cuja resposta para “qual palavra é maior, aranha ou boi?” é boi, com a justificativa “acho que é boi porque o boi é maior que a aranha”, ainda crê no fenômeno chamado de: Realismo Nominal
A criança percebe e entende o mundo que a cerca. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.
Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens a seguir.
(f) A criança que vive no meio urbano raramente está exposta a estímulos gráficos, por isso seu interesse pela escrita demora a despertar.
(v) A criança é capaz de formular várias hipóteses de escrita por observar as pessoas escrevendo e as variadas formas de comunicação escrita que existem em seu meio.
(v) A línguaé um patrimônio de uma cultura, e sua representação gráfica faz parte dessa cultura.
(v) As práticas sociais, assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.
Ao desenvolver a pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro nos fala da criação de hipóteses criadas pelos alunos durante a aprendizagem da leitura e da escrita, de acordo com os estágios de conhecimento de cada uma. Pode-se relacionar essa ideia com o que Piaget chamou de: erro construtivo.
A professora Luciana utiliza poesias da tradição oral para fazer as crianças refletirem na segmentação das palavras. Ela tem o hábito de registrar os textos num papel, afixá-lo e, então, apresentá-los para que os alunos observem as características do sistema notacional, e também pergunta quais são as palavras que rimam, por que rimam, e coloca o dedo em baixo de cada segmento para que eles observem suas partes. Exemplo: ro-da. Essas atividades contribuem para que seus alunos pensem sobre as palavras e sobre suas partes orais e escritas.
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA/ EM FRENTE DE UMA SACADA/ O CRAVO SAIU FERIDO/ E A ROSA DESPEDAÇADA.
Esse trabalho irá desencadear: a consciência fonológica.
As afirmações a seguir tratam do processo de alfabetização e do papel do professor nessa construção. Leia-as com atenção e depois assinale F (falso) ou V (verdadeiro) na frente de cada uma delas.
(    V       ) Organizar a sala de aula de maneira que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmo antes de a criança ler e escrever convencionalmente.
(      V     ) Considerar o conhecimento prévio das crianças, pois, embora pequenas, trazem para a escola o conhecimento já adquirido.
(      V     ) Propor aos alunos práticas de leitura e escrita, contemplando a diversidade dos estilos de texto.
(      F     ) No início do processo de alfabetização, ignorar a apresentação de versos e/ou poesias, musicadas ou não.
(     V      ) Utilizar textos reais, que circulam na sociedade.
Alguns fatores podem contribuir para melhorar o ensino aprendizagem:
Considerar os conhecimentos prévios dos alunos. Criar ambientes favorecedores da troca, do diálogo e da cooperação e da cooperação. Mediar as relações que os alunos estabelecem com a construção de novos saberes. construção de novos saberes. Explicitar os “porquês” para que os alunos elucidem suas dúvidas. Todas as alternativas propostas contribuem para a melhoria da aprendizagem do aluno.
A professora Valquíria, da 4ª série/5º ano, identificou na produção escrita de seus alunos muitos problemas de natureza ortográfica. Com objetivo de ajudar os alunos a escrever melhor, procedeu da seguinte forma: analisou as produções dos alunos, listou as principais questões que precisam ser abordadas, identificou a natureza dos erros ortográficos (regulares e irregulares), elegeu o tipo de erro que será trabalhado com os alunos, planejou atividades e intervenções em que os alunos possam refletir sobre a questão em foco. Os procedimentos da professora se opõem a que ideias sobre o ensino de ortografia?
I. Em nosso sistema alfabético há muitos casos em que o mesmo som pode ser grafado por mais de uma letra, por isso é necessário realizar variadas atividades de discriminação auditiva.
III. Que é preciso corrigir o quanto antes e o maior número de erros cometidos para que não se fixem.
Adriane Andaló (1996) explica que apesar de muitas gerações terem aprendido com o método da cartilha, a memorização de letras e o ajuntamento de sílabas e palavras isso não garantiu uma boa aprendizagem da criança. Isso significa que:
I - Alguns leem, fazem cópias, mas não entendem o que escrevem.
