Buscar

Resumo de Fármacologia

Prévia do material em texto

Agonista: Drogas que ativam, estimulam o receptor
Antagonista: drogas que inibem o funcionamento do receptor
Ação: as drogas podem agir estimulando ou inibindo o funcionamento do receptor
Efeitos colaterais são efeitos não desejados e podem ocorrer por: quando a droga interege com o receptor, mas este é encontrado em diversos orgãos, ou quando a droga interage com receptores semelhantes
Absorção: é quando a driga esta disponível na corrente sanguinea
Distribuição: quando a droga é levada através da corrente sanguinea ao seu local de ação
Vias de eliminação: é a retirada da droga do organismo. A principal via de eliminação é a urina, depois metabolismo hepático. Outras vias de eliminação são: ar expirado, suor, leite materno e fezes(menor via). As drogas podem ser eliminadas por mais de uma via.
Resíduo inativo: drogas que não alteram as funções fisiológicas e finalizam o efeito da droga ex: tranquilizante para tratamento da insônia (hipnótico=induz o sono) ex: dormonid(midazolam) lexotan(bromazepan) tranquilizante menor curta duração (2,4,6 horas)
A curta duração ocorre porque os hipnóticos geram resíduo inativo chamado de glicorunido que finaliza o efeito da droga.
Residuo ativo: são resíduos que alteram as funções fisiológicas e prolonga o efeito da droga ex: tranquilizante para tratamento de ansiedade ansiolítico( não induz o sono) ex: rivotril (Clonazepam) dá um pouco de sono, valium (Diazepam), olcadil (Oxazolan) são tranquilizantes menor de longa duração porque gera resíduo ativo de 20 a 36 horas.
Interação droga×receptor, dois fatores: afinidade e especificidade. Afinidade é atração entre os elementos químicos da droga e do receptor. Especificidade é a compatibilidade entre as estruturas químicas da droga e do receptor (encaixe).
Pinocitose a droga atravessa membrana por endocitose seguida de exocitose a membrana forma um invaginação capturando a droga a droga fica na vesícula no interior da célula
Endocitose: a vesícula se funde a membrana interna o conteúdo (droga) é liberado 
Translocação por moléculas transportadoras gasto de ATP proteínas recaptadores e proteínas carreadoras: a droga atravessa a membrana auxiliada pela proteína transportadora. Característica da droga: solubilidade hidrofílica (afinidade por água) tamanho = peso molecular grande ex: glicose
Difusão direta a droga atravessa a membrana por solubilidade no fosfolipidio. Característica da droga: solubilidade lipofilica (afinidade por lipídio)
Difusão por poros aquosos: a droga atravessa membrana se difundindo através de canais iônicos, canais proteicos. A glicose não passa porque é grande. Drogas oleosas não passam.  Característica da droga: solubilidade hidrofílica. Tamanho: peso molecular pequeno Exemplo: álcool
Biotransformação: quando a droga sofre reações químicas por agentes biológicos e é transformadas gerando resíduos. Algumas drogas não sofre biotransformação e são eliminadas inalteradas. O principal órgão onde ocorre a biotransformação é o fígado.
Resíduos tóxicos: são aqueles que causam danos ao organismo ex: tratamento da acne Roacutan (isotretinoína) gera resíduos tóxicos hepatotóxicos (danos ao fígado) teratogênico (má formação fetal) Estimulantes cardíacos(aminas cardíacas) adrenalina ativa B1 (taquicardia) simpaticomimética=parada cardíaca (adrenalina) 
atropina: bloqueia M2 bradicardia parassimpaticolítica
Diurético poupador de potássio: exemplo espironolactona (aldactona) local de ação: túbulo coletor força: fraca (excreta de 1 a 2% de sódio e água) efeitos colaterais: perda de cloro (hipocloremia) ganho de potássio (hipercalemia). Os diuréticos poupadores de potássio são associados a outros diuréticos para evitar a perda do potássio.
Tratamento de hipertensão: fármacos anti-hipertensivos inibe absorção de sódio e água eliminando a volemia e diminuindo a pressão arterial
Tipos anti-hipertensivos: inibidores da enzima ECA: captopril, enalapril 
Bloqueadores de receptor at1: sartanas
Diuréticos de alça: exemplo furosemida (Lasix) local de ação: alça de henle força: forte excreta de 15 a 20% de sódio e água. Efeito colateral: perda de potássio (hipocalemia) perda de cálcio (hipocalcemia) perda de cloro (hipocloremia) pode ocorrer perda excessiva de sódio hiponatremia
Diurético tiazídico: exemplo: Hidroclorotiazida local de ação: túbulo distal força: moderada excreta de 5 a 7% de sódio e água. Efeitos colaterais: perda de potássio (hipocalemia) perda de cloro (hipocloremia)
Drogas de atuação no sistema renal e cardiovascular: excreção de sódio e água promovendo a diurese
Tratamento da Hipertensão: fármacos diuréticos aumentam a excreção de sódio e água aumentando a diurese diminuindo a pressão arterial.
Mecanismo de ação anti-hipertensivos: sistema renina angiotensina aumenta a aldosterona (diminui) aumenta a reabsorção de sódio(diminui) aumenta a volemia  ( diminui )aumenta P.A (diminui) 
Inibidor da Enzima ECA exemplo: Captopril (CAPOTEN) enalapril (RENITEC)ramipril (NAPRIX)
Mecanismo de ação: bloqueiam a angiotensina ECA, diminuindo a angiotensina 2 assim:  aldosterona diminui, a reabsorção de sódio diminui, a volemia diminui, a P.A diminui 
efeito colateral: tosse seca, cansaço
Mecanismo de ação dos diuréticos: Bloqueiam os co-transportadores de sódio, aumentando a excreção de sódio e água aumentando a diurese diminuindo a pressão arterial.
Bloqueador de receptor AT1, exemplo: Valsartana (diovan) Losartana (aradois/ tarlós) Ibersartana, telmissartana (micardis) mecanismo de ação: bloqueio de receptores AT1 promovendo: aldosterona (dimunui) reabsorção sódio (diminui) volemia (diminui)efeitos colaterais: raros
Drogas associadas do sistema nervoso simpático e parassimpático: Berotec e Atrovent, adrenalina e atropina
Berotec ativa B2 (simpaticomimético), Atrovent ativa M2 broncoconstrição parassimpaticolítico
O Berotec promove broncodilatação direta e o Atrovent bloqueia broncoconstrição mantendo os Broncos dilatados.
Fármacos antimaníacos: carbonato de lítio (carbolin, carbolitium) mecanismo de ação: desconhecido. Efeito desejado aumento de litio diminuição de manias. Efeito colateral: náusea, vômito, diarreia, tremores, apatia. Para evitar intoxicação, realiza-se o exames de sangue dosagem de lítio a cada 2 semanas.
Esquizofrenia ( distúrbio Psicótico) características: hereditariedade (terceira geração) se manifesta através de surtos (agressivos e suicidas) os surtos ocorrem mais ou menos de 20 ou 40 anos, acomete 1% da população (de 1 a 6% da população)
Sintomas: POSITIVO: características= exteriorizado ou inconsciente exemplo: agressividade, alucinações=vozes de comando distúrbios ideativos: criatividades, fantasias Vigília (mania de perseguição) atenção. Mania por carência de lítio NEGATIVO: características=interiorizado, consciente exemplo: afastamento social e isolamento. Neste momento ele tem consciência da doença sabe que_____(?) Pode ter tentativas suicidas e catatonismo.
Teoria da esquizofrenia: 1-hiperatividade dopaminérgica no lobo frontal: aumento de dopamina, aumento de receptores dopaminérgicos D2 e D4.
