Buscar

AV direito penal aplicado I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0159_AV_201701031621 » DIREITO PENAL APLICADO I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2017 21:28:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201702010511)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Valéria e Thalita, foram presas e conduzidas a delegacia de polícia porque estavam se prostituindo em determinado local da orla baiana. Cumpre destacar que as duas são maiores e capazes e que ambas não estavam sendo obrigadas a praticar aquela atividade imoral. Diante da negativa repercussão moral que a prostituição acarreta no meio social, isto por si só justificaria a incriminação de tal atividade e consequentemente a prisão das prostitutas?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O princípio da lesividade preconiza que, embora muitas condutas possam agredir o senso moral comum da sociedade, caso não sejam lesivas de forma significativa a bens jurídico-penais de terceiros não poderão ser proibidas ou impostas pelo Direito Penal. Ainda, o discente poderá abordar os princípios da intervenção mínima e fragmentariedade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O princípio da lesividade preconiza que, embora muitas condutas possam agredir o senso moral comum da sociedade, caso não sejam lesivas de forma significativa a bens jurídico-penais de terceiros não poderão ser proibidas ou impostas pelo Direito Penal. Ainda, o discente poderá abordar os princípios da intervenção mínima e fragmentariedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702030101)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	CAIO, carcereiro de uma delegacia na Baixada Fluminense, recebe ordens de seu Delegado para não alimentar um preso pelo período de duas semanas, além de não autorizar visitas e nem mesmo o fornecimento de água. Acatadas as determinações e findo o prazo estabelecido, o preso é encontrado morto. CAIO poderá alegar alguma excludente de culpabilidade ?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Sugestão de gabarito: Não poderá alegar qualquer excludente de culpabilidade, visto que a ordem recebida era manifestamente ilegal, e nos termos do art. 22 do CP, tanto Caio como o Delegado responderão pelo homicídio do preso.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Não poderá alegar qualquer excludente de culpabilidade, visto que a ordem recebida era manifestamente ilegal, e nos termos do art. 22 do CP, tanto Caio como o Delegado responderão pelo homicídio do preso.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702010497)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Afirma-se que o Direito Penal moderno é concebido como uma instância de controle social formalizado, cuja intervenção deve ser a última alternativa utilizada quando das lesões graves a bens jurídicos penalmente protegidos. Face a essa afirmativa marque, nas proposições abaixo, aquela que contém os princípios relacionados ao enunciado:
		
	
	Princípio da Lesividade e Princípio da Adequação Social.
	 
	Princípio da Intervenção Mínima e Princípio da Lesividade.
	
	Princípio da Insignificância e Princípio da Lesividade.
	
	Princípio da Legalidade e Princípio da Fragmentariedade.
	
	Princípio da Insignificância e Princípio da Adequação Social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702010533)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o Código Penal brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	José, dias antes de completar 18 anos, com a intenção de matar, utilizando arma de fogo, dispara contra a vítima, que vem a falecer dias depois daquele completar a maioridade penal. José praticou o crime de homicídio, devendo responder penalmente pela sua conduta, não estando sujeito às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
	
	O artigo 1º do Código Penal brasileiro, o qual dispõe que não há crime sem lei anterior que o defina, bem como não há pena sem prévia cominação legal, enuncia os princípios da legalidade e da anterioridade, vedando a incriminação e a sanção à conduta que não estiver previamente prevista na lei como delito
	
	Considera-se praticado o crime, no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado
	
	Com relação ao princípio do ne bis in idem, é correto afirmar que ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato
	
	Considera-se praticado o crime, no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir o resultado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702010556)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Crime de mera conduta é aquele que:
		
	
	exige uma qualidade especial do sujeito ativo.
	
	não descreve e nem exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	
	descreve e exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	
	não descreve, mas exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	 
	apenas descreve, mas não exige o resultado naturalístico para sua consumação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702010646)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A figura do garantidor decorre da natureza jurídica dos crimes:
		
	
	comissivos por omissão, somente dolosos
	
	tentados.
	
	praticados em concurso de pessoas.
	 
