Buscar

estudo dirigido - digestório

Prévia do material em texto

Um indivíduo alcoólatra com diagnóstico de cirrose hepática, apresenta vômitos com presença de sangue (hematêmese). A endoscopia demonstrou que a região distal do esôfago estava avermelhada com lesão da parede. Qual o provável diagnóstico?
A gastrite representa uma inflamação no estômago que pode se relacionar com a produção aumentada de ácido clorídrico. Outras estruturas do trato digestório também podem sofrer influência de uma gastrite. Escolha uma estrutura e explique de que forma ela pode ser afetada.
Mulher de 30 anos chega ao pronto socorro após beber detergente da máquina de lavar a louça. Após algumas semanas, relata dificuldade em ingerir alimentos sólidos. Explique a provável alteração que está desencadeando esse sinal clínico.
4. Neoplasias benignas do pâncreas são raras, mas os carcinomas representam a 5ª causa de morte em países desenvolvidos. A demora no diagnóstico influencia no prognóstico do paciente. Baseado no conhecimento sobre a anatomia do pâncreas, o que pode intervir no diagnóstico precoce de um carcinoma pancreático?
5. Senhora Antônia, 64 anos, obesa, mãe de cinco filhos, menopausada há 6 anos e em uso de estrógeno, vem cursando com sensação de empachamento pós-prandial. Há 3 dias, após realizar uma refeição rica em gordura, apresentou dor em hipocôndrio direito. Associada a dor, percebeu suas escleras amareladas (icterícia), prurido (coceira) em região abdominal e nos braços e fezes de coloração clara. Realizou U.S de abdome que identificou cálculo no colédoco e dilatação da vesícula biliar. Fez uso de medicação para dissolução do cálculo, sem melhora. Foi submetida a uma colecistectomia.
O que causa a formação do cálculo biliar?
“O esvaziamento da vesícula biliar é estimulado pela entrada de alimentos gordurosos no duodeno”. Comente essa frase.
No caso acima, quais são os fatores de risco para a formação do cálculo? 
O que explica a sintomatologia da paciente.

Continue navegando