Buscar

Mamoplastia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mamoplastia
 Mamoplastia
É toda cirurgia plástica que transforma e modifica o formato das mamas, tendo por objetivo torná-lo mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo.
 Elas podem aumentar, diminuir ou mesmo alterar a aparência dos seios.
Prótese de silicone
Tipos de mamoplastia
Apesar de receber o mesmo nome, a finalidade da mamoplastia faz com que os recursos e processos utilizados sejam diferentes. 
Mamoplastia de Aumento
Geralmente são as mulheres que tem seios muito pequenos que recorrem à cirurgia para colocação de implante de silicone nos seios. 
Embora muitas também busquem aumentar as mamas para enrijecer e porque seios maiores estão associados à sensualidade.
 É usada uma prótese que garante firmeza, formato e aparência natural da mama.
 A técnica usada é o implante de silicone e a incisão pode ser no sulco mamário, aréola ou axila.
 Prótese de silicone
Escolher uma prótese de silicone não se resume em decidir apenas o volume a ser utilizado. 
Existe no mercado mais de dois mil implantes de mama de diferentes volumes e formatos.
 O modelo da prótese de silicone:
São três diferentes:
 O cônico, o redondo e o natural (em gota). 
Existem marcas que ainda subdividem o modelo natural em mais dois ou três submodelos a depender do formato da base.  
Escolher entre um modelo cônico, redondo ou em gota irá influenciar diretamente no formato final das mamas. 
 O perfil da prótese de silicone:
O perfil de um implante é a medida de sua altura, ou seja, sua projeção a partir da base da prótese. 
Essa medida é responsável na paciente pela projeção da mama para frente. 
A escolha entre os perfis é influenciada pela quantidade de flacidez da mama, dentre outros fatores. 
Algumas marcas disponibilizam quatro perfis diferentes: perfil baixo, perfil moderado, perfil alto e perfil extra alto para volumes semelhantes.
Próteses de silicone de diferentes projeções com volumes semelhantes. LO: perfil baixo; MD: perfil moderado; HI: perfil alto; XH: perfil extra alto.
Um cirurgião plástico bem formado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com sua experiência e conhecimento saberá indicar o melhor modelo de prótese adequado ao seu desejo e ao seu biótipo.
Prótese redonda
Prótese cônica
Prótese gota
Comparativo
 Pode ser colocado sob ou sobre o músculo, ou seja, o implante pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo.
A indicação de colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo de mama da paciente. 
Se a mulher possui pouca glândula, comumente se põe atrás do músculo para que os implantes não fiquem muito aparentes. 
Quando a paciente tem uma quantidade de glândula para cobrir satisfatoriamente o implante, coloca-se na frente do músculo.
Mamoplastia redutora
Para mamas muito volumosas, desproporcionais, que devido ao peso causam desconforto e dor na coluna. 
Seios muito grandes também costumam promover sua queda, muitas vezes precocemente e, consequentemente ainda está associada à flacidez causada pelo excesso de gordura mamária. 
Além disso, o peso e o volume pode provocar dor nas costas, além de marcas acentuadas nos ombros por causa do sutiã. 
A técnica remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o corpo da paciente. 
As cicatrizes são o T invertido (no sulco mamário), a periareolar e ainda o L. Mas tudo depende da mama da mulher, o cirurgião precisa levar em conta a quantidade de pele flácida retirada e o tipo de incisão.
Tamanho das mamas pode causar problemas na coluna
 O aumento anormal dos seios provoca dor no pescoço na coluna
Apesar do implante de silicone para aumento das mamas estar em alta há alguns anos, um problema inverso incomoda dezenas de mulheres no país e no mundo.
 Trata-se da hipertrofia mamária ou gigantomastia, definida como o aumento anormal dessa região, associado ao surgimento de vários sintomas relacionados ao sistema músculo esquelético, sendo, os mais frequentes, as dores na coluna. 
Segundo pesquisas, estas dores podem variar desde um simples desconforto até mesmo a incapacitação funcional, com frequentes indicações de tratamento cirúrgico.
Há múltiplos fatores associados à hipertrofia mamária, nomeadamente uma maior sensibilidade do tecido mamário aos hormônios femininos (prolactina, estrógenos e progesterona), bem como o aumento de peso e as gestações. 