IV - A cartilha não ajuda a criança perceber a função social da escrita.
Ana Maria, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, produziu uma história a partir do trabalho feito com a história dos Três Porquinhos. Essa produção permitiu Ana Maria se expressar, produzir conhecimento aperfeiçoando os conhecimentos que tinha. O trabalho foi contextualizado pela sua professora ao discutir com a turma as características do gênero trabalhado. Em casa, Ana Maria ainda produziu outro reconto a partir da história que sua mãe contou na hora de dormir.Esse tipo de atividade em que o aluno aprende e constrói conhecimento é classificada de: Atividade produtiva.
 Ao analisar os resultados da sondagem, o professor pode agrupar crianças que apresentam determinada dificuldade e planejar atividades diversificadas de ensino e de aprendizagem. O que isso significa?
V I. As atividades diversificadas são compostas por jogos e conforme a evolução do conhecimento dos alunos.
V II. A sondagem deve ser feita periodicamente e os resultados devem ser comparados com os resultados da sondagem anterior.
F III. As atividades devem ser corrigidas para que o aluno escreva corretamente o mais breve possível.
C
Com relação ao conceito da escrita como representação da oralidade, marque a alternativa correta:
A forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita.
Com relação ao conceito da escrita como representação da oralidade, marque a alternativa incorreta:
A escrita é o “desenho” da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito
Com relação ao trabalho de revisão de texto, e possível afirmar que:Top of Form
reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.
Considerando-se as ideias de Vygotsky em relação à linguagem, é INCORRETO afirmar que ela é: 
desenvolvida a partir de práticas repetitivas 
Como o professor alfabetizador pode intervir na reconstrução da escrita da criança? Partindo de dois eixos básicos de trabalho: textual e análise linguística.
Como um professor pode promover uma “boa” atividade?
Criando situações significativas, produtivas e desafiadoras.
Como diz Vygotsky, o ensino deve ser organizado de forma que a leitura e a escrita se tornem necessárias às crianças. Baseado no que estudamos, responda como o professor de 1° ano deve atuar na construção da escrita: Deverá permitir que a criança faça parte no processo da construção da escrita favorecendo momentos lúdicos e de escrita espontânea da escrita, favorecendo momentos lúdicos e de escrita espontânea, mediando a criança.
Considere a cantiga e os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula para responder a esta questão:“O sapo não lava o péNão lava porque não quer
Ele mora lá na lagoNão lava o pé porque não quer...”Trabalhar com textos como o da cantiga acima é importante por quê?Permite a leitura, mesmo que as crianças ainda não saibam ler.Permite a escrita, mesmo que ainda não saibam escrever.
Permite a leitura pela combinação de estratégias de antecipação (a partir de informações obtidas no contexto).Permite refletir sobre as unidades sonoras, brincando.Podemos dizer que essa proposta atende:
I - Um caminho para alfabetizar letrando através de jogos e brincadeira.
III - Faz parte da tradição oral, mas não garante a alfabetização.Bottom of Form
D
Das afirmativas abaixo:
II.  O conhecimento do educador sobre as hipóteses que o aprendiz tem a respeito da língua escrita lhe possibilita propor jogos e atividades que desestruturam essas hipóteses e, por meio de conflito, assimilação e acomodação, um encaminhamento para a hipótese alfabética. 
III.  A integração da criança com seus colegas nos trabalhos de sala de aula é essencial para a sua reflexão pessoal na reconstrução da língua escrita. Assim, é possível comparar, discutir, argumentar. O trabalho em duplas ou trios cria o que chamamos de grupos produtivos.
De acordo com os autores Cócco e Hailer (1996), a leitura e a escrita são instrumentos básicos de ingresso e participação do cidadão na sociedade letrada. Portanto, é correto afirmar que: São ferramentas facilitadoras da compreensão e comunicação do homem.
