Buscar

Psicometria Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicometria 
Área da Psicologia que utiliza conhecimentos de estatística para mensurar processos mentais e comportamentais. 
Teste psicológico: avalia ou mede um construto que não pode ser observado diretamente. 
Avaliação psicológica: produzir hipóteses ou diagnóstico sobre pessoa ou grupo. 
A medida em psicologia, a Psicometria, é uma parte da ”Teoria da Medida”, portanto, não pode ser entendida como sinônimo desta última.
Psicometria - dois sistemas de conhecimentos bem distintos: a matemática, cujo objeto de estudo é um conceito - os números - e a ciência empírica que estuda os fenômenos da realidade. 
A propriedade denominada Identidade define o conceito de igualdade ou de que um número é igual somente a ele mesmo. 
A propriedade chamada Ordem sustenta a desigualdade entre os números, em outras palavras, a de que um número é diferente do outro em termos de qualidade e magnitude. 
Aditividade, que se refere à possibilidade dos números serem somados e produzirem outro diferente deles, exceto quando um deles for o número zero. 
Há três diferentes formas de realizar a medida de um atributo: medida fundamental, medida derivada e medida por teoria (leis e teorias científicas). 
Caso das ciências psicossociais, em sua maioria, os atributos são mensuráveis se fundamentados em leis ou teorias científicas. 
A medida por lei está baseada na relação entre a resposta e o estímulo e é comumente utilizada na análise experimental do comportamento. Segundo Pasquali (2010. p.71) “Mede-se por lei quando se quer demonstrar empiricamente que dois ou mais atributos estruturalmente diferentes mantêm entre si relações sistemáticas”. 
Quanto à medida por teoria, inicialmente ressalta-se que não é uma lei, dado que a lei se constitui de fatos empíricos enquanto a teoria, de axiomas ou postulados. Na psicologia a medida por teoria pode ter vários enfoques, entre os quais, dos jogos, da psicofísica e psicrométrica. 
Há duas teorias decorrentes do critério: a teoria clássica dos testes (TCT) e a teoria de resposta ao item (TRI). A primeira compreende o critério como o comportamento futuro do sujeito, já a outra o traço latente. 
A medida fundamental refere-se a atributos mensuráveis que possibilitam a associação de dois objetos que resultam em um terceiro de mesma natureza. 
Muitos atributos da realidade só podem ser medidos indiretamente. Mas, para ser medida derivada necessita indicar que há relação com as medidas extensivas. 
À medida que não pode ser expressa em termos de dimensões extensivas - nem dela resultar - ou de unidades-base é conhecida como por teoria.
Quando se quer demonstrar empiricamente que dois ou mais atributos diferentes em sua estrutura mantêm relações sistemáticas entre si utiliza-se a medida por lei. 
Na Psicologia a medida por teoria pode ter vários enfoques. A denominada teoria psicrométrica trabalha ao mesmo tempo com dois parâmetros. 
Resolução CFP 02/2003 - Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, 
1 – apresentação de fundamentação teórica do teste, definição do construto 
2 – apresentações de evidências empíricas e precisão da interpretação dos testes 
3 – apresentação do sistema de correção e interpretação dos escores, mostrando a lógica do experimento. 
Construto: conceito inventado, observável e relacionado a outros construtos. 
Medida de tendência central – Média, Moda e Mediana 
Média: divisão da soma dos valores da variável pelo número deles. 
Moda: o valor que ocorre com maior freqüência em um a série de valores. 
Mediana: valor que se encontra no centro de uma série de números ordenados. 
A Psicometria procura explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas, tipicamente chamadas de itens. 
ESCALAS DE MEDIDA: nominal, ordinal, intervalar e de razão. 
Nominal: Não há relação de maior ou menor, aplicação dos números aos fenômenos da natureza (Identidade). 
Ordinal: variáveis possuem ordem, maior e menor; axiomas de ORDEM e IDENTIDADE, ou seja, a característica mais marcante do número, isto é, a magnitude um número é por definição maior ou menor que outro não som ente diferente, ou melhor, um número é diferente do outro precisamente porque é maior ou menor que outro. 