As queixas são diferentes de paciente para paciente, mas geralmente incluem dores no pescoço e na coluna, dores de cabeça, sulcos nos ombros com depressões dolorosas na pele produzidas pelo sutiã, intertrigo (alterações na pele) no sulco inframamário e dormência das mãos e dedos. 
Além disso, muitas pessoas mencionam fatores psicológicos pelo embaraço que o volume mamário exagerado lhes provoca, referindo limitações na prática desportiva e em outras atividades sociais.
Mamoplastia reparadora
A mamoplastia reparadora também pode ser classificada como mastoplastia. 
Neste tipo são tratadas as assimetrias mamárias acentuadas, a diminuição da aréola, entre outros casos. 
A cirurgia corrige a diferença em tamanhos, formatos ou posição das mamas e/ou aréolas, mas o processo do procedimento irá depender da necessidade e do caso de cada paciente. 
Ou seja, pode-se colocar implante na mama menor, reduzir a mama maior, reposicioná-los, etc. 
Logo, tudo estará relacionado ao tipo de assimetria que exista e cada qual terá a aplicação de uma determinada técnica.
Mamoplastia reconstrutiva
Essa técnica é indicada para quem tem câncer de mama e é preciso retirar parte da mama ou ela completamente (a chamada mastectomia). 
O cirurgião refaz a mama e em muitos casos é necessário remover tecido de outras regiões do corpo (como costas, abdômen) para se reconstruí-la. 
A reconstrução mamária costuma ter duas variantes: a cirurgia feita posteriormente a retirada da(s) mama(s) ou pode ser realizada ao mesmo tempo que a mastectomia. 
Deste modo, as pacientes nem precisam passar pelo trauma da amastia cirúrgica. (Ausência congênita de glândulas mamárias)
A colocação simples de um implante tem uma recuperação muito mais curta e segue normalmente as mesmas condições das demais técnicas que usam esse recurso. 
Porém, cada paciente tem uma indicação diferente de tratamento.
Mastopexia
Também conhecida como lifting de mamas, é a técnica que levanta o tecido de mamas caídas (com ptose), e geralmente está associada também à flacidez. 
Muitas pacientes que se submetem a esta técnica também colocam prótese de silicone. 
O uso de implante de silicone vai depender da textura, excesso de pele ou densidade do tecido mamário e não apenas a queda do órgão. 
A cicatriz da cirurgia do levantamento da mama, com ou sem implante de silicone, pode ser apenas vertical, isto é, da aréola até o sulco da mama, ou associada com outra cicatriz no sulco da mama, também chamada de T invertido.
Indicações da mamoplastia
As mamoplastias são indicadas para mulheres que apresentem problemas nas mamas, como seios caídos, muito grandes ou muito pequenos. 
Já as mamoplastias reconstrutivas só são feitas em caso da remoção da mama devido a algum tumor.
Pré-requisitos para fazer a mamoplastia
O ideal é que a mamoplastia seja feita em pacientes cujas mamas tenham um tamanho mais ou menos definido, o que geralmente, acontece a partir dos 18 anos. 
Mas é preciso avaliar a situação criteriosamente, porque há casos especiais de meninas com a mama já formada que também podem ser submetidas a intervenção, quando existe, por exemplo, uma assimetria severa (como no caso de tamanhos entre as duas mamas muito diferentes e visíveis) algum tipo de anomalia, ou ainda seios muito grandes que causam problemas na coluna, etc.
Além disso, é importante que seja avaliada as condições das mamas, verificando, por exemplo, se elas tem muitos
nódulos. 
Além disso, a paciente precisa estar em boas condições de saúde.
TAMANHO E FORMATO DOS SEIOS
SEIOS - Visão Metafísica
 Você sabia que seu seio diz muito sobre você?
 Podemos analisar várias características pela visão metafísica. 
O formato, o tamanho, se é firme ou caído, flácido, etc. As glândulas mamárias simbolizam a feminilidade e a afetividade, a capacidade de entrega e doação. 
Essa capacidade determina as características dos seios, o tamanho e formato.
 Existem 2 formas características que são: gota e pera.
Forma de Gota
Forma de Gota: geralmente são empinados, mulheres com esse formato, demonstram coragem e vigor, são mais despachadas e tem facilidade de se colocar numa situação, se entregam sem perder a auto-estima. 
