Buscar

AV ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0466_AV_201701050498 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: GISELE RAMOS BRANDÃO 
	Professor:
	DANIELE CRUZ DA SILVA FIGUEIREDO LUZ
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2017 19:16:20 
	 1a Questão (Ref.: 201701634034)
	sem. N/A: Émile Durkheim: Educação e Sociologia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em seu trabalho intitulado "Educação e Sociologia", Durkheim se propõe a fazer um exame crítico das práticas de educação escolar. Segundo o autor, qual seria o tipo de educação adequada para as relações mais jovens?
		
	
Resposta: Havia estudiosos da época que achavam Durkhein conservador e avesso às transformações . Para ele a educação deveria continuar sendo com modelo tradicional. As ordens sociais comandavam e quem não se adequasse poderia ser excuído do meio social.
	
Gabarito: Segundo Durkheim, a educação adequada é aquela própria a meio moral que cada um compartilha, uma vez que educação também é socialização. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701117205)
	6a sem.: Marx
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para entender o capitalismo e explicar a sua natureza, Marx desenvolveu a abordagem materialista da história. Segundo este autor, no capitalismo os trabalhadores viveriam um processo, que ele definia como de alienação. Defina o que Marx entendia como alienação e procure mostrar qual seria a função da escola diante deste quadro.
		
	
Resposta: Para Marx alienação era o processo do qual o indivíduo ficava alheio as adversidades do meio social por conta do trabalho que lhe era imposto e da atuação das classes dominantes. Os burgueses detinham o controle , pois possuia os meios de produção e a classe dominada(proletariado) era submetida a adquações sociais em troca de um salário no fim do mês. O trabalho era fragmentado e o indivíduo não tinha noção do que produzia. A educação da época era precária e só visava o lado técnico. Crianças eram preparadas para trabalhar em fábricas e não desenvolver o intelecto. Com isso, continuariam sendo permitidas a obedecer " conceitos" determinados pela classe dominante.
	
Gabarito: Para Marx a alienação seria consequência da dupla expropriação sofrida pelos trabalhadores no capitalismo, uma vez que eles teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e o saber relacionado à mesma. Caberia a educação despertar nos trabalhadores esta consciência, que os permitiria refletir de modo crítico sobre as suas condições de vida e trabalho e, desse modo, superar o processo de alienação e exploração. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701864703)
	sem. N/A: INCURSÃO PELA ANTROPOLOGIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação ao Relativismo Cultural considere as afirmações abaixo: 1) Todas culturas devem ser consideradas válidas. 2) Os preconceitos derivados das convenções culturais nos leva a não aceitar a cultura do outro. 3) Inexiste medida absoluta para informar julgamentos. 4) A avaliação do costume do outro representa obstáculo ao conhecimento antropológico. São corretos os itens:
		
	
	Os itens 1.2,3 e 4 são corretos;
	
	Apenas o 3 e 4 são corretos; 
	
	Apenas 3 e 4 são corretos
	
	Apenas 2 e 3 são corretos;
	
	Apenas o 1 e 2 são corretos;
		
	 4a Questão (Ref.: 201701814863)
	sem. N/A: A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	 
Comte propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela "reforma intelectual plena do homem". Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam.  O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais.  Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. Sobre Conte é correto dizer que:
I. sua filosofia nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. 
II. trouxe para as ciências sociais o modelo das ciências exatas.  O conhecimento para ele deveria ser feito de leis provadas com base nos fatos.
III. em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, usou a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos.
IV. Para firmar a Sociologia como ciência, utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham credibilidade no meio científico.
 
		
	
	Somente III está correta
	
	Todas estão corretas.
	
	Somente II está correta
	
	Somente IV está correta
	
	Somente I está correta
		
	 5a Questão (Ref.: 201701814898)
	sem. N/A: fato social
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a concepção de fato social para Émile Durkheim, marque a alternativa correta. 
		
	
	O fato social é um tipo ideal que o sociólogo constrói, sem possibilidade de descobrir leis e tendências gerais. 
	
	Define um tipo de coesão social, particularmente aquele no qual se estabelece uma rede de funções interdependentes, ao mesmo tempo em que os indivíduos são diferentes uns dos outros. 
	
	O método sociológico não deve se fundamentar na observação empírica, pois esta se restringe às ciências naturais. 
	
	Os fatos sociais tem como características: a coerção, generalização e exterioridade. O sociólogo deve olhar para os fenômenos sociais como coisas, controlando suas prenoções e se pautando pela objetividade comum a outros ramos da ciência. 
	
	Os fenômenos sociais decorrem das escolhas racionais que os indivíduos fazem, motivados estes por tradições, estados afetivos ou objetivos e valores desejados. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701754458)
	sem. N/A: Educação
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na sociologia de Durkheim, a educação pode ser definida enquanto:
		
	
	Ciência transmissora de conteúdos pedagógicos
	
	A divisão social do trabalho
	
	A transmissão de valores de uma geração para a outra
	
	Nenhuma das anteriores
	
	A ciência da humanidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701289175)
	sem. N/A: O Pensamento Sociológico de Karl Marx
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O alemão Karl Marx influenciou de modo significativo o pensamento ocidental, tanto no século XIX quanto no século XX. Ao nos referirmos a ele como um dos clássicos do pensamento sociológico, o fazemos por reconhecer a forte influência que o seu trabalho exerce, ainda hoje, sobre as obras de muitos autores. Com a participação de seu amigo e colaborador Friedrich Engels, Marx tinha, como objeto de sua pesquisa, a sociedade capitalista do século XIX. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no: 
		
	
	Naturalismo
	
	Materialismo Dialético 
	
	Positivismo
	
	Dogmatismo Científico
	
	Funcionalismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701295928)
	sem. N/A: KARL MARX
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Num supermercado, os trabalhadores vivem uma rotina fatigante, onde não são valorizados e estão submetidos à baixa remuneração e precárias condições de vida. Eles são praticamente invisíveis aos olhos dos seus patrões, estão desumanizados. Diante disso tudo, alguns se relacionam com o trabalho como algo que lhes é alheio e adverso. Outros, no entanto, reconhecem que compartilham os mesmos problemas e se organizam para a defesa consciente de seus interesses. 
A que conceitos da teoria marxista, respectivamente, referem-se essas duas posições?
		
	
	Consciência de Classe e Alienação
	
	Mais-valia e Consciência de Classe
	
	Alienação e Consciência de Classe
	
	Ideologia e Mais-valia
	
	Consciência de Classe e Ideologia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701293243)
	5a sem.: A SOCIOLOGIADE MAX WEBER
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma "coisa" exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social aquela destinada a
		
	
	identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
	
	identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
	
	identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
	
	identificar e analisar os fatores psicológicos normais e desviantes que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo. 
	
	identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701630057)
	12a sem.: As Contribuições de Bourdieu, Gramsci e Mannheim
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O sociólogo francês Pierre Bourdieu baseou-se nas concepções de Émile Durkheim e no Estruturalismo para fazer a sua análise sobre a educação contemporânea. É importante saber que, para o Estruturalismo de Bourdieu, os sujeitos sociais são vistos como:
		
	
	marionetes das estruturas dominantes. 
	
	"pessoas simples".
	
	intelectuais que brigam para organizar a cultura de determinado contexto histórico a partir de seus interesses. 
	
	intelectuais clássicos das classes dominantes. 
	
	intelectuais orgânicos das classes dominantes. 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando