Buscar

Avaliação tcc em pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0382_AV_201307129374 » TCC EM PEDAGOGIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307129374 - PAULA DA SILVA LESSA REIS
	Professor:
	SONIA DE SOUZA MEDEIROS
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 10,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 14/06/2017 13:58:03
	
	 1a Questão (Ref.: 201307395538)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: O meu propblema de pesquisa se originou de uma afirmação. A afirmação de Comenius " Devemos ensinar tudo a todos." a partir desta afirmação surgiu a pergunta: Como assim tudo e a todos. Colocando o foco sobre a educação Infantil os objetivos de minha pesquisa procuram responder a principio o que poderiamos ensinar na escola nos anos iniciais do processo de desenvolvimento infantil? Pesquisando neste sentido começamos a pensar em curriculo. Em meio aos estagios realizados os questinamentos se voltaram a descobrir qual o atual curriculo proposto para a educação infantil no Brasil. Quais as mudanças seriam necessarias para suprir as necessidades da criança que vive na pós-modernidade. Existe um conflito entre teoria e pratica no qesito curriculo? A pesquisa se originou tentando descobrir qual seria o melhor curriculo e caminhou no sentido de descobrir o curriculo o caminho encontrado foi descobrir as orientações propostas nas diretrizes nacionais curriculares para a educação basica. Ao pesquisar sobre as diretrizes encontramos mais uma pergunta qual seria a relevancia de uma proposta curricular para a educação infantil. Ao questionar essa relevancia fica nitido o olhar de inferioriedade que é tratada a educação Infantil. Os objetivos iniciais desta pesquisa era definir qual nosso atual curriculo a quais seriam a mudanças necessarias para uma atualização que sefaz necessaria detempos em tempos. E este objetivos surgem da necessidade de se responder o que cabe a escola ensinar. O que cabe a familia? Quais os rumos que a atual proposta curricular tem a levar nossas crianças.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307395537)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: O autor que deu origem a pesquisa foi Comenius, o pai da didatica moderna com suas afirmações em sua Didatica Magna; deu origem a esta pesquisa. Paulo Freire com suas inquetações sobre a educação bancaria e a finalidade da educação foi de grande contribuição para as dividadas presentes no texto monografico. As orietnações sobre curriculo na Obra de Farias e Dias trouxeram grande entendimento sobre como se dá a formação do curriculo nacional. o grande texto de consulta para esta pesquisa foi sem duvidas as Diretrizes curriculares para a Educação Basica, a leitura de seu texto seria fundamental para a realização desta pesquisa que a tomou por base. Muito elucidativa foram as Analises de Oliveira com os ANAIS do congresso Curriculo em movimento que trouxe muitas das fundamentaçõesp resentes no texto. Foram lidos muitos textos, livros, leis etc. Mas acredito que estes foram os princiapais autores que fundamentaram meu texto monografico. Escolha deste autores se deu por uma afinidade de pensamentos e pela notoriedade e credibilidade do trabalho de cada um. Todos os textos lidos estavam em pertinencia com o tema da pesquisa. E todos possibilitaram um afunilamento do tema proposto.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307395540)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: Minha pesquisa foi Exploratória, Bibliográfica documental com pesquisa de campo com levantamentos de dados através de pesquisa qualitativa e observação. A escolha se deu por orientação dos tutores ao longo da jornada de projeto. Tento como tema da pesquisa a analise do curriculo da educação Infantil era preciso uma pesquisa bibliografica como a proposta era descobrir não somente a analise documental mais a pratica deste curriculo proposto na teoria foi necessario a pesquisa de campo. A pesquisa de campo trouxe elucidação para três das questões norteadoras do projeto. Enquanto a pesquisa documental trouxe uma visão geral ela se ateve a responder diretamente a duas questões.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307395543)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: Ao ler a pesquisa concluida foi possivel perceber que onde eu pensava que estava o problema na verdade não era bem o grande problema. A grande pergunta não deveria ser o que estamos ensinando e sim, Quem esta ensiando? Mediante a pesquisa de campo foi nitido ver que a Educação Infantil ainda tem sido deixada de lado. A proposta da Base nacional comum curricular deverá dar novos rumos aos curriculos que estão no papel de cada escola mais a duvida fica na aplicação deste novos rumos. Foi um choque entrar em salas de aula hoje e encontrar quadro negro e giz sendo encarados como o sufuciente. Foi um choque perceber que quem faz o curriculo esta tão longe de quem aplica e ao contrario também. Podemos afirmr sem duvidas que a teoria está tão longe da pratica. No inicio da pesquisa me questionava presa ao conceito de que não deveriamos ensinar tudo a todos, afinal tudo é muita coisa, mais ao fim eu entendo Comenius precisamos colocar "o tudo" a disposição de nossos alunos. Ao me questionar sobre a interferencia de pais na aplicação do curriculo oficial nunca poderia imaginar que a maior interferencia se dava por sua ausência na escola. Chego a conclusão que temos base na nossa legislação para a criação de exelentes curriculos. Em muitos lugares isso já acontece. Vimos todo o processo de contrução das diretrizes e vismo a discurção gerada em torno de se ter ou não um curriculo na educação Infantil, vismos ao longo da pesquisa que a educação Infantil do filho do pobre a do filho do rico tem grande diferença. Descobrimos enfim que o problema não está no curriculo pois afinal uma equipe pedagogica que controi seu curriculo colocando a criança no centro do procesos de aprendizagem com certeza terá um curriculo atualizado que cumpra sua função de trazer desenvolvimento integral da criança. A grande questão que me foi desvendada nesta pesquisa é que presisamos valorizar a educação infantil valorizando o proficional que a faz acontecer. Mais uma ver o grande problema está em quam aplica o curriculo que muits vezes só tem uma formação nivel medio, que não tem capacitação continuada que não recebe um salario digno de sua pratica.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivosiniciais.

Outros materiais