Durante o processo de aquisição da leitura e da escrita, foram ditadasas seguintes palavras para um grupo de crianças: CÃO – GATO – VACA – GALINHA – CAVALO – TARTARUGA – BORBOLETA. Tendo como referência o texto trabalhado, marque com V (verdadeiro) e F (falso) as seguintes afirmações e escolha a sequência correta:
( v ) Mariana escreveu, respectivamente: CAOU – GATO – VACA – GALINA – CAVALU – TATARUGA – BOBOLETA. Portanto, encontra-se no nível alfabético deste processo.
( f ) Carla escreveu, respectivamente: LACAR – CLAAR – ALARC – LAARC – CLAAR – RALCA – ACAAR. Portanto, encontra-se no nível silábico deste processo.
( v ) Júlio escreveu, respectivamente: COU – HO – VK – HIA – KAO – AARH – OOLA. Portanto, encontra-se no nível silábico deste processo.
( f ) Mário escreveu, respectivamente: AAOU – EIOJ – FAGHLA – ALVIJE – EIOMNPI – SVMX – MIO. Portanto, encontra-se no nível alfabético deste processo.
E
Em quais alternativas abaixo encontramos características de alfabetização na concepção tradicional ?
O elemento norteador dos procedimentos alfabetizadores é o próprio texto oral e escrito. Enquanto unidade de sentido da língua, no interior do qual a palavra, a sílaba e a letra ganham seu contexto.
É fundamental, na alfabetização, desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como: 
cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos. 
Em relação aos elementos que facilitam a leitura e sua interpretação na escola, temos: i) Resgatar seus presumidos em relação ao tema abordado no texto; ii) Conhecer o gênero textual lido e iii) Possibilitar a emergência de diálogo com o autor. Elabore uma atividade para uma turma do segundo ano do ensino 
fundamental que contemple os elementos citados como facilitadores da leitura na escola. 
Resposta: Ler um gibi da Turma da Mônica, nele os personagens são bem familiares e autor é brasileiro, inclusive a personagem principal está viva, podendo abordar que este ano o Turma da Mônica está completando 
50 anos. O autor apresenta personagens diferenciados com necessidades especiais monstrados que todos podem viver em harmonia e sem preconceitos. 
Gabarito: Pode ser qualquer atividade em que esteja bem claro qual será o gênero a ser lido e quais as características e expectativas que o leitor pode ter dele. Além disso, Resgatar os conhecimentos que o aluno tenha sobre o tema que será abordado no texto e, por fim, uma interpretação em que o leitor se sinta a vontade
Explique a importância de se trabalhar atividades práticas de produção de texto.
As atividades são essenciais para que o aluno adquira competência como escritor, que seja capaz de escrever com qualidade verbal e correção lingüística. Sem as atividades e apenas utilizando o método da cartilha, as crianças internalizam a ideia de que há uma diferença de estrutura entre o discurso oral e o escrito. Ou seja, pensa que falamos fluentemente, usando recursos de coesão, mas ao escrever devemos fazê-lo de modo fragmentado.
Em relação ao processo de alfabetização, podemos afirmar que ha uma critica nos seus resultados uma vez que observa na pratica que,
Muitos dos jovens brasileiros nao conseguem se expressar por meio de texto escrito ou do seu entendimento quando leem. 
Existem vários tipos de atividades importantes para o trabalho coma as crianças numa visão sócio construtivista. 
Pensando nisso, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: 
( ) Entre outras finalidades a atividade de sondagem tem por objetivo levantar dados para o planejamento de 
futuras atividades de ensino-aprendizagem. 
( ) A atividade que introduz o aluno a um novo conhecimento é a atividade ensino-aprendizagem. 
( ) Atividade a aplicação substitui o s exercícios de “treino”, pretende dar ao aluno a oportunidade de utilizar o 
novo conhecimento por meio de exercícios variados e significativos. 
( ) A sondagem só verifica quantitativamente o que o aluno aprendeu. 
A alternativa correta é: 
Existem vários tipos de atividades importantes para o trabalho coma as crianças numa visão sócio construtivista. 
Pensando nisso, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: 
( ) Entre outras finalidades a atividade de sondagem tem por objetivo levantar dados para o planejamento de 
futuras atividades de ensino-aprendizagem. 