	comissivos por omissão, dolosos ou culposos
	
	omissivos próprios.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702010688)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Wilson, competente professor de uma autoescola, guia seu carro por uma avenida à beira-mar. No banco do carona está sua noiva, Ivana. No meio do percurso, Wilson e Ivana começam a discutir: a moça reclama da alta velocidade empreendida. Assustada, Ivana grita com Wilson, dizendo que, se ele continuasse naquela velocidade, poderia facilmente perder o controle do carro e atropelar alguém. Wilson, por sua vez, responde que Ivana deveria deixar de ser medrosa e que nada aconteceria, pois se sua profissão era ensinar os outros a dirigir, ninguém poderia ser mais competente do que ele na condução de um veículo. Todavia, ao fazer uma curva, o automóvel derrapa na areia trazida para o asfalto por conta dos ventos do litoral, o carro fica desgovernado e acaba ocorrendo o atropelamento de uma pessoa que passava pelo local. A vítima do atropelamento falece instantaneamente. Wilson e Ivana sofrem pequenas escoriações. Cumpre destacar que a perícia feita no local constatou excesso de velocidade. Nesse sentido, com base no caso narrado, é correto afirmar que, em relação à vítima do atropelamento, Wilson agiu com:
		
	
	culpa inconsciente.
	
	dolo eventual.
	
	dolo direto.
	
	negligência.
	 
	culpa consciente.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702027936)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	CAIO, conhecido assaltante que atuava num ponto de ônibus situado em movimentada rodovia, aborda a jovem Mévia, subtraindo-lhe mediante grave ameaça seus pertences. Apavorada com o roubo, Mévia resolve atravessar a rodovia correndo, sendo atropelada por um veículo não identificado e morrendo no local. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre relação de causalidade, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade jurídico-penal de Caio:
		
	
	será responsabilizado pelo delito de lesões corporais seguidas de morte por força do disposto no art.13, caput, do Código Penal - teoria da equivalência das condições.
	 
	não poderá o resultado morte ser imputado a Caio, pois houve a interrupção do nexo causal, face à incidência de superveniência de causa relativamente independente, consoante a teoria da causalidade adequada, prevista no art.13, §1º, do Código Penal.
	 
	não poderá o resultado morte ser imputado a Caio, pois houve a interrupção do nexo causal, face à incidência de superveniência de causa relativamente independente, consoante a teoria da equivalência das condições, prevista no art.13, §1º, do Código Penal.
	
	será responsabilizado pelo resultado morte por força do disposto no art.13, caput,do Código Penal - teoria da equivalência das condições.
	
	será responsabilizado pelo resultado morte por força do disposto no art.13,§1º, do Código Penal - teoria da causalidade adequada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702027940)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Anderson e sua namorada Verônica foram à uma festa na casa de João. Durante a festa, sem o conhecimento de Verônica ,Anderson aproveita-se da distração de todos e subtrai a máquina fotográfica digital de João. Ao chegar em casa Anderson deixa-a sobre a mesa da cozinha o que é visto por Verônica que logo reconhece o aparelho e decide esperar que o namorado durma para devolver o bem ao dono e evitar que seu namorado seja preso. Diante dos fatos narrados assinale a opção correta acerca da conduta de Verônica :
		
	
	configura-se arrependimento posterior cuja consequência jurídica será a diminuição de pena aplicada à conduta de Anderson.
	
	configura-se arrependimento eficaz eximindo Anderson de qualquer responsabilidade penal;
	
	configura-se arrependimento posterior eximindo Anderson de qualquer responsabilidade penal;
	
	configura-se a tentativa de furto, cuja consequência jurídica será a diminuição de pena aplicada à conduta de Anderson.
	 
	não possui relevância jurídico-penal;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702030011)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca do tema Culpabilidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Não excluem a imputabilidade penal a emoção ou a paixão, a embriaguez voluntária ou culposa, pelo álcool ou substância de efeitos análogos. II. São relativamente inimputáveis os menores com idade compreendida entre 18 e 21 anos, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial. III. É isento de pena o agente que, por embriaguez incompleta, proveniente de caso fortuito ou força maior, age amparado na " actio libera in causa". IV. É isento de pena o agente que, por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato.
		
	 
	as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
	
	as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
Observação: Estou ciente de que ainda existe(m) 2 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 14/06/2017 21:40:59

Outros materiais