Mantém as características da escala nominal, mas tem a capacidade de ordenar os dados. 
Intervalar: contém todas as características das escalas ordinais e, além disso, conhecem - se as distâncias entre quaisquer dois números (posições) desta escala. Este tipo de escala permite ao investigador discutir as diferenças que separam dois objetos. A escala possui propriedades de ordem e diferença, porém com um ponto zero arbitrário. 
Medida de dispersão: variação de um conjunto de dados em torno da média. Maior ou menor variabilidade dos resultados obtidos. Permite saber até que ponto os resultados se concentram ou não ao redor da tendência central. 
TCT: É a teoria clássica dos testes, ela consiste em avaliar itens e a partir de seu resultado total, com o a soma, obter o significado deste total para o indivíduo ou grupo. Produz testes de qualidade. 
TRI: é a Teoria de resposta ao item, ela consiste em avaliar não o total de resultados obtidos, m as ela se interessa por cada item respondido e avalia cada um deles, ou seja, ela quer saber a probabilidade de que o individuo erre ou acerte determinada questão, ou aceito ou rejeitado, particularmente. T RI produz itens de qualidade. 
Parâmetros de legitimidade de uma medida ou teste são VALIDADE E PRECISÃO. 
Validade, por sua vez, relaciona-se à questão que investiga se o teste está medindo o construto que se propõe medir. Os estudos de validade investigam essa expectativa testando empiricamente se o teste está medindo a variável conforme foi planejado. 
Precisão está associada ao erro de medida, isto é, à diferença entre o escore observado de um sujeito em um teste, do valor verdadeiro que ele tem na variável latente. 
Os primeiros objetivos centrais do estudo em Psicometria em entender a inteligência humana através do comportamento observável foram identificar a s habilidades básicas, definindo seus números e estrutura de organização, pra isso foi utilizada a análise fatorial. 
Análise fatorial: correlação entre um conjunto de variáveis inobserváveis (fatores). 
- a análise fatorial tornou possível o estudo empírico de variáveis internas não observáveis, diretamente, sejam elas da inteligência ou personalidade e por isto representou um grande avanço para a psicologia. 
Vantagem da Psicometria: representar o conhecimento da natureza com maior precisão do que a utilização da linguagem comum para descrever a observação do s fenômenos naturais. 
Binet – 1º Teste Psicológico (habilidades verbais, habilidades superiores, linguagem) 
Galton – 1º laboratório para medir e avaliar diferença s entre as pessoas 
Catell – teste Mental, teste psicológico (T estes de capacidade perceptiva, fisiológica – f unções mentais) 
Spearman: descendente de Galton, Teoria Fator G, a inteligência é um fator geral. Análise fatorial. Criou 
Banco de dados. 
Dificuldade em medir fenômenos naturais:
Representação de fenômenos naturais com os números; 
Precisão da representação 
Indicador de um erro provável 
Teoria de Medida: A observação de fenômenos empíricos é sempre sujeita a Erro, definido com o a possibilidade de não alcançar com o instrumento de observação a verdadeira sensação d o sujeito observado. 
Pode-se afirmar que na medida dos fenômenos naturais o número se adultera, perdendo sua identidade pontual e absoluta, de modo que se torna um inter valo e passa a admitir uma variabilidade (erro). 
Curva normal > >> resultados se concentra mais no centro e se dispersam mais nas extremidades. 
Estatística inferencial: estudar um a POPULAÇÃO a partir d e uma parte dela (AMOST RA). 
Escore Bruto: É o resultadoobtido nos instrumentos de medida, é o número de respostas certas. 
Estatística descritiva: Metodologia para descrever, organizar e resumir os dados. 
Normas intragrupos: Maneira de avaliar o desempenho de um a pessoa em comparação com o do grupo de referência. 
TRI
 Unidimensionalidade> afirma que existe um conjunto de traços latentes que estão por detrás de um desempenho comportamental qualquer. Assim, um sujeito qualquer se situa num espaço de várias dimensões e seu desempenho depende do tamanho que ele possui em cada um. 
Independência Local> Isto implica em que o desempenho do sujeito num item não afeta o desempenho em outro item.

Outros materiais