São independentes, seguras de si, sabem o que querem e vão a luta, não esperam acontecer. 
Se uma mulher assim com o passar do tempo sufoca essa sua natureza, por se deixar envolver por conceitos sociais, decepções, etc. 
O seio acompanha a mudança de comportamento e se molda, podendo ficar flácido, caído, crescer demais, ou até diminuir. 
Entenderemos esses outros significados mais a frente.
Forma de pera:
 Já são naturalmente mais caídos, não empinados, mostra a falta de confiança em si, são indecisas em sua vida afetiva, se acaso se entregam, a auto-estima cai, dão mais necessidades as importâncias dos outros do que as suas próprias. 
Quando se relacionam, fazem de tudo para serem queridas, pois não confiam em sua capacidade para conquistar, geralmente, se deixam explorar, pois querem agradar e não sabem como.
Tamanho-volume : representam a vaidade e intensidade na doação.
Seios Médios e proporcionais: Pessoas que lidam bem com sua vaidade, não cometem exageros em nome do orgulho, expressam afeto de forma saudável, se doa com equilíbrio e bom senso, boa capacidade de se relacionar e estabilidade emocional.
Seios Pequenos e achatados:
 São pessoas mesquinhas na doação, geralmente mulheres que foram machucadas na afetividade na fase da infância, inibem a aptidão de doar, por isso reprimem sua capacidade de entrega, atrofiando o desenvolvimento e crescimento dos seios. 
Revela egoísmo e vaidade consigo. 
São mulheres com dificuldade no relacionamento afetivo, doam pouco e exigem muito, pois sentem muito medo da entrega.
Seios grandes:
 Está diretamente ligado ao orgulho e vaidade no sentido de querer ser o que não sente que é. 
Faz tudo pelos outros para resolver seu complexo de inferioridade e medo de rejeição. 
Quer que achem que ela é bondosa, fica muito orgulhosa quando satisfaz a necessidade do outro, tem desejo de servir, precisa fazer para os outros para poder se sentir bem, não se apoia em si.
 Simbolicamente está dizendo que o seio grande tem leite de sobra pra todos! 
Seios flácidos:
Anulação de si, falta de sustentação e vigor interior, não confia em si, geralmente pessoa submissa, sofredora, se dedica intensamente aos outros esquecendo-se de si. 
Os seios flácidos demonstram que a pessoa está vazia de si, murcha, está esperando sempre algo que a preencha. 
Muitas mulheres fazem plástica para retirada de pele e não mudam seu interior continuando com o mesmo padrão que citei acima, então seus seios voltam a cair e murchar.
Seios grandes e caídos:
 É preciso entender que pra se doar é preciso não esperar nada em troca, a maioria das pessoas que se doam muito sempre espera alguma recompensa por sua doação. 
Como as pessoas de seios grandes geralmente são grandes doadoras, mas em geral é por que querem agradar, os seios tendem a cair, elas se machucam na doação, muitas vezes até se sentiram humilhadas em relação a sua doação, como o desprezo por exemplo, isso dói muito, então a doação é vista como um martírio.
Seios pequenos e caídos: Não se doam por nada, geralmente tem grande medo de se machucar.
Falaremos agora de mamilos. 
Tem muita gente que faz confusão entre mamilo e aréola (e confundem a aréola com auréola, esta é dos anjos, vem de aura, luz em torno, o mamilo tem aréola).
O mamilo é o bico do seio e representa a necessidade de ser chamada para algo, solicitada. 
A aréola é a pele em volta dos mamilos (bico). 
Simboliza a intensidade de como se coloca numa situação, e a pigmentação demonstra sua dedicação, mais escura, mais dedicada no que faz.
 
Mamilo grande:
Essas mulheres necessitam extremamente de serem solicitadas para algo, não basta a situação mostrar, elas necessitam que alguém peça a elas, são muito criteriosas na doação e entrega.
Mamilo pequeno:
Não se importam que peçam ou não, se sentem que a situação necessita, vão e fazem sem aguardar que ninguém peça.
 Na doação, são mais voltadas ao que é mais importante para si. 
