Buscar

Desigualdade Social : Um mal comum que precisa de cura.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leitura e Produção de Texto
Profª: Fábia
Aluna: Nathália Silva de Araújo
TEMA: As injustiças cotidianas na sociedade brasileira. 
Desigualdade Social : Um mal comum que precisa de cura.
No Brasil, as causas da injustiça social são muitas e profundas. Nossa cultura assimilou e aceitou conviver com certo tipo de violência, talvez a mais brutal, que é a escravidão, acreditando ser possível o ajustamento de ideais libertários e democráticos com uma estrutura social completamente injusta; aceitamos com certa naturalidade e por séculos, os privilégios de poucos coexistindo com a supressão dos direitos de outros.
Na atualidade, são sabidas e diversas as pesquisas sociais que confirmam que a injustiça social atinge determinados grupos sociais, como por exemplo: as mulheres recebem salários menores que os homens, ocorrendo o mesmo com os negros e a violência afeta muito mais os jovens que possuem baixa escolaridade e os que estão desempregados.
Um dos fatores que causam essa grande desigualdade é a concentração de renda que assola a sociedade. Devido a existência de pessoas muito ricas, como por exemplo, prefeitos e empresários, e outras que vivem em estrema pobreza, como mendigos, prostitutas e até mesmo assalariados .
Teoricamente vivemos em um país globalizado onde diferente do comunismo e do socialismo as pessoas tem diferentes rendas e possibilidade de crescer socialmente. Mas isso não sai da parte teórica, devido a falta de oportunidade para os mais pobres que na maioria das vezes com sua baixa escolaridade não conseguem empregos de qualidade. Assim, os mais ricos têm novas oportunidades e empregos de bons salários, já os mais pobres, que são os que realmente precisam, não tem chance alguma e permanecem na pobreza. Logo, as diferenças sociais e os preconceitos persistem no nosso país, fazendo com que a violência aumente gradativamente, pois os mais necessitados muitas das vezes precisa roubar para se alimentar ou até mesmo os “revoltados” que diante de tanta injustiça e desumanidade vivida, tenta fazer sua própria justiça, causando mais violência e preconceito.
Contudo, acredito que o governo precisa diminuir a desigualdade de renda, criando projetos sociais, aumentando o numero de empregos a população e com salários que condizem ao cargo ocupado, melhorando a educação e a saúde. Precisa também fazer mais programas para crianças e adolescentes, como por exemplo, esportes, teatro e/ou dança. Com isso retira os jovens do roubo, do trafico de drogas, tendo como resultado a diminuição da violência e se tornando um país correto economicamente e socialmente diante a tantas maravilhas que por aqui existem.

Outros materiais