Buscar

AV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0203_AV_201501312651 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ALBERTO WESTER
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 12/06/2017 19:28:19
	
	 1a Questão (Ref.: 201501515223)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A revolução digital teve seu início marcado pelo surgimento da Internet e uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação para apoiar as atividades econômicas, financeiras, governamentais, o comércio e a comunicação entre as pessoas. Esse novo contexto tecnológico deixa ainda mais evidente a necessidade das pessoas e das empresas terem conhecimento das TIC, sob pena de ficarem excluídas da nova Sociedade da Informação. Explique a relação entre a inclusão digital e a inclusão social e descreva qual deve ser a atitude das pessoas e das empresas para não ficarem excluídas dessa nova Sociedade.
		
	
Resposta: A pratir da globalização houve a necessidade de crescimento da técnologia como um todo. Na qual tudo está relacionado ao conhecimento/comunicação. Onde conhecimento é diferêncial para um mercado competitivo e um ambiente social. Relaciona pessoas de baixa renda(inclusão social) com a inclusão digital, uma vez que a técnologia tem um valor, mesmo sendo de mais fácil acesso atualmente. Para não ficar excluídas é necessário a busca de conhecimento, pois atualmente conhecimento é uma riqueza, assim pertencerem a essa nova sociedade.
	
Gabarito: Os excluídos digitais estarão consequentemente excluídos dessa nova Sociedade da Informação, não participando das atividades e processos relacionados ao digital. Tanto pessoas como empresas devem estar informatizadas, buscando manter a fluência tecnológica. Pessoas devem buscar conhecimentos e habilidades ligados ao funcionamento e uso das TIC, alem da atuação e interação em redes e comunidades. As empresas devem manter as TIC inseridas nas atividades operacionais internas, gestão e planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores, governo e consumidores.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Os excluídos digitais estarão consequentemente excluídos dessa nova Sociedade da Informação, não participando das atividades e processos relacionados ao digital. Tanto pessoas como empresas devem estar informatizadas, buscando manter a fluência tecnológica. Pessoas devem buscar conhecimentos e habilidades ligados ao funcionamento e uso das TIC, alem da atuação e interação em redes e comunidades. As empresas devem manter as TIC inseridas nas atividades operacionais internas, gestão e planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores, governo e consumidores.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501515241)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O crescente e acelerado desenvolvimento tecnológico tem nos levado a refletir sobre os aspectos éticos e legais relacionados ao exercício do profissional da área de TI. Segundo José Augusto Guimarães, "a ética profissional tem por objeto o conjunto de valores que uma determinada classe profissional deve se orientar e seguir para alcançar um agir profissional correto e adequado para com a sociedade em que se insere (...)". Em abril de 2013, entrará em vigor a Lei dos Crimes Cibernéticos, que servirá principalmente para punir aqueles que se utilizam do mundo virtual para praticar atos ilícitos. Cite pelo menos três ações que não devem ser realizadas pelos profissionais de TI utilizando seu conhecimento técnico (ou seja, o que o profissional de TI não deve fazê-las), indicando assim uma conduta ética correta.
		
	
Resposta: Manter em sigilo confidencialidades da empresa ou pessoas que utilizem tal plataforma. Não utilizar das técnologias para benêficio próprio. Não prejudicar pessoas/usuários de um determinado sistema/plataforma, de qualquer maneira possível.
	
Gabarito: 1) Vasculhar arquivos e pastas de terceiros; 2) Invadir sites de empresas para tirar dados sigilosos; 3) Instalar programas espiões em computadores; 4) Prestar falso testemunho ou omitir informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais; 5) Utilizar, copiar ou negicor software sem direito ou autorização para tal (pirataria); 6) Utilizar os recursos de TI de terceiros sem autorização; 7) Apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502105264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ciência tem seu reconhecimento nos dias atuais, principalmente, por ser produzida a partir ________________, algo que possibilita a confirmação de sua veracidade ao ser repetido. I- do método científico II- das tradições III- da observação
		
	
	Somente a afirmação II está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	 
	Somente a afirmação I está correta
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501409788)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais. Assinale qual das abordagens apresentadas abaixo está realcionada à definição: "As tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade e são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis, vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade".
		