Seios e mamilos: aspectos combinados
Mamilo grande e seio grande: querem se destacar pela dedicação, fazem de tudo para os outros para provar suas qualidades, esquecem-se da sua própria realização, não costumam delegar poderes, querem ser o centro das atenções.
Mamilo pequeno e seio grande:
Mulheres que não esperam a solicitação de ninguém, vão fazendo, mas em se tratando de seios grandes a dedicação ao outro é exagerada, são ansiosas na doação, não tem bom senso, quer logo fazer tudo, mesmo sem necessidade. 
Mamilo grande e seio pequeno: 
 Só se doam se forem realmente muito solicitadas, e se a pessoa não souber pedir do jeitinho que ela acha que deve ser, fazem o mínimo e com má vontade. 
Costumam dizer que não lhe pediram nada, por isso não faz. Com tanta expectativa de como gostariam de ser tratadas, não encontram condições para se dedicar a situação tornando-se frias e indiferentes.
Mamilo pequeno e seio pequeno:
 Além da tendência reprimida, não gostam de ser solicitadas, só fazem na hora que querem. Se alguém solicita algo ela encara como pressão, ela alega que quando for o momento fará. 
São pessoas que se cobram muito pelo pouco que fazem. Não conseguem se soltar e expressar sua afetividade.
Você pode estar se perguntando em relação a plástica, onde fica a explicação metafísica em relação a alguém que tem pouco e aumenta, e a que tem muito e tira? 
 A pessoa que tem seios pequenos e sente o desejo de aumentar, está sentindo a necessidade de se doar, a vida está fazendo com que ela se implique com o seio pequeno e coloque prótese, é a coragem de ser si mesma, peitar o mundo, se doar, não ter medo, mas se esta pessoa coloca a prótese e não muda seu padrão interior, aí ocorre a rejeição da prótese. 
No caso das que tinham muito seio e fizeram a redução, se elas não pararem com a doação excessiva, com a preocupação com os outros em primeiro lugar, aí pode esperar, que ela vai engordar, e tudo que tiver de aumentar vai pro seio, pois o corpo muda de acordo com os padrões.
Você pode eliminar de vez um padrão quando você reage diferente. 
Pare e olhe como você está agindo e como você pode agir, basta observar e começar a trabalhar interiormente de forma diferente.
Amamentação
Para muitas mulheres, o simples fato de pensar em ter um filho, já simboliza a perda da liberdade, então se ela engravidar, certamente terá problemas nas glândulas mamárias como:
Falta de leite:
 Ocorre geralmente em mulheres que acham que podem ter os seios deformados ou caídos em função do ato de amamentar, são pessoas que se recusam a fazer qualquer coisa pelo outro. 
Também outra causa metafísica, pode ser de mulheres que traumatizadas com a família atual ou com a de seus pais, geralmente são carentes e mal amadas, exigem dos outros mas não se dedicam a quem amam, são mimadas, querendo que todos corram para sanar suas necessidades.
Mastite:
 Desconforto e mal estar na doação, acredita na obrigação da amamentação, sente sua liberdade invadida, tendo que deixar suas coisas para se doar a outro. 
O surgimento de nódulos durante a amamentação é uma forma de mastite, sendo que ela pode ocorrer fora do período de aleitamento. 
Quando ela ocorre na amamentação, podemos olhar assim: Inflamação,
que dá abertura a invasão pelas rachaduras no seio, permitindo a entrada de bactérias causando a infecção.
Então está aí, o recadinho a respeito dos seios é este, se olhe, se sinta, procure não exigir, procure não se abandonar, seu corpo reflete seus sentimentos e pensamentos, ele é seu amigo e só quer te mostrar que você está contra você, não há mais ninguém que tenha tanto poder em você do que você mesma! 
Não se magoe com os outros não vale nada esse sentimento, não há mais tempo pra bobagens, lembre-se: "VOCÊ É ETERNA, E SÓ TERÁ VOCÊ PARA TODA A ETERNIDADE", então se aceite, se ame, seja bom com você, os outros estão do lado de fora e não devem ter tanta importância, tudo que você tirar a importância para de atrapalhar sua vida, importância é como fermento, só faz as coisas aumentarem.
Quando você muda a mudança ocorre ao seu redor e as pessoas que te usavam porque você permitia perdem o poder, ou elas mudam ou se mudam de perto de você, a doença some, e tudo se arranja para o seu melhor, enfim, assuma seu poder, peite o mundo com coragem, determinação e auto confiança!