2- deficiência de lítio: Leva a manias
3- alterações em receptores serotominérgicos relacionados a alucinações. Estudos com drogas alucinógenas demonstram que estas drogas alteram os receptores relacionados a alucinações (continua) (Continuação) podendo levar ao desenvolvimento da esquizofrenia. Neurolepticos tipos: típicos: haldol mecanismo de ação: bloqueador de receptores D2 e D4: efeito desejado: ação da dopamina efeito colateral: tremores, impregnação, discinegia
Atípicos: leponex mecanismo de ação: bloqueia receptores D2 e D4, efeito colateral: tremores, impregnação, discinegia.
Drogas associadas: antiparkinsonianos- exemplo: biperideno (diminuir os tremores do Parkinson) anti-histamínico: fernegan (diminuem impregação, rigidez muscular) anti maníaco: carbolitium diminuir manias (deficiência de lítio) e tranquilizante Diazepam.
Droga de atuação no sistema imunológico: Defesa orgânica: reação imunológica adaptativa: produção de anticorpos (linfócitoB) produção de histamina (linfócito t)  IL-2 interleucina.
Reação inata imunologia não adaptativa: dor febre e inflamação
Fármacos anti-inflamatórios esteroide glicocorticoide exemplo: cortisona, dexametazona, Prednisolona, Betametasona
Mecanismo de ação: bloqueia  IL2 na reação imune diminuindo produção de anticorpos e histamina. Bloqueia a enzima PLA2 na reação inata inibindo toda a cascata do ácido araquidônico. Efeito desejado: imunossupressor antiinflamatório analgésico e antitérmico. Efeito colateral: insuficiência renal, retenção de líquido, aumenta P.A
Exemplo: acne, estria, acúmulo de gordura, hematoma, hemorragia, fragilidade óssea, síndrome de cushing, lesões gástricas, Face de lua, fadiga muscular 
Anti-inflamatórios não esteroides: AINES exemplo: paracetamol, ácido acetilsalicílico, Diclofenaco, Cetoprofeno, e ibuprofeno nimesulida.
Mecanismo de ação: bloqueio a enzima COX na reação inata inibindo parte da cascata do ácido araquidônico. Efeito desejado: analgésico, antitérmico, e anti-inflamatório. Efeito colateral: lesões gástricas, insuficiência renal lesões cutâneas, antiplaquetário (esses dois ultimos no caso do AAS)
Drogas atuação no sistema digestório: tratamento de úlceras e gastrite( anti-secretores, antiácidos) anti-secretores= são os que inibe a secreção do suco gástrico: inibidores de bomba de prótons, antagonista H2, antagonista H1. Inibidores de bomba de prótons: Omeprazol (Lasix )Lansoprazol (lanz) Pantopraz (pantec)
Drogas simpaticomiméticas: estimulante do sistema nervoso autonomo simpatico. EX: aminas cardíacas, dobutamina, noradrenalina e adrenalina. Droga simpaticoliticos inibe o SNA simpático. Exemplo: beta bloqueadores Propranolol, Atenolol e metoprolol
Parassimpaticomiméticos estimula o SNA para simpátic. EX: o tratamento de glaucoma o colírio pilocarpina ativa os receptores H3 promovendo miose (contração da pupila)
Parassimpaticolítica inibe SNA parassimpático. Ex: exame de fundo de olho (colírio tropicamida) bloqueia o receptor H3 impedindo a miose, promove a dilatação da pupila (midríase) exemplo: antídoto para envenenamento por chumbinho. Atropina= bloqueia receptores H1, H2, H3 e nicotinico e impedindo a bradicardia e a broncoconstrição facilitando a respiração. Promove dilatação da pupilas. Principal neurotransmissor do sistema nervoso autônomo simpático de fuga e luta é a  noradrenalina. Receptores adrenérgicos: Alfa 1 Alfa 2= vasoconstrição aumenta a P.A. Beta 1 beta 2: maior força, maior frequência, maior débito cardíaco, broncodilatação, midríase dilatação da pupila, boca seca e unibe a salivação, relaxamento uterino, maior glicose.

Continue navegando