Física Básica(Guia de  Estudo)
23 pág.

Física Básica(Guia de Estudo)


DisciplinaFísica Básica I1.034 materiais10.440 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Questão 1/2 - Física Básica -- Simulados
Analise a figura que ilustra dois corpos.
  
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: SILVA, O. H. M. Mecânica Básica. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 27.
Com base na figura e no estudo sobre movimentos do livro-base Mecânica Básica, para determinarmos se os objetos da imagem estão em movimento é necessário saber:
Nota: 50.0
	
	A
	suas massas.
	
	B
	suas velocidades.
	
	C
	seus momentos lineares.
	
	D
	um referencial.
Você acertou!
a alternativa correta é a letra d). Para atribuir o conceito de movimento de um corpo é necessário estabelecer uma referência e verificar se a distância em relação à referência está se modificando (livro-base, p. 27).
	
	E
	a força que atua sobre eles.
Questão 2/2 - Física Básica
Leia o trecho a seguir: 
\u201cQuando você adiciona ou subtrai quantidades mensuradas, talvez seja necessário fazer julgamentos subjetivos para determinar o maior número possível de algarismos significativos permitidos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIBILISCO, S. Física sem mistérios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. p. 17 
Levando em consideração o trecho dado e os conteúdos do livro-base Mecânica Básica sobre operacionalização algébrica com algarismos significativos, qual dos valores é a resposta correta para a operação abaixo? 
90,004 + 2,01 \u2013 6,206
Nota: 0.0
	
	A
	85,808
	
	B
	85,80
	
	C
	85,8
a alternativa correta é a letra c). O resultado da operação deve ter o mesmo número de algarismos significativos que o fator de menor número de algarismos significativos, que neste caso são 3 (livro-base, p. 16).
	
	D
	85
	
	E
	8,5
Questão 1/2 - Física Básica
Leia a afirmação a seguir: 
Do ponto de vista científico, uma força resultante atuando sobre um corpo só realizará trabalho quando produz o deslocamento desse corpo na mesma direção do vetor força.
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão. 
Com base na afirmação dada e no conteúdo de trabalho e energia do livro-base Mecânica Básica, analise a seguinte situação: a pessoa A subiu 20 degraus de uma escada carregando um pacote de 10 kg, enquanto a pessoa B subiu apenas 10 degraus da mesma escada carregando um pacote de 20 kg. 
O que podemos afirmar sobre os trabalhos realizados pelas pessoas?
Nota: 50.0
	
	A
	WA > WB
	
	B
	WA < WB
	
	C
	(WA = WB) < 0
	
	D
	(WA = WB) > 0
Você acertou!
a alternativa correta é a letra d). Da equação 4.3, se a força dobra em B, mas o deslocamento cai pela metade, o trabalho realizado por A e B são iguais (livro-base, p. 85).
	
	E
	WA = WB = 0
Questão 2/2 - Física Básica
Leia o seguinte fragmento de texto: 
\u201cO lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da simultaneidade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/lancamento-horizontal-no-vacuo.htm>. Acesso em: 10 fev. 2017. 
Conforme o fragmento de texto e o conteúdo de lançamento horizontal descrito no livro-base Mecânica Básica, analise a seguinte situação: uma bolinha de gude de 50 g rola de uma mesa e cai a 2 m da base da mesa. Uma bolinha de gude, agora, de 100 g rola de cima da mesma mesa com a mesma velocidade. Ela aterrissará a uma distância de:
Nota: 50.0
	
	A
	menos de 1 m
	
	B
	1 m
	
	C
	entre 1 m e 2 m
	
	D
	2 m
Você acertou!
a alternativa correta é a letra d). O vetor aceleração não depende da massa (livro-base, p. 34) e como a velocidade inicial e a aceleração são as mesmas, logo a trajetória e a distância percorridas pela bolinha de 100 g são iguais (livro-base, p. 46-49)
	
	E
	entre 2 m e 4 m
Questão 1/2 - Física Básica
Leia o seguinte trecho: 
\u201cEm torno da Terra há uma região denominada campo gravitacional, onde todos os coros lá colocados sofrem sua influência, que se apresenta em forma de força. Dentro desse campo, os corpos são atraídos para a Terra, sofrendo variações de velocidade em virtude de terem adquirido aceleração\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONJORNO, R. A. et al. Física fundamental \u2013 Novo \u2013 2° grau. São Paulo: FTD, 1999. p. 169.
Com base no trecho do texto dado e no conteúdo de energia do livro-base Mecânica Básica, um corpo que cai em queda livre devido ao campo gravitacional da Terra tem reduzido:
Nota: 50.0
	
	A
	o módulo da sua força peso.
	