( ) A atividade que introduz o aluno a um novo conhecimento é a atividade ensino-aprendizagem. 
( ) Atividade a aplicação substitui o s exercícios de “treino”, pretende dar ao aluno a oportunidade de utilizar o 
novo conhecimento por meio de exercícios variados e significativos. 
( ) A sondagem só verifica quantitativamente o que o aluno aprendeu. 
A alternativa correta é: 
Existem vários tipos de atividades importantes para o trabalho coma as crianças numa visão sócio construtivista. 
Pensando nisso, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: 
( ) Entre outras finalidades a atividade de sondagem tem por objetivo levantar dados para o planejamento de 
futuras atividades de ensino-aprendizagem. 
Existem vários tipos de atividades importantes para o trabalho coma as crianças numa visão sócio construtivista. 
Pensando nisso, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: 
( ) Entre outras finalidades a atividade de sondagem tem por objetivo levantar dados para o planejamento de 
futuras atividades de ensino-aprendizagem. 
Existem vários tipos de atividades importantes para o trabalho coma as crianças numa visão sócio construtivista. 
Pensando nisso, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: 
Existem vários tipos de atividades importantes para o trabalho com as crianças numa visão sócio construtivista. Pensando nisso assinal V e F.
V. Entre outras finalidades e atividade de sondagem tem por objetivo levantar dados para o planejamento futuras atividades de ensino aprendizagem
V. A atividade de introduzir o aluno a um novo conhecimento e a atividade de ensino aprendizagem
V. Atividade de aplicação substitui os exercícios de treino 
F.A sondagem so verifica quantitivamente o que o alino aprendeu. 
Escolha a alternativa correta, considerando os pressupostos da alfabetização hoje: O desenvolvimento da competência de ler e escrever é O desenvolvimento da competência de ler e escrever é um longo processo que vai além do domínio do sistema da escrita.
Em relação a Lev S. Vygotsky, pode-se afirmar que:
I.  suas pesquisas apontaram para o papel da linguagem e da aprendizagem no desenvolvimento do indivíduo, cujo pensamento se constrói num ambiente histórico-cultural.
II.  a relação do homem com o mundo não é direta, mas mediada; o professor é um mediador entre o aluno que aprende e o conhecimento.
Em “Jogo e Letramento”, Kishimoto et al. apresentam uma pesquisa desenvolvida na escola de aplicação da USP, nos períodos de 2006 a 2010 com cinco turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos.
Nesse sentido, as autoras destacam as experiências de pesquisa e sinalizam a importância do lúdico para a aprendizagem da leitura e da escrita. Marque o(s) item(s) que estão de acordo com o estudo apresentado no texto.
I. A brincadeira é entendida como possibilidade para conhecer mais as crianças e as infâncias que constituem os anos/séries iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
II. Para a ampliação do Ensino Fundamental de nove anos, a escola precisou repensar os espaços educativos, rever currículos e repensar todo o Ensino Fundamental.
V. O letramento e a integração das linguagens aparecem em todos os momentos da rotina.
Em seu livro “Didática de língua portuguesa para o Ensino Fundamental” (1996), Adriane Andaló sugere algumas atividades significativas de leitura e escrita que têm como finalidade o que denominou de “redes de significado”.
Entre as alternativas a seguir, selecione aquela que contém uma dessas atividades. Trabalhar com o nome dos alunos, identificando palavras, sílabas e letras do próprionome da criança e de seus colegas em outras atividades.
I
Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como
instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social. 
Imagine a seguinte situação: os professores fizeram o seguinte comentário a respeito de um aluno:– Ele termina antes de todo mundo e não sabe ficar quieto.
 Diante do exposto, podemos verificar que esses professores estão apresentando certo tipo de atividades aos seus alunos. Como podemos classificar essas atividades? Como sendo fáceis demais.
L
Leia o excerto abaixo.
"Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer o café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais de véspera sobre a greve do pão dormido [...]"