Significado psicológico do Tamanho dos Seios 
Quando as mamas são pequenas, isso denota uma mulher yang, ou seja, que não admite autoridade sobre ela e que repudia a ideia de ficar presa ou ser comandada por alguém ou alguma situação.
 Essa mulher tem necessidade de liberdade e de poucos vínculos. 
Muitas demoram para se casar e, quando se casam, procuram se desvincular rapidamente de pressões familiares ou sociais. 
Na verdade, a mulher de mamas pequenas quer ser dona do próprio nariz e, por isso, aparenta ser autoritária. 
A cirurgia plástica para aumentar as mamas só dará certo se a mulher transformar seu interior primeiro.
 Ela precisa tornar-se mais flexível em seu comportamento, mais acolhedora e conselheira, e uma mãe equilibrada em seus zelos tanto para com seus próprios filhos quanto para com pessoas estranhas. 
Quando fizer isso, seu subconsciente fará o organismo reagir positivamente em relação à prótese mamaria ou mesmo no desenvolvimento natural das mamas, significando que aquela é uma mulher menos yang e mais feminina e maternal.
Quando as mamas são grandes, a mulher é yin, ou seja, tem tendência a anular-se devido a um instinto maternal exagerado. 
Essa característica do corpo denota a mulher que acolhe, protege e supre as necessidades de quem a solicita. 
Trata-se da verdadeira "mãezona" de todos, não só de seus filhos. 
Magoa-se com facilidade e muitas vezes deixa de realizar seus sonhos em prol dos de outras pessoas, principalmente de familiares. 
Quando uma mulher de mamas grandes decide fazer uma cirurgia plástica para diminuí-las, está dando um sinal inconsciente de que deseja cuidar mais de si mesma, com certeza em decorrência de uma mudança de vida pela qual esteja passando.
Se as mamas voltarem a se desenvolver após a cirurgia, isso significa que seu comportamento maternal e superprotetor resiste em ceder para a atitude mais independente e realizadora que essa mulher deseja.
Os seios femininos fazem parte do aparelho reprodutor. 
No seu interior estão as glândulas mamárias responsáveis pela lactação.
 Em virtude da sensibilidade dessa região representam uma das principais zonas erógenas do corpo, colaborando para o prazer sexual.
No âmbito da Metafísica da Saúde eles são importantes manifestações da feminilidade, a ternura e a docilidade; a identidade afetiva das mulheres; o comportamento frente às pessoas queridas; a maneira como se dedicam e o prazer em participarem da vida do outro. 
O jeito como elas expressam o que sentem configura os principais fatores metafísicos das mamas, como segue:
Seios fartos:
 Participação intensa na vida do outro; quando elas gostam dedicam-se ativamente. 
São mulheres amigas e solícitas, não medem esforços para colaborarem.
Seios pequenos:
Característicos de mulheres que conseguem manter certa descrição no relacionamento. Mesmo considerando a vida afetiva uma área importante da vida, possuem maior controle sobre as suas emoções, dosando a manifestação da afetividade.
As cirurgias para aumentar o tamanho e o formato da mama (mamoplastia de aumento), bem como a redução da mama, sugerem metafisicamente, novas configurações na maneira de amar e de se relacionar. 
O aumento do volume mamário, além de elevar a estima da mulher, pode despertar o senso de colaboração e maior participação na vida do outro. 
A cirurgia para redução, sugere ponderação e comedimento, antes de se dedicar.
Aréolas das mamas:
 Áreas pigmentadas que circundam os mamilos. Representam metafisicamente a intensidade de participação na vida das pessoas queridas.
 
Quanto mais extensas forem as aréolas, mais companheiras e participativas são as mulheres que costumam permanecer ativamente até o fim dos objetivos propostos. 
Menor extensão das aréolas, são características das mulheres que incentivam e contribuem para dar início aos projetos, porém, não são propensas e permanecerem presentes durante todo o percurso. 
Pode-se dizer que são ótimas incentivadora e menos companheiras.
Contraindicações para mamoplastia
Pacientes com patologias específicas na mama, problemas de saúde que possam provocar complicações durante a cirurgia e mamas não completamente desenvolvidas, salvo exceções, são contraindicadas para fazer mamoplastia. 