	B
	o módulo da sua aceleração.
	
	C
	o trabalho realizado sobre ele.
	
	D
	sua energia cinética.
	
	E
	sua energia potencial.
Você acertou!
a alternativa correta é a letra e). A variação de energia potencial, \u394\u394U = m. g. \u394h\u394h é diretamente proporcional à variação de altura. Equação 5.4 (livro-base, p. 105).
Questão 2/2 - Física Básica
Considere o diagrama de movimento do objeto:
  
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela foi adaptada de: KNIGHT, R. D. Physics for scientists and engineers: a strategic approach. Glenview: Pearson Education, 2012. p. 250 
Com base no conteúdo de energia potencial gravitacional do livro-base Mecânica Básica, coloque em ordem decrescente as energias potenciais gravitacionais (U) de a à d do objeto que descreve o movimento ilustrado.
Nota: 50.0
	
	A
	a \u2013 b \u2013 c \u2013 d
	
	B
	a \u2013 d \u2013 b \u2013 c
	
	C
	a \u2013 b \u2013 d \u2013 c
	
	D
	c \u2013 d \u2013 b \u2013 a
Você acertou!
a alternativa correta é a letra d). A Energia potencial gravitacional é diretamente proporcional a altura (livro-base p. 105)
	
	E
	c \u2013 b \u2013 d \u2013 a
Questão 1/2 - Física Básica
Leia a citação a seguir: 
\u201cExistem regras que permitem calcular a velocidade, direção e o sentido do movimento de um corpo ao receber um impulso de outro corpo?\u201d 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONJORNO, R. A. et al. Física fundamental \u2013 Novo \u2013 2° grau. São Paulo: FTD, 1999. p. 206. 
Dado a citação e o conteúdo de quantidade de movimento do livro-base Mecânica Básica, a grandeza física que mede o movimento ou a quantidade de movimento de um corpo ou sistema é a:
Nota: 50.0
	
	A
	velocidade (v)
	
	B
	aceleração (a)
	
	C
	força (F)
	
	D
	energia cinética (K)
	
	E
	momento linear (p)
Você acertou!
a alternativa correta é a letra e). O momento linear é a grandeza física que mede a quantidade de movimento que o corpo tem dada pela equação 6.3 (livro-base, p. 128).
Questão 2/2 - Física Básica
Leia a seguinte afirmação: 
Um jogador de futebol, quando vai bater uma falta, chuta a bola de maneira que esta possa adquirir algum efeito e enganar o goleiro para marcar o gol.
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão. 
Com base na citação dada e no conteúdo impulso do livro-base Mecânica Básica, sobre a grandeza física impulso, pode-se afirmar que:
Nota: 50.0
	
	A
	é uma grandeza física escalar
	
	B
	a intensidade do impulso, J, é dada por F.\u394\u394s
	
	C
	a direção é a mesma da F
Você acertou!
a alternativa correta é a letra c). Uma das maneiras de se calcular o impulso é pela equação 6.9, força é uma grandeza vetorial e o intervalo de tempo escalar, logo a orientação do vetor impulso é igual ao do vetor força (livro-base, p. 131)
	
	D
	o sentido é o mesmo de \u394\u394s
	
	E
	a unidade no sistema internacional é N.m/s
Questão 1/2 - Física Básica
Leia o trecho a seguir: 
\u201cO impulso é uma medida da intensidade e da duração da força de colisão. [...] A força resultante Fres que atua sobre uma partícula está relacionada à taxa de variação da quantidade de movimento da partícula pela segunda Lei de Newton\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TIPLER, P. A.,