Buscar

atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Ao longo da unidade, observamos a relação intrínseca entre escrita e leitura e, mais ainda, entre tipos de leitura e tipo de escrita, enunciado como produção de sentido. Conforme aponta Zilberman:
Com a incumbência de ensinar a ler, a escola tem interpretado essa tarefa de um modo mecânico. Quando atua de modo eficiente, dota as crianças do instrumental necessário e automatiza seu uso, por meio de exercícios que ocupam o primeiro - mas dificilmente o segundo – ano do ensino fundamental. Ler coincide então com a aquisição de um hábito e tem como consequência o acesso a um patamar do qual dificilmente se regride, a não ser quando falta competência à introdução do aluno à escrita. Porém, a ação implícita no verbo em causa não torna nítido seu objeto direto: ler, mas ler o que? Desta maneira, o sentido da leitura nem sempre se esclarece para o aluno que é beneficiário dela. Por conseguinte, mesmo aprendendo a ler e conservando essa habilidade, a criança não se converte necessariamente em um leitor... (2009, p.30)
 
A unidade apresentou como o contato com os mais variados gêneros textuais auxilia na capacidade do aluno de produzir novos textos e, também, interpretá-los. O uso de gêneros textuais contribui com uma formação sociocultural, pois eles dão conta das necessidades do indivíduo em formação. 
Entretanto, sabe-se que nem todos tem acesso à projetos de leitura. Há um número cada vez maior de alunos que são, na prática, analfabetos funcionais. Em muitos casos, como aponta Zilberman, saber ler não torna um indivíduo em um leitor.
Com base no conteúdo estudado nessa unidade, produza um texto dissertativo no qual você busque responde a seguinte pergunta: ”será que todos que aprendem a ler e a escrever, de fato sabem ler”?
Produza um texto dissertativo com uma média de 15 a 30 linhas, e discuta essa questão. Você deve Postar essa atividade no espaço/formato devido.
ZILBERMAN, R. “A escola e a leitura da literatura”. In: ZILBERMAN & RÖSING (orgs.) Escola e leitura – velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global/ALB, 2009.

Outros materiais