Buscar

Ergonomia jogos em rede

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As lesões por esforços repetitivos em adolescentes praticantes de games em microcomputadores 
Augusto Franco Silva Olgado
Kenia Mara Gonçalves Rodrigues
Pedro Henrique Paiva Rosa	
Este trabalho trata dos vídeos games e microcomputadores e sua relação com as Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R) em adolescentes.
Os games exercem fascínio sobre os adolescentes e adultos levando as pessoas a exercerem um tipo de esforços físicos contínuo. 
Postura e Esforço
A postura adotada para se jogar vídeo game, parece ser inadequada proporcionando movimentos repetitivos de segmentos corporais específicos. A permanência em postura estática pode causar tal sobrecarga física e as posturas inadequadas sobrecarregam o sistema músculo-esquelético. 
Fadiga Visual 
Uso excessivo de micro computador, dependendo da condição do ambiente e principalmente da iluminação dos reflexos e ângulos em que a luz, ou a falta dela se insere sob a tela, ou a visão do usuário, podem causar danos a visão. 
cadeira com altura do assento regulável, entre 360 a 450mm;
b) teclado; com altura do tampo do teclado, entre 540 a 710 mm; 
c) monitor com altura do tampo do monitor entre 1040 a 1260mm (menos 300mm aproximadamente da altura do monitor);
d) Iluminação dos ambientes onde são realizados trabalhos com terminal de computador 
Regras para utilização de terminal de computador
Lesões por Esforços Repetitivos- LER
A L.E.R pode acometer as pessoas que realizam movimentos repetitivos sendo esta caracterizada pelos agentes força e repetição. Praticantes de games em microcomputadores executam gestos repetitivos e aplicam força ao jogar o que pode desencadear algias em regiões específicas do corpo. 
 A coleta de dados ocorreu através de questionário com questões fechadas relacionadas a LER, onde 60 adolescentes com freqüência superior a três meses em casas de jogos respondiam perguntas relacionadas ao seu bem estar durante e após os jogos.
PROCEDIMENTO 	
NÚMERO DE VEZES POR SEMANA QUE OS ADOLESCENTES JOGAM.
NUMERO DE HORAS QUE OS ADOLESCENTES PASSAM JOGANDO
NUMEROS DE ADOLESCENTES COM DORES NAS REGIÕES CERVICAIS, COSTAS E PUNHOS
QUEIXAS RELACIONADAS A ARDÊNCIA NOS OLHOS
Até que ponto os jogos causam LER nos adolescente ?
Será que a LER afeta somente os aspectos físicos dos adolescente ?
O que de fato esta inovação tecnológica causa nos adolescente do mundo de hoje e qual será o perfil físico do adolescente praticante de jogos em rede ?
QUESTIONAMENTOS
Verificou–se que grande parte destes adolescentes apresentam queixas de dores no corpo, dores de cabeça e indícios de fadiga visual por estarem realizando esforços repetitivos, que não caracteriza uma lesão específica, mais que provavelmente poderá levá-los a desenvolver futuramente, e por terem muito pouco tempo para realizar atividades com exercícios físicos, pois pelo menos 6 horas do dia são passados atrás da tela de computadores, este fato demonstra o grau de sedentarismo nos mesmos. Ficando então mais evidente a hipótese que pessoas sedentárias tendem a desenvolver LER.
CONCLUSÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando