A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
FISIOTERAPIA AQUATICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

A densidade relativa é um princípio físico da água definido como a relação de uma determinada substância e a densidade da água. Pensando que a massa corporal magra (ossos, músculos, tecido conjuntivo e órgãos) apresenta densidade diferente do que a massa corporal gorda (gordura essencial e gordura que excede as necessidades essenciais) pode-se afirmar que:
		
	
	um corpo com densidade 0,90 apresenta maior quantidade de massa magra e tende a flutuar quando está dentro da água
	
	um corpo com densidade 1,1 apresenta maior quantidade de massa gorda e tende a afundar quando está dentro da água.
	 
	um corpo com densidade 1,1 apresenta maior quantidade de massa corporal magra e tende a afundar quando está dentro da água.
	
	um corpo com densidade 0,90 apresenta maior quantidade de massa gorda e tende a afundar quando está dentro da água.
	
	mesmo apresentando densidades relativas diferentes isso não influenciará no princípio flutuação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102243786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O princípio físico flutuação ocorre devido ao empuxo. Isso proporciona ao paciente a sensação de estar mais leve em relação ao solo. No entanto, quando o empuxo é maior , igual ou menor que a força peso o corpo que está dentro da água tende a deslocar, respectivamente:
		
	
	não desloca, para baixo e para cima.
	
	para cima, para baixo e não desloca .
	
	para baixo, não desloca e para cima.
	
	para baixo, para cima e não desloca.
	 
	para cima, não desloca e para baixo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102229639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O princípio de Arquimedes afirma que, quando um corpo é submerso em um líquido, ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que desloca. Um dos benefícios da flutuabilidade para o trabalho aquático é a redução do peso suporte. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que NÃO CONDIZ com os benefícios da redução do peso suporte.
		
	 
	Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	 
	Diminuição da pressão intra-articular;
	 
	Aumento da pressão intra-articular;
	 
	Facilitação da movimentação articular;
	 
	Auxílio para postura ortostática;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102229625)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	AVALIANDO DE FISIOTERAPIA AQUATICA.
A lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		
	 
	Pressão Hidrostática;
	
	Empuxo;
	
	Metacentro;
	
	Refração;
	
	Arrasto;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102229626)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O princípio de Arquimedes afirma que, quando um corpo é submerso em um líquido, ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que desloca. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		
	
	Arrasto;
	 
	Empuxo;
	
	Metacentro;
	
	Pressão Hidrostática;
	
	Refração;
	
	 1a Questão (Ref.: 201102243803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando um corpo está imerso ocorre algumas mudanças fisiológicas no sistema renal, essas mudanças são caracterizadas por:
		
	
	diurese, perda do volume plasmático, excreção diminuída do potássio e natriurese.
	
	excreção diminuída da urina, aumento do volume plasmático e potassiurese.
	
	diurese, aumento do volume plasmático, natriurese, potassiurese.
	
	excreção diminuída da urina, perda do volume plasmático e natriurese.
	 
	diurese, perda do volume plasmático,natriurese, potassiurese.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102858098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Hidrocinesioterapia é um ótimo recurso para trabalhar o fortalecimento muscular do paciente. O princípio físico da água que melhor permite esse trabalho é:
		
	
	Calor específico e turbulência
	 
	Resistência do líquido e flutuação
	
	Pressão hidrostática e refração
	
	Refração e flutuação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102789524)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os Exercícios aquáticos terapêuticos devem ter como metas dois fatores importantes: propriedades da água e resposta fisiológica do corpo na água. Sendo desta forma, benéfica para aqueles que compreendem seus princípios. De acordo com a afirmação abaixo, marque a alternativa INCORRETA.
		
	 
	A pressão hidrostática opõe-se a tendência do sangue em ficar nas porções inferiores do corpo ¿ ajuda a reduzir edemas;
	 
	A viscosidade é a resistência ao fluxo produzida pelos fluidos.
	 
	Quando a força de empuxo for diferente da força da gravidade esse corpo estará em equilíbrio
	 
	A densidade da água é igual a 1, dessa forma o corpo que apresentar densidade menor que 1 flutuará e maior que 1 afundará.
	 
	O calor específico da água é a quantidade de energia térmica que deve ser fornecida para elevar sua temperatura em 1°C 1 g de água;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102749847)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A lei de Pascal estabelece que a pressão do fluido é exercida igualmente sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade. Esta lei faz referência ao princípio físico de:
		
	
	Empuxo.
	
	Metacentro.
	
	Arrasto.
	 
	Refração.
	 
	Pressão Hidrostática.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102808729)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ideia de um setor aquático ideal é sonho de consumo para a maioria dos fisioterapeutas que atuam ou pretendem atuar nessa área. Contudo, é extremamente importante a compreensão de que ideal é aquele setor que contempla resolver as nossas necessidades. Assim, analise as questões abaixo e marque a alternativa correta :
		
	 
	A área de circulação deve priorizar a deambulação dos pacientes que andam, com piso anti-derrapante e corrimãos, mas também deve conter espaço suficiente à circulação das possíveis adaptações dos diferentes pacientes.
	
	Os vestiários devem ter condição física de assistência a qualquer tipo de pacientes, com ou sem acompanhantes, mas é importante ressaltar que a responsabilidade do fisioterapeuta é somente no ambiente de piscina.
	
	Os equipamentos utilizados devem ser de material resistente à água entendendo que não devem ser trocados, já que dificultaria a adaptação dos pacientes.
	
	Todo o setor deve manter temperatura igual à da piscina, entendendo que esta permite mais conforto ao paciente quando estiver fora d¿água, assim como facilitando sua saída do setor.
	
	A piscina escavada permite mais fácil acesso a pacientes cadeirantes, entendendo não haver necessidade de recursos externos de facilitação de entrada na mesma.
		
	 1a Questão (Ref.: 201102271982)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) ¿O uso da água como um meio de cura data de muitos séculos, embora o seu uso original não coincida exatamente com a nossa percepção presente do seu uso para finalidades de reabilitação. Não foi senão na última parte dos anos de 1890 que a reabilitação aquática passou de uma modalidade passiva para uma que envolvia a participação do paciente.¿ Fonte: RUOTI,RG et al. Reabilitação aquática. 1 Edição. São Paulo: Editora Manole, 2000. 03p De acordo com esse texto, sabe-se que alguns acontecimentos ocorreram na história da reabilitação aquática, desde o início do uso da água até os dias atuais, com isso podemos afirmar que: I) O uso da água pelas pessoas iniciou-se depois de Cristo sendo utilizada com o objetivo de cura e equilíbrio espiritual II) Atualmente, o termo fisioterapia aquática passou a ser utilizado no lugar de hidroterapia, pois denota uma melhor definição para reabilitação física na água. III) Em 1922 a hidroterapia científica foi iniciada no Brasil na Santa Casa do Rio de Janeiro. Assinale a alternativa correta:
		
	
	( )II
	 
	( )II e III
	
	( )III