Além disso, o hábito de fumar pode ser um fator prévio de complicações durante a cirurgia, por alterar a vascularização e também a cicatrização.
Mamilos (papilas mamárias)
 Também conhecido como “bico dos seios”: projeções formadas por tecido erétil, com aberturas dos ductos mamários, por meio dos quais emergem o leite durante o período da amamentação. 
No âmbito metafísico equivalem a disposição para participar afetivamente do meio; a satisfação por ser solicitada a interagir com as pessoas queridas, instigando a colaboração carinhosa.
Quanto maior o bico dos seios, mais prestativas e quanto menor, menos atentas às solicitações, chegando até a se incomodarem e a se sentirem cobradas, quando lembradas da necessidade de participarem.
Flacidez precoce das mamas:
 Significa perda da sustentação em si e no potencial afetivo. 
As mulheres passam a viver em função das pessoas queridas. Em vez de se mobilizarem pelo que sentem, dedicam-se exageradamente para serem úteis e consequentemente aceitas. 
Buscam o reconhecimento pelo que fazem para os outros e não pelo que realmente são ou por aquilo que sentem.
Nódulos mamários: 
 
Dificuldades para interagir nos relacionamentos; bloqueios da afetividade e comprometimento da ternura e da docilidade.
Nódulos benignos:
  afeto é reprimido e as mulheres apresentam certa frieza nas relações e dificuldades de expor os seus sentimentos. A afetividade fica contida, formando barreiras que dificultam os envolvimentos; as mulheres mostram-se indiferentes e demoram para se expor.
Tumores malignos nos seios: 
 Negação do afeto e significativos bloqueios dos sentimentos. 
São mulheres que não se deixam levar pelas emoções; elegem a razão como principal norte de sua existência; decidem racionalmente, sem levarem em consideração a afetividade.
 Não se comovem com os gestos de carinho, tornando-se frias e calculistas; de certa forma indiferentes para com as questões pertinentes às pessoas do seu convívio.
No âmbito metafísico a saúde das mamas corresponde à boa capacidade de envolvimento afetivo. 
É conquista das mulheres com elevada consciência afetiva, que respeitam os seus sentimentos e os expressam naturalmente. 
Elas participam da vida das pessoas estimadas, são cúmplices e dedicadas, sem exageros. 
Celebram o sentimento com docilidade e ternura e não com afazeres ou com o enaltecimento das pessoas amadas, em detrimento do excesso de colaboração aos outros e dependência da sua aprovação.
Tornem-se mulheres altivas, integradas e com boa autoestima. 
Fortaleçam os laços amorosos com o seu potencial
afetivo e não com os excessos de empenho e a interdependência nos relacionamentos.
Pré-operatório da mamoplastia
No pré-operatório das mamoplastias são necessários exames laboratoriais, mamografia ou ultrassonografia das mamas, eletrocardiograma, assim como diagnosticar e monitorizar condições clinicas que impediriam a realização da cirurgia. 
Dependendo do caso pareceres médicos referentes, por exemplo, as pacientes que fizeram mastectomia.
É importante suspender cigarro e bebidas alcoólicas nos dias anteriores à cirurgia também é essencial.
 
Além disso, deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. 
Em caso de gripe ou mal estar, o médico deve ser avisado.
Período prévio à cirurgia
Discuta detalhadamente com o cirurgião as possibilidades reais de resultado.
Esclareça o tipo de incisão que vai ser utilizada e a anestesia.
Sempre que houver algum impedimento para a realização da cirurgia já marcada avise imediatamente ao cirurgião ou a clínica.
Relate qualquer tipo de tratamento realizado em sua mama no passado ou atualmente.
Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 a 3 semanas.
Evite tomar aspirina ou remédios contendo AAS (ácido acetil salicílico) e vitamina E, pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, pois poderão interferir no processo de coagulação e causar sangramentos. Isto inclui Gingko-Biloba.
Evite todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
Evite tomar ou usar substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas antecedentes a cirurgia.
Não fume nos 15 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.
Providencie acompanhante para contato e para a alta da clínica (nome e telefone).
Comunique ao médico se tiver episódio de erupção de qualquer tipo de herpes.
