Buscar

Cultura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CULTURA 
Profª Marjone Leite
*
*
Cultura e Educação 
Cultura é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo. Ou o poder ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou”.
A aquisição da cultura é um processo social, no qual cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso a cultura é também chamada de herança social. 
*
*
Cultura e Educação 
Nas Sociedades;
Onde não há escolas, a transmissão da cultura se dá através da família ou da convivência com grupo adulto.Nesse caso a educação é assistemática.
Onde há escolas, estas se encarregam de completar a educação, que é sistemática, isto e, obedecem a um sistema, a uma organização previamente planejada. 
*
*
Identidade Cultural 
Cada povo tem sua cultura, cada qual elabora a sua própria, como também recebe influência de outras culturas. Todas as sociedades possuem culturas; Não há sociedades sem culturas, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura. 
Cultura é um estilo de vida próprio, um modo de vida particular, que todas as sociedades possuem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural.
*
*
Complexo cultural 
Chama-se complexo cultural, a combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica. De modo, que o carnaval no Brasil, é um exemplo de complexo cultural, porque junta vários traços culturais que estão relacionados uns com os outros. É o carro alegórico, o colorido, os instrumentos musicais, os desfiles, a dança, a música, a expressão corporal e outros. 
*
*
Subcultura 
No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma subcultura. Há regiões do Rio Grande do Sul onde, além dos costumes e valores serem muitas vezes deferentes dos praticados no restante do país, até a língua principal é o italiano ou o alemão.
Também jovens apresentam costumes ás vezes muito diferentes dos da população adulta; por isso alguns autores falam de uma subcultura juvenil. 
*
*
Aculturação 
Durante a colonização do Brasil, ocorreram intensos contatos entre a cultura do colonizador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos. Como consequências desses contatos ocorreram modificações na cultura dos brancos, que assimilaram muitos costumes das outras culturas, e também nas culturas indígenas e africanas, que foram dominadas e perderam algumas de suas características.
*
*
Funções da Cultura
Para os humanos a cultura responde as necessidades de transformar a natureza.
Quando o homem faz um instrumento de pesca, é pela necessidade de alimento, faz um casaco de pele de animal é pela necessidade contra o frio.
Mas, também, cultura corresponde à necessidade de limitar as vontades do ser humano, de limitar a satisfação de realização do homem. Assim sendo, o homem vivendo em sociedade carece criar regras para promover a harmonia entre os grupos.
*
*
Funções da Cultura
Um grande número de necessidades do homem é criado pela cultura e por ele assimilado através da socialização. Ex: vestuário.
Obedece normas originárias da cultura, está nas necessidades psíquicas da cultura.
As condições impostas pelo caráter arbitrário da cultura determina as condições de adaptações do homem ao meio ambiente e não às condições de bem-estar dele ao meio em que está inserido. 
*
*
Cultura e Corpo
Necessidades criadas pela cultura: 
Suprimir uma boa alimentação ao ostentar um automóvel de luxo;
Conformar o corpo aos padrões de beleza física em qualquer sociedade; Ex: Renascimento, formas volumosas.
Em qualquer sociedade há uma exigência da cultura em dá destino os corpos em função dos padrões da beleza dominantes.
*
*
Cultura Popular
A cultura popular é típica das sociedades complexas, mas é diferente da cultura de massa que resulta da indústria cultural. 
A cultura popular está ligada aquelas subculturas nas quais a permanência de padrões tradicionais é mais forte.
No Brasil, a cultura popular está presente em várias subculturas regionais espalhadas por todo o território nacional. Ex: cultura popular gaúcha, cultura popular nordestina, cultura popular da região norte. 
*
*
Estereótipos
Estereótipos são imagens preestabelecidas para todos os indivíduos pertencentes a alguma categoria social, mediante a atribuição generalizada de qualidades ou caráter positivas ou negativas. Ex: minorias étnicas, judeus, portugueses, etc. 
O estereótipo, porém, sendo uma imagem preconceituosa, quando não discriminatória, é uma representação falsa das pessoas rotuladas através dele.
Os estereótipo pode ser positivo ou negativo depende da categoria social que o adota. Ex: o carioca, como folgado, brincalhão.
*
*
Estereótipos
Os estereótipos tendem a ser mais arraigados nas relações sociais e a estar associados a sentimentos coletivos muito fortes, negativos ou positivos.
O estudo sociológico pode ser um instrumento de neutralização por meio do conhecimento racional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais