Buscar

Constitucional Exercicios V ou F

Prévia do material em texto

1. ( V ) Segundo Ferdinand Lassale a Constituição de um país somente pode ser considerada se representar o efetivo poder social.
2. ( F ) As normas de eficácia contida não são auto executáveis, pois somente a partir da edição de lei regulamentadora é que produzem seus efeitos essenciais. Falso porque possui aplicabilidade imediata podendo, entretanto, ter seus efeitos reduzidos pela legislação infraconstitucional.
3. ( F ) A constituição elaborada por legítimos representantes do povo, é exemplo de outorgada. Falso porque a essa constituição que é elaborada com a participação do povo é Promulgada.
4. ( F ) O poder constituinte derivado decorre de regra constitucional, razão pela qual é subordinada, ilimitado e condicionado. Falso porque o poder constituinte é subordinado, limitado e condicionado ao pode r constituinte originário.
5. ( V ) O poder constituinte decorrente é o poder que os estados-membros possuem de estabelecer sua própria constituição.
6. ( F ) É princípio fundamental da República Federativa do Brasil sua dissolubilidade, dada a autonomia dos Estados-membros. Falso porque conforme previsão no seu art.1º da CF a República Federativa do Brasil e formada pela união indissolúvel, dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.
7. ( V ) A autonomia do ente federativo decorre de sua capacidade de auto-organização, autogoverno e autoadministração.
8, ( V ) O Distrito Federal elege Senadores, como os demais Estados. Verdadeiro, pois todos tem a mesma representação.
9. ( F ) Emenda Constitucional rejeitada ou tida por prejudicada não pode ser reeditada na mesma legislatura. Falso porque ela não pode ser votada na mesma sessão legislativa.
10. ( F ) A constituição brasileira é semirrígida, escrita e histórica. Falso pois a nossa atual Constituição de 1988 é rígida, escrita e histórica.
11. ( F ) A intervenção federal é decretada pelo Presidente da República, sendo sempre controlada pelo Congresso Nacional. Falso porque conforme descrito no Art. 36, §3º da CF, que nos casos do art.34, VI e VII ou do art.35, IV da mesma a dispensa apreciação.
12. ( F ) Nos termos da Constituição, os Municípios não dispõe competência material especifica. Falso pois os municípios dispõe de competência material.
13. ( F ) É vedado aos, Deputados e Senadores serem advogados. Falso pois os deputados e senadores ficam impedidos ou incompatível, somente ficara proibidos quanto esses mesmo fizerem parte da mesa diretora nas suas respectivas casas 
14. ( F ) As normas contidas no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias são cláusulas pétreas. Não são cláusulas pétreas podem ser alteradas, menos as que já surtiram seus efeitos.
15. ( V ) É certo dizer que dá a rigidez constitucional, deriva do Princípio da Supremacia Constitucional.
16. ( V ) Substituída uma Constituição por outra, as outras normas da constituição antiga, se compatíveis com o novo texto, continuam vigor como leis ordinárias. Sim na forma de desconstitucionalização.
17. ( V ) Não é possível o veto de Projeto de Emenda à Constituição. Sim o possível desde que seja inconstitucional, ou que contrarie o interesse publico.
18. ( V ) Normas de eficácia limitada não produzem qualquer efeito legal. Verdadeira pois precisam de uma lei complementar para surtir efeitos.
19. ( V ) É correto dizer que um princípio é o mandamento nuclear de um sistema. Verdadeiro alicerce servindo de exata compreensão para o ordenamento.
20. ( V ) Nunca é possível a intervenção da União em Municípios. Verdadeira pois a intervenção dará a União nos Estados e o Estado nos municípios.

Continue navegando