Rubem Braga
Pelas características que aparecem no fragmento acima, pode-se afirmar que é um texto
narrativo. 
Leia com atenção o trecho a segur e responda a questão:
Muitos equívocos sao cometidos nos anos iniciais da criança na escola. Um deles e achar que o ensino e a aprendizagem sao iguais.
De que forma podemos considerar o papel do professor na alfabetização?
O professor tem um papel considerável na alfabetização, mais nao e o único.
Leia com atenção a situação a seguir:
Hoje e o primeiro dia de Bruna na escola, ela vai para o primeiro ano do ensino...uma atividade de escrita, registrando seu nome no papel entregue e que ela ira acompanhar sua escrita.
O procedimento descrito na situação acima trata de uma atividade para:
Conhecer o que o aluno ja sabe.
Leia com atenção a afirmação a seguir :
Emilia Ferreira desenvolveu teses sobre as hipóteses do pensamento da criança a respeito da linguagem escrita
Sobre o pensamento de Emilia, e correto afirmar que:
Esclarecer a compreensão de como funciona o código linguístico.
Leia com atenção a afirmação abaixo e assinale o pensamento correto: Emlia Ferreiro desenvolveu teses sobre as hipóteses do pensamento da criança a respeito da linguagem escrita. Esclarece a compreensão de como funciona o código linguístico.
Leia com atenção a situação abaixo e responda a questão: Hoje é o primeiro dia de Bruna na escola. Ela vai para o Primeiro Ano do Fundamental de nove anos. Sua professora a recebe na entrada da escola e começam a conversar. A professora explica que Bruna fará uma atividade de escrita, registrando o seu nome no papel entregue, e que irá acompanhá-la em sua escrita.
Conhecer o que o aluno já sabe.
M
Muitos educadores se percebem duvidosos no momento em que precisam planejar uma atividade cotidiana para alfabetização. Das atividades abaixo, qual NÃO se refere à concepção de alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta. 
Trabalho com cópias em caderno de caligrafia para criança construir uma boa coordenação motora fina que é a condição fundamental para a boa escrita.
Marque V ou F nas alternativas, tendo como base os textos estudados:
 F Aprender a ler e a escrever é apropriar-se de um código e não de sistema de representação. V    A alfabetização não precede e nem é pré-requisito para o letramento.V    Por meio da alfabetização, o homem se torna um ser global, simbólico, social, um cidadão inserido na vida moderna, pois tem o domínio de símbolos e signos da comunicação humana. V A primeira e mais significativa 
N 
No Conto João e Maria, os irmãos Grimm descrevem uma família de lenhadores que por serem muito pobres 
abandonam seus filhos numa floresta. As crianças, numa tentativa de não se perderem espalham migalhas de 
pão pela floresta e acabam encontrando uma casa feita de doces, onde são acolhidos por uma bruxa que deseja... Marque a resposta correta:
Modelo interativo, pois as crianças construíram novos significados para a história quando foram perguntados pela professora sobre os seus sentimentos. 
Nas afirmações a seguir coloque V nas verdadeiras e F nas falsas, considerando o conceito de boa atividade de Naspolini(1996) na organização do trabalho em sala de aula.
V. A boa atividade promovem a aprendizagem do aluno.
F. E aquela em que o professor realiza um show de aula.
F. Nao ha uma boa atividade para o aluno porque ele nao quer aprender.
V.Promove o desenvolvimento do conhecimento do aluno.
Numa escola, quando da realização de uma reunião proposta pela coordenadora pedagógica, cuja pauta era a discussão a respeito de alfabetização, algumas professoras manifestaram-se com as seguintes falas:
Joana: “A representação do processo pedagógico pauta-se em ler como sinônimo de decodificar; e escrever, de copiar”.
Ana Flávia: “Saber ler e escrever é condição necessária à participação na sociedade letrada em que vivemos e pré-requisito para a cidadania”.
Mônica: “A contribuição de Piaget para a compreensão da elaboração do pensamento do ser que aprende apresenta o conhecimento como construído na interação do sujeito com o objeto de aprendizagem”.
Cristina: “Emilia Ferreiro vem desenvolvendo teses sobre as hipóteses de pensamento que a criança pode apresentar a respeito da linguagem escrita”.
Adriana: “As ideias de Vygotsky sobre linguagem ajudaram a esclarecer as relações entre pensamento, linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”.
De acordo com nossos estudos, as professoras cujas participações estão coerentes são: Ana Flávia, Mônica, Cristina e Adriana.
Na seguinte amostra da escrita I A O (para RI – car – do) podemos reconhecer características de qual hipótese da escrita de emilia organizou em seus estudos? A partir desse exemplo, explique quais sao a características dessa fase de escrita.
Nivel 5- alfabético. Pagina 40
(ENADE 2011, Questão 15) No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa, alfabetização e letramento são processos independentes
PORQUE A alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita.
Acerca dessas asserções (afirmações), assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
No que diz respeito ao oferecimento de teorias fundamentais à compreensão do processo de alfabetização, diferentes pensadores podem contribuir com a formação do professor. Assim:
I. segundo as proposições piagetianas, a criança se apropria de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é descobrir, inventar, modificar.
III. segundo Emilia Ferreiro, o que leva a criança à alfabetização é a compreensão do funcionamento do código linguístico.
IV. segundo as proposições piagetianas, o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de aprendizagem.
“[...] não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder, também, às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente”. É dessa maneira que a professora e pesquisadora Magda Soares nos apresenta a concepção de: Letramento
O
O caráter bidimensional da escrita permite:
construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas. 
O processo inicial de apropriação da língua escrita assume, nos primeiros níveis de educação escolar, um papel fundamental ao instrumentalizar a criança para a inserção na cultura letrada. Sobre a relação entre aprendizagem da língua escrita e desenvolvimento do pensamento, é correto afirmar que: 
a apropriação da linguagem, quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos.
O ensino da leitura e da escrita, a partir das praticas de linguagens, 
considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
O processo de alfabetização esta centrado em quatro praticas, indique-as:leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código. 
O que é valor posicional de uma letra dentro do processo de alfabetização? 
O valor posicional é quando uma única letra pode representar dois fonemas diferentes. Ex: L = lata/alta, M = mata/também, N = nariz/anta.
Os sumários ja tinham percebidos que a fonetizacao fazia crescer a possibilidade de representação do mundo em volta deles. Nesse sentido, podemos apontar como correta a alternativa:
Aprendemos a linguagem nos sempre antes de aprendemos a grafia. O segundo sentido da palavra casa como em Papai casa com Mamae e percebido antes mesmo que nos demos conta que, eventualmente, a palavra casa seja representável pelo casamento.
O homem pré-histórico já lia os sinais da natureza e os interpretava, assim como tentava reproduzir mensagens nas pedras e rochas Isso deu origem aos primeiros pictogramas nas pedras e rochas. Isso deu origem aos primeiros pictogramas com intenção de se comunicar. Esta colocação relaciona-se com o seguinte fato: A criança percorre, no seu desenvolvimento, dentro de seu ambiente cultural, o mesmo caminho percorrido pela humanidade na organização dos símbolos, da linguagem humanidade na organização dos símbolos, da linguagem e do conhecimento.
O termo consciência fonológica refere-se a: um conjunto de habilidades relacionadas à capacidade da criança refletir e analisar a língua oral, capacidade essa que será desenvolvida ao longo do processo de aquisição do sistema de escrita.
Os murais da sala da professora Carmem continham, ao final do primeiro mês do ano letivo, o seguinte material: lista do nome dos alunos, um calendário anual, o mapa do Brasil, textos produzidos e ilustrados pelos alunos e o conjunto de letras do alfabeto. I. A lista do nome dos alunos era utilizada para fazer a chamada.
II. O calendário anual era consultado sempre que necessário.III. No mapa do Brasil, foi marcado, pelos alunos, o local de origem de suas famílias.IV. Os textos foram produzidos em dupla durante um projeto de leitura e escrita.V. O conjunto de letras do alfabeto servia de material de apoio nas atividades de escrita.