Não se exceda em exercícios físicos, alimentos e não tome bebidas alcoólicas.
A menstruação não é impedimento à sua cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual.
Comunique ao médico qualquer atraso menstrual ou possibilidade de estar grávida.
Recomendamos usar roupas de algodão de fácil retirada no dia da cirurgia.
Comunique qualquer sinal de líquidos saído pelo bico dos seios, resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer tipo de infecção que surgirem na semana anterior à cirurgia. 
Nestes casos, o procedimento cirúrgico deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.
Na Noite Véspera da Cirurgia
Tome banho geral usando sabonete antisséptico (Sabofen ou similar). Lave com especial atenção a região do peito, axilas e mamilos.
Depile da região axilar, com cuidado, evitando ferimentos ou arranhões. 
Alimentação leve até meia-noite.
Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas, na véspera da cirurgia.
Observar jejum total de 8 horas antes da cirurgia, inclusive água, cafezinho, balas e refrigerantes.
No Dia da Cirurgia.
Tome banho geral usando sabonete antisséptico (Sabofen ou similar), com atenção especial para a região do peito, axilas e mamilos.
Chegue à Clínica ou Hospital no horário marcado.
Não esqueça de levar para a clínica ou hospital os seus exames pré-operatórios e o sutiã modelador recomendado pelo cirurgião.
Tome somente a medicação prescrita.
Não use cremes ou maquiagem e deixe pelo menos uma unha sem esmalte ou base.
Venha com roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça, pois serão usadas por ocasião da alta.
Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal.
Não traga joias ou objetos de valor.
Ao chegar à Clínica ou Hospital, comunique na recepção o nome e o telefone do familiar ou acompanhante que virá buscá-la(o).
Pós-operatório da mamoplastia
O pós-operatório da mamoplastia depende muito da técnica. 
No caso da mamoplastia de aumento com colocação de prótese de silicone (inclusão simples), são aproximadamente 15 dias. 
Nas outras técnicas são de 30 a 90 dias, com algumas restrições.
Curativo pós-operatório
A paciente precisa usar pelo menos durante um mês um sutiã pós-cirúrgico que fica ajustado em toda região torácica na mamoplastia de aumento.
 Nas outras o uso é de cerca de três meses. 
Sua utilização deve ser diária, inclusive para dormir. 
Além disso, é recomendado, sobretudo na primeira semana, não mexer os braços (principalmente elevá-los acima dos ombros), não pentear e lavar os cabelos sozinha e ainda não fazer esforço físico e pegar peso.
Na mamoplastia redutora e mastopexia, no primeiro mês não pode dormir de bruços. 
No segundo mês de barriga para cima e no terceiro de lado. 
Somente no quarto mês está liberado dormir de bruços.
 Também não pode praticar atividades esportivas no mínimo por 90 dias. 
Exposição ao sol somente depois de três meses ou quando a cicatriz ficar branca.
Recomenda-se ainda iniciar a drenagem linfática a partir da segunda semana após a cirurgia. 
É prescrito antiinflamatório nos primeiros dias, que tem também efeito analgésico.
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL PÓS MAMOPLASTIA DE AUMENTO
A drenagem linfática manual (DLM) visa aumentar o transporte da linfa, está técnica pode ser aplicada para diminuir as complicações causadas pelo procedimento cirúrgico de mamoplastia de aumento e melhorar o processo de recuperação tecidual por meio da diminuição de edema e, por consequência, a diminuição da tensão exercida no tecido, desta forma minimizando as possibilidades de contratura capsular e infecção. 
Mama Masculina (Ginecomastia)
Denominamos ginecomastia (palavra de origem grega, que significa “mamas parecidas com as das mulheres”) o termo utilizado para designar o desenvolvimento excessivo (hipertrofia) da mama em homens. 
É uma condição muito comum, atingindo até 40% dos homens. 
A cada dez homens que procuram um cirurgião plástico, 3 apresentam ginecomastia
Pode ocorrer em uma ou em ambas as mamas, sendo mais comum na adolescência a partir dos 13 anos, podendo persistir na vida adulta, originando muita inibição para a exibição do corpo em público. 
No geral, são pessoas que evitam tirar a camisa, ir à praia, etc.