	
	Neutralidade
	
	Cibercultura
	
	Associação em rede
	 
	Determinismo tecnológico
	
	Dialética
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501410226)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos pontos do documento brasileiro sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é:
		
	
	isolamento do Brasil para preponderância entre os países latino-americanos.
	 
	pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
	
	administração centrada unicamente nos interesses do governo.
	
	quadro regulatório para diminuir lucros dos empresários.
	
	falta de necessidade de fluência tecnológica por parte das pessoas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501410232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, os usuários domésticos e empresariais estão recorrendo à computação na nuvem. Uma vez em formato digital a informação e o conhecimento são mais facilmente acessados, armazenados, recuperados, manipulados e compartilhados através das redes de computadores. Diante desse cenário podemos afirmar que:
		
	
	A convergência tecnológica promove facilidades de acesso às informações desde que seja num lugar específico, através de um meio de comunicação determinado
	
	A convergência computacional nos possibilita acessar as informações de lugares específicos e através de um meio de comunicação determinado (ligações telefônicas convencionais)
	
	A convergência computacional nos impede de acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação, por falhas nas redes de telecomunicações
	 
	A convergência tecnológica nos possibilita acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única
	
	A convergência digital dificulta a troca de informações no contexto das redes sociais e da Internet, pois limita a distância gerográfica
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501582365)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando falamos de TIC estamos falando da união de tecnologias + métodos + informações + comunicação e para isso precisamos dos Sistemas de Informação, responsáveis por processar os dados e gerar Informação e/ou Conhecimento. 
Analise as sentenças abaixo e indique V se Verdadeira e F se Falsa. Em seguida marque a alternativa correta, de cima para baixo:
( ) Dado e informação representam o mesmo conceito, com a diferença que o dado é armazenado e a informação disponibilizada.
( ) Dados representam fatos e Informações é o dado com significado a partirde um processamento.
( ) O dado é uma representação gráfica ou simbólica, sem sentido completo. Enquanto que a informação é um conjunto de dados com sentido completo.
( ) Os tipos de sistema de informação são classificados em função do nível estratégico da empresa, por exemplo os SIG são destinados ao nível estratégico.
( ) Os Sistemas Especialistas possuem um maior nível de complexidade e atendem ao nível estratégico da empresa.
		
	
	V - F - V - F - V
	
	V - V - F - F - V
	
	F - F - F - F - F
	
	V - V - V - V - V
	 
	F - V - V - F - V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501408322)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Além de competências técnicas, o profissional da área de TI:
		
	
	Pode atuar somente em empresas onde a TI é atividade fim, encontrado dessa forma possibilidades limitadas, além de poucas oportunidades e remuneração dentro de uma faixa específica e delineada
	
	Necessita de pouca relação e acompanhamento do comportamento do consumidor, das fusões e aquisições, da proliferação de dispositivos móveis e do crescimento do volume de dados
	 
	Necessita desenvolver habilidades pessoais e sociais, como empreendedorismo, inovação, concentração e boa relação interprofissional
	
	Necessita reforçar e valorizar tais competências técnicas, não sendo importante desenvolver habilidades pessoais e sociais, tais como empreendedorismo, criatividade e boa relação interpessoal
	
	Necessita relaxar mais sobre suas competências, não necessitando de atualização constante de seu currículo, uma vez que as tecnologias levam muito tempo para mudar
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501582410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São diversas as profissões disponíveis em TI. Relacione as funções com as profissões e em seguida marque a alternativa correta que represente a sequencia de cima para baixo.
1. Analista de Sistemas 
2.Administrador de Redes 
3.Analista de Mídias Sociais 
4.Gerente de Projeto 
5.Engenheiro de Testes de Software 
6.Analista de Segurança Informação
( ) Verifica erros e valida os requisitos propostos em relação aos implantados.
( ) Atua no gerenciamento de patches de correção de vulnerabilidades divulgados.
( ) Gera conteúdo relevante para a marca e também para os clientes da marca. 
( ) Desenvolve, administra e implanta projetos físicos e lógicos de infraestrutura de conexão e comunicação.
( ) Atua nas fases de desenvolvimento de sistema, como especificação, análise, projeto, teste e implantação de produtos de software. 
( ) Controla e acompanha a execução dos projetos.
		
	
	4 - 3 - 5 - 6 - 2 - 1
	
	5 - 6 - 1 - 2 - 4 - 3
	
	2 - 1 - 3 - 5 - 4 - 6
	 
	5 - 6 - 3 - 2 - 1 - 4
	
	3 - 2 - 4 - 6 - 5 - 1
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501408146)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças abaixo sobre Sustentabilidade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O desenvolvimento sustentável está relacionado a três principais pilares e seus respectivos indicadores: sócio-econômico, sócio-ambiental e eco-eficiência;
II. Quanto mais aumenta a interação entre esses três pilares, menor será o índice de desenvolvimento sustentável;
III. Esses três pilares são apresentados no conceito Triple Bottom Line.
		
	 
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente a sentença II está correta.

Outros materiais