É possível considerar que havia realmente um ambiente alfabetizador porque: 
Proporcionava a interação entre os alunos e o material exposto.
P
Para que os alunos adquiram competência como escritores, isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística, o ensino da língua escrita tem como eixo central as atividades com o texto. Com relação à produção de texto escrito, é correto afirmar que:
II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.
Porque a leitura e a escrita sao consideradas conteúdos centrais da escola?
Porque tem a função de incorporar a criança a cultura do grupo em que ela vive.
Parece nos essencial que as crianças descubram , durante sua escolaridade , que existe um mundo da escita, um mundo social, cultural, econômico, industrial, um mundo da produção ( os autores), da educação, difusão, onde os exemplares de livros, de revistas e de jornais podem ser contados aos milhares ou centenas de milhares de exemplares.
Diante disso, caberá ao professor:
Trazer para dentro da escola todas as formas de representação do contexto.
Mostrar para as crianças o significado do material escrito e suas diferentes formas e formatos
Em diferentes oportunidades, possibilitar a criança a leitura e escrita.
Pensando nas atividades significativas, o que facilita a aprendizagem da grafia das letras e construção de palavras de forma significativa na pratica e ler e escrever. Adriane Andalo (1996) sugere como atividade significativas de leitura e escrita as seguintes atividades que objetivam o que denominou de redes de significados. 
Pontue com V para verdadeiro e F para falso.
V.Trabalhar com o nome dos alunos, identificando palavras, silabas e letras do próprio nome da criança e de seus colegas em outras atividades.
V.Escrever listas de palavras do mesmo campo lexical, como nome de animais, frutas, brinquedos , compras
V. Recortar e colar figuras e associalas
V. Utilizar em sala de aula a letra bastao maiúscula ate as crianças estarem alfabetizadas.
V. Montar e desemontrar palavras
V. Montar quebra cabeças com palavras e gravuras
V. Fornecer palavra e pedir as crianças que as representem por desenhos.
Para que as acoes de leitura e escritas realizadas no espaço escolar oferecam resultados positivos e necessário uma rede de significados, Qual a melhor definição dessa atividade significativa?
Trabalho com os nomes dos alunos, identificando letras dos nomes.
Por que a leitura e a escrita são considerados os conteúdos centrais da escola?
Porque têm a função de incorporar a criança à cultura do grupo em que ela vive.
Para que serve uma atividade de avaliação?
Para diagnosticar o que o aluno é capaz de realizar sozinho.
Q
Qual das alternativas traz a concepção correta de letramento?
Comporta a dimensão individual do domínio técnico de ler e escrever e a dimensão cultural, com um conjunto de atividades sociais que envolvem a língua escrita.
Qual dos princípios norteia a pratica de sistematização do código?
Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha.
Quais das alternativas abaixo se referem as características dos textos de cartilhas?
Estrutura textual dotada de coerência e consistência argumentativa. 
Quanto a característica principal da pratica de sistematização do código, assinale a alternativa correta.
Emergirão das produções de texto dos alunos tentativas de atividades de sistematização das letras e sílabas a serem trabalhadas com eles.
Qual das alternativas abaixo apresenta uma visão INCORRETA do que é leitura nos dias atuais?
Ler é decodificar, ou seja, é converter letras em sons e, na leitura, a compreensão é consequência natural dessa ação. 
Qual a importância de se trabalhar o processo de revisão dos textos produzidos pelos alunos? E sua reescrita?
O processo possibilita que elas exercitem tornar o texto mais compreensível para o leitor (com a ajuda do professor). Essa atividade ajuda a criança a se posicionar como interlocutor, ao produzir um texto para outro ler. A reescrita ajuda a criança a refletir sobre a própria escrita sob vários enfoques. É importante que o professor aponte para o aluno aquilo que ele já domina para que possa perceber questões ainda não compreendidas.
Qual será uma das razões por se condenar o uso da cartilha nos dias de hoje?
Sua linguagem é irreal.
R
Relacione os conceitos com suas respectivas significações:
(1) Alfabetização (2) Decodificação (3) Analfabetismo Funcional 
(4) Analfabeto (5) Leitura (6) Escrita 
(__) Estado ou condição de quem não sabe ler e escrever. 
(__) Sistema de representação gráfica da linguagem através de letras, números e símbolos que é uma 
representação da realidade. 
(__) Situação na qual o sujeito é alfabetizado, no entanto, não se mostra capaz de utilizar com competência a 
leitura e a escrita como ferramentas tecnológicas no seu dia-a-dia. 
(__) Ação intencional de decodificação e compreensão das palavras ou textos escritos. Implica um exercício de 
interpretação que é singular ao sujeito. 
(__) Ação de alfabetizar, tornar o sujeito capaz de ler e escrever. 
(__) Processo de conferir sons aos códigos escritos A ordem correta é: 4 6 3 5 1 2 
respectivas significações: 
(1) Alfabetização (2) Decodificação (3) Analfabetismo Funcional 
(4) Analfabeto (5) Leitura (6) Escrita 
S
Sinais gráficos da escrita, como a convenção espacial da direção da escrita, embora conteúdo aparentemente simples,
precisam ser explicados para o aluno, pois a sequência dos signos sonoros da oralidade não serve de referência gráfico-visual da escrita.Segundo Soares,
o resultado da ação de ensinar/aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.
Se a função da escola e dar instrumentos para o individuo exercer sua cidadania, e preciso ensinar a ler jornal, liretatura, textos... Diante disso caberá ao professor
Selecionar e propor os alunos atividades significativas e contextualizadas de leitura e escrita.
Diante da escrita silábica, propor desafios para que a criança contrua hipóteses mais elaboradas que favorecam a compreeencao da silaba com duas três ou mais letras
Periodicamente realizar sondagem e comparar os resultados com os conseguidos
Sobre Piaget, é correto afirmar: Sua preocupação foi explicar como a criança pensava e interagia com o mundo e com as pessoas para adquirir conhecimentos.
Sabemos que a sociedade tem o hábito de tecer críticas a respeito da alfabetização, sobretudo na atualidade, pois temos visto alunos que terminam o Ensino Fundamental escrevendo de forma precária. Assim, podemos afirmar que: muitos dos jovens brasileiros não conseguem se expressar por meio da escrita e nem entender um texto quando leem.
Sobre Piaget, é correto afirmar que:
 I.  sua preocupação foi em explicar como a criança pensava e interagia com o mundo e com as pessoas para adquirir conhecimentos.
III.  definiu que o conhecimento é construído a partir da interação do sujeito com o objeto de aprendizagem.
Sobre a alfabetização e o socioconstrutivismo, estão corretas as alternativas abaixo, com exceção de: Somente por volta dos 6 ou 7 anos de idade e tendo um professor diante de si é que a criança tem seu primeiro contato com a escrita.
São situações favorecedoras da leitura e escrita e ainda aproximam o alfabetizando de práticas sociais:
I. Ler e escrever, diante dos alunos, os mais variados tipos de texto, contribui para que construam o significado social da leitura e da escrita.
III. Interpretar figuras e/ou situações do cotidiano é um excelente exercício de representação.
T
Tantas perguntas nos desafiam a repensar no processo de ensinar na escola. Porem, o que realmente ajudaria o professor a alcançar mais sucesso na alfabetização?
Conhecimento do pensamento infantil.
U
Um dos procedimentos pedagógicos abaixo nao devem ser utilizado para a sistematização do domínio do código. Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento:
Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
Usando o material francês Jeux de Visages, os alunos da Educação Infantil exploraram as diferentes "expressões 
faciais". 
Desenvolvimento integral ,pois no processo de alfabetização e letramento , o corpo e os movimentos estão incluídos;
Uma prática pedagógica que seja relevante para assegurar o processo de ensino/aprendizagem deve: Proporcionar à criança o contato com diversos portadores proporcionar à criança o contato com diversos portadores textuais, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados.
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve: selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola.

Continue navegando