A hipertrofia da mama masculina pode ser causado por 2 fatores principais: aumento da glândula mamária (ginecomastia verdadeira) ou excesso de gordura localizada (ginecomastia falsa). 
Em alguns casos ocorre a associação destes dois fatores (ginecomastia mista).
O desenvolvimento exagerado da mama masculina ocorre por uma quebra do equilíbrio hormonal que acontece a partir da puberdade, haja visto que, até a adolescência o crescimento das mamas é semelhante em ambos os sexos. 
À partir deste momento, ocorre o início da liberação de hormônios masculinos, causando a atrofia da glândula mamária no homem. 
No decorrer deste processo, pode ocorrer um aumento moderado das mamas, fato este normal, desde que haja uma regressão em um período de 2 a 3 anos.
Existem outra causas para ginecomastia, tais como: alcoolismo, uso de drogas (maconha, heroína, etc) e alguns tipos de medicamentos (corticoides, anabolizantes, alguns medicamentos para pressão alta, etc), dentre outras. 
Também é muito comum nos idosos, pela diminuição da produção de hormônios masculinos nesta fase da vida.
Indivíduos que realizaram muita atividade física (por exemplo: musculação) durante a vida podem apresentar um aumento normal do músculo peitoral, que produz um abaulamento na região superior da mama, que não deve ser confundido com a ginecomastia.
Em alguns casos a pessoa, ao perder peso apresenta, além do excesso de gordura e tecido glandular, também excesso de pele, sendo necessária a ressecção do seu excedente.
Idade recomendada: após a adolescência, quando cessar o crescimento.
Anestesia:
anestesia local com sedação, anestesia peridural ou anestesia geral.
Duração da cirurgia: em média 1h30 à 2 horas.
Permanência na clínica ou hospital: entre 4 horas à 1 dia
Cicatriz: na parte inferior da aréola, na maioria dos casos.
Pré-operatório: Exames de laboratórios + Exames radiológicos (Ultra som e/ou Mamografia, Raio X), + Avaliação mastológica ou endocrinológica se necessário + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Arquivo fotográfico Pós-operatório: colete utilizado durante um mês, no mínimo.
Tempo de recuperação: 1 a 2 semanas.
Duração da mamoplastia
O tempo de duração varia de acordo com a técnica empregada: a mamoplastia de aumento dura em média de 45 minutos a uma hora, mas depende da paciente, da incisão.
 A mamoplastia redutora dura em média uma hora e meia a duas horas. 
Na reconstrutiva depende da técnica utilizada, pode ser de duas a três horas, em média.
Possíveis complicações da mamoplastia
Nos casos das próteses, o mais comum é a contratura capsular, que é uma espécie de rejeição ao implante. 
Isto é, o organismo reage formando uma cápsula ao redor deste implante, sendo esta formação um mecanismo normal de defesa do corpo. 
Esse processo de contratura capsular causa dor, endurecimento e deformação da mama. 
Porém, os implantes são cada vez mais resistentes e com menor chance de complicação. 
Logo, os pós-operatórios também se tornaram mais simplificados.
É importante não fumar antes e depois da cirurgia, porque o cigarro promove dano nos vasos capilares dificultando a oxigenação do tecido, e deste modo podendo trazer complicações no procedimento anestésico, na cicatrização e podendo ainda causar até necrose do tecido.
Também existem ainda riscos de hematomas, infecção, deiscência de sutura, perda de sensibilidade, edemas prolongados e demais complicações oriundas de qualquer cirurgia. 
É preciso seguir todas as orientações médicas para evitar complicações, além do mais qualquer problema ou anomalia é preciso procurar imediatamente o profissional que realizou sua cirurgia.
Antes e depois da mamoplastia
Após a mamografia ocorre melhora considerável do contorno mamário, de acordo com o proposto e a técnica utilizada. 
Em geral, os objetivos são diminuição da flacidez dos seios, embelezamento do colo, que fica mais projetado, eliminação da ptose, aumento ou redução do volume mamário com seios firmes e empinados, aumento da autoestima entre outros aspectos.
No entanto, o resultado não é definitivo. Perdura por anos, mas certos fatores como gravidez, aumento excessivo de peso, herança genética além do processo natural de envelhecimento podem influenciar no decorrer do tempo.
Fim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais