Buscar

Prova UNIT Contratos2c AB2 2016.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Avaliativo – 2ª Unidade 
Aluno(a): _______________________________________________________ Turma: Data: / /2016
Curso: Direito Disciplina: Contratos Professor: José Barros Jr.
�
Critérios de Avaliação:
1. Todos os livros e cadernos deverão permanecer fechados; 2. A avaliação NÃO pode conter rasuras. 3. Não serão aceitas avaliações a lápis. 4. O aparelho de celular deverá ser desligado durante toda a avaliação e COLOCADOS NA MESA DO PROFESSOR, atribuindo-se nota ZERO a quem não atender a determinação. 5.Esta avaliação valerá um total de 8,0 pontos. 6. Os pontos desta avaliação serão somados aos 2,0 ponto da Medida de Eficiência, compondo assim a média final da 2ª Unidade Programática.
QUESTÃO
�
1. Tício celebra contrato de locação de imóvel com Caio. Em razão de férias, Caio se ausenta do lar por 90 dias, e neste período Lúcio invade o imóvel, fato que chega ao imediato conhecimento de Tício. Neste caso, Tício 
a) e Caio têm legitimidade para pleitear proteção possessória.
b) pode dar o contrato de locação por resolvido, e mover ação de despejo em face de Lúcio, mais célere que a possessória.
c) não poderá pleitear reintegração de posse, pois apenas Caio tem interesse jurídico em fazer cessar o esbulho.
d) poderá pleitear reintegração de posse, desde que notifique previamente Lúcio para que desocupe o imóvel no prazo de 30 dias.
e) pode pleitear reintegração de posse para fazer cessar o esbulho, desde que previamente autorizado por Caio.
2. A respeito do contrato de compra e venda, é INCORRETO afirmar:
a) É vedada a compra e venda entre cônjuges, com relação a bens excluídos da comunhão.
b) É nula a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.
c) É anulável o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço.
d) A fixação do preço pode ser deixada ao arbítrio de terceiro, que os contratantes logo designarem ou prometerem designar. Se o terceiro não aceitar a incumbência, ficará sem efeito o contrato, salvo quando acordarem os contratantes designar outra pessoa.
3. Leandro celebrou com Mariana contrato de locação não residencial, tendo por objeto imóvel de propriedade da segunda, no qual o primeiro estabeleceu um pequeno comércio de gêneros alimentícios.
Para que Leandro exerça o direito à renovação da locação, não sendo isso do interesse de Mariana, deve preencher os requisitos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
a) O contrato em vigor tenha prazo determinado de cinco anos.
b) O contrato em vigor seja celebrado por escrito.
c) O locatário esteja explorando o seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.
d) A ação renovatória seja proposta entre um ano e seis meses antes do vencimento do contrato em vigor.
e) O contrato em vigor tenha prazo certo.
4. Nos contratos de compra e venda, aparecem cláusulas fora do comum, extraordinárias. Assinale a alternativa INCORRETA, cuja cláusula não corresponda à sua definição: 
a) Retrovenda – É a cláusula pela qual o vendedor se reserva no direito de adquirir a coisa do comprador, restituindo-lhe o preço mais as despesas. Esta cláusula só tem valor se o objeto do contrato for imóvel. 
b) Venda a contento – Chama-se venda a contento o contrato de compra e venda subordinado à condição de ficar desfeito se a coisa, objeto do contrato, não for do agrado do comprador. Esta cláusula nunca será presumida.
c) Reserva de domínio – É cláusula que garante ao vendedor a propriedade da coisa móvel já entregue ao comprador até o pagamento total do preço. A cláusula será sempre escrita. 
d) Preempção – É cláusula que proíbe o comprador de alienar o bem até o cumprimento total de uma obrigação. Esta cláusula só tem valor se o objeto do contrato for imóvel, e fica vinculada à quitação total das notas promissórias em caráter pro-solvendo.  
5. Sobre a doação, assinale a alternativa correta.
a) A doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado permanece como obrigação dos herdeiros, morrendo o doador.
b) A doação de um cônjuge a outro importa adiantamento do que lhes cabe por herança.
c) Não é possível a doação feita a nascituro, ainda que aceita por seu representante legal.
d) A doação é sempre pura, ou seja, não é possível a estipulação de cláusula que onere o donatário.
e) A doação far-se-á sempre por escritura pública, por ser uma liberalidade que transfere um patrimônio.
6. Antonio outorgou mandato a João para a compra de uma casa. No entanto, Antonio foi interditado depois dessa outorga. Diante desse fato, assinale a alternativa correta.
a) O mandato permanece válido, por ter sido outorgado quando Antonio era capaz.
b) O curador de Antonio deverá revogar o mandato por instrumento público.
c) O juiz da interdição deverá revogar o mandato.
d) A interdição equivale à renúncia do mandato
e) Cessa o mandato com a interdição, como ocorreria com a morte do mandatário.
7. Marcelo emprestou gratuitamente a Henrique, para que expusesse em sua galeria de arte, obra assinada por renomado artista plástico. Enquanto a obra estava exposta, a galeria de artes foi atingida por um raio que incendiou o local. Durante o incêndio, Henrique houve por bem salvar as obras de sua propriedade, tendo em vista possuírem valor maior, abandonando a de Marcelo, que se danificou. O contrato celebrado entre Marcelo e Henrique é de
a) comodato, que tem como objeto bem infungível, perfaz-se com o acordo de vontades e Henrique responderá pelo dano, não podendo invocar como causa excludente de responsabilidade caso fortuito ou força maior.
b) comodato, que tem como objeto bem infungível, perfaz-se com a sua tradição e Henrique responderá pelo dano, não podendo invocar como causa excludente de responsabilidade caso fortuito ou força maior.
c) mútuo, que tem como objeto bem fungível, perfaz-se com o acordo de vontades e Henrique não responderá pelo dano, pois o caso fortuito ou a força maior exclui o nexo de causalidade, afastando o dever de indenizar.
d) comodato, que tem como objeto bem infungível, perfaz-se com o acordo de vontades e Henrique não responderá pelo dano, pois o caso fortuito ou a força maior exclui o nexo de causalidade, afastando o dever de indenizar.
e) mútuo, que tem como objeto bem infungível, perfaz-se com a sua tradição e Henrique responderá pelo dano, não podendo invocar como causa excludente de responsabilidade caso fortuito ou força maior.
8. Com relação aos contratos, analise as proposições:
I- Fixada em contrato cláusula que o resolve sob ocorrência de determinado fato, ela opera efeitos de pleno direito.
II- Estabelecidas obrigações recíprocas, um dos contratantes não pode exigir o cumprimento da obrigação do outro se não cumprir com a sua obrigação precedente.
III- O conteúdo da proposição anterior se refere à execptio non adimpíeti contractus e não à cláusula rebus sic stantibus.
IV- Ocorrendo situação imprevista que onere excessivamente a obrigação no momento de seu cumprimento, o devedor pode pedir a resolução do contrato, porém, o credor poderá evitar a resolução mediante modificação equitativa das condições contratuais (teoria da imprevisão).
V- Contratadas obrigações recíprocas, uma das partes pode escusar-se do cumprimento de sua obrigação se sobrevier à outra diminuição de seu patrimônio suficiente para tornar duvidoso o cumprimento da obrigação a que se comprometeu. 
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as proposições II e III estão corretas.
b) Somente as proposições I e IV estão corretas. 
c) Todas as proposições estão corretas. 
d) Som ente as proposições I e V estão corretas. 
e) Somente a proposição IV está correta. 
�
	1
	2
	3
	4
	a
	b
	c
	d
	e
	a
	b
	c
	d
	e
	a
	b
	c
	de
	a
	b
	c
	d
	e
	5
	6
	7
	8
	a
	b
	c
	d
	e
	a
	b
	c
	d
	e
	a
	b
	c
	d
	e
	a
	b
	c
	d
	e
Medida de Eficiência:________ Outras Atividades _________ Valor da Prova:________
Total da Nota (medida de eficiência + prova+ outras atividades) = ________

Outros materiais