Buscar

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Água potável é o que se exige para:	o ser humano beber.
No Brasil, a aquacultura tem grandes perspectivas, principalmente em virtude:Da rica fauna aquática
Os Planos de Recursos Hídricos de Bacias são: planos diretores que visam a fundamentar, orientar e hierarquizar as ações relativas à implantação da política e ao gerenciamento dos recursos hídricos;
Sobre o ciclo da água na biosfera podemos afirmar que: I Os principais elementos do ciclo da água são a evaporação e a precipitação; III O ciclo hidrológico se constitui em um processo contínuo de transporte de massas d´água no oceano para atmosfera e desta novamente para o oceano. Assinale a alternativa correta: I e III são verdadeiras.
Pode- se dizer que a ocupação do solo com os processos de urbanização e devastação da vegetação diminuem drasticamente a quantidade de água infiltrada exigindo técnicas adequadas de terraceamento e manejo do solo. A topografia do solo em declives acentuados tem como objetivo: favorecer o escoamento superficial direto, diminuindo a oportunidade de infiltração.
A infiltração é um processo muito importante para o solo e para as plantas. Verifique abaixo qual das alternativas define o processo de infiltração.	É o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, movendo-se para baixo através dos espaços vazios pela ação da gravidade, até atingir uma camada impermeável, formando um lençol d´água.
O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, pois a modificação do meio natural pela sua transformação em um ambiente urbano. Verifique abaixo qual das opções abaixo não representa um problema ocasionado pelo aumento das comunidades.	maior permeabilidade
Têm produzido impactos significativos na infraestrutura dos recursos hídricos:Aumento da população e expansão irregular da periferia.
As águas captadas de rios ou represas que são direceionadas às usinas de tratamento vêm com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro é necessário um tratamento. Onde é realizado esse tratamento?ETA (Estação de Tratamento de Água)
Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os países que mais sofrem com catástrofes climáticas. Há muito por fazer para melhorar a infraestrutura do país contra enchentes. A criação do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais promete marcar uma nova fase na prevenção de enchentes no Brasil, para diminuir impactos causados por catástrofes como a de 2011, no Rio de Janeiro, quando foram contabilizadas mais de mil mortes.
I. A enchente caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial, enquanto a inundação caracteriza-se pelo extravasamento do canal. II. Uma enchente pode não causar inundação, desde que o planejamento urbano da região em questão possua obras de controle construídas para esse fim. III. A instalação de estações meteorológicas é uma das principais estratégias de prevenção de desastres naturais e de catástrofes, uma vez que é possível conhecer a série histórica da chuva local e planejar ações estratégicas.
É correto apenas o que se afirma em I, II e III
O conceito de recursos hídricos refere-se:Às fontes de recursos hídricos as águas superficiais ou subterrâneas que podem estar disponíveis para qualquer tipo de uso em uma região.
Assim como no corpo humano, 75% do planeta Terra está repleto de água. Cerca de 97,5% de toda a água existente está nos oceanos e é toda concentrada por água salina, imprópria para o consumo. Os 2,5% restantes são as reservas de água doce. Qual a opção abaixo representa melhor o tamanho dessas reservas em ordem decrescente:Geleiras; Água Subterrânea; Rios e Lagos; Atmosfera
No Brasil, a aquacultura tem grandes perspectivas, principalmente em virtude:Da rica fauna aquática
Analise as afirmativas a seguir: 
I Cerca de 97% de toda a água existente está nos oceanos e é toda concentrada por água salina, imprópria para o consumo. Os 3% restantes são as reservas de água doce, a água potável. II O Brasil concentra cerca de 12% da água doce do mundo. III A água é distribuída de forma irregular. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água. 
IV Mesmo na área de incidência do Semi-Árido, que cobre 10% do território brasileiro; quase metade dos estados do Nordeste, não existe uma região homogênea. Há diversos pontos onde a água é permanente, indicando que existem opções para solucionar problemas socioambientais atribuídos à seca. Estão corretas as afirmativas: todas
Este aquífero transfronteiriço está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este super-aquífero estende-se pelo Brasil, (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²). O texto refere-se especificamente ao aquífero:	Guarani
O maior aqüífero conhecido do mundo é o Aqüífero Guarani, com uma área de mais de 1,2 milhões de km2, e está localizado:bacia sedimentar do Paraná
No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação. Esta unidade de conservação é a:bacia hidrográfica
Chuvas Estacionais são também chamadas de chuvas de relevo, e ocorrem quando:os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa.
A natureza apresenta diversos ciclos importantes que em equilíbrio são a base para a sustentação da vida no planeta. Um dos ciclos mais importantes é o ciclo da água, que está relacionado apenas:À transformação constante de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, as águas superficiais, as subterrâneas e as das plantas.
Sobre o ciclo da água na biosfera podemos afirmar que: 
I - Os principais elementos do ciclo da água são a evaporação e a precipitação; IIII - O ciclo hidrológico se constitui em um processo contínuo de transporte de massas d´água no oceano para atmosfera e desta novamente para o oceano.
O ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. Verifique abaixo qual das alternativas apresenta apenas etapas do ciclo hidrológico:Evaporação, Transpiração, Precipitação.
O ciclo hidrológico demonstra o processo de circulação da água em seus diferentes estados físicos . Este ciclo é composto de diversas etapas, onde uma delas é a precipitação da água. A água evapora-se em particular durante os períodos mais quentes do dia e em particular nas zonas mais quentes da Terra. A maior parte da água evaporada acaba retornando aos oceanos em forma de chuva. Assinale a alternativa correta em relação a precipitação:Nos oceanos equatoriais a precipitação é abundante.
A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta. A chuva forma-se nas nuvens. As chuvas são divididas em: orográficas, convectivas ou frontais. Sobre as chuvas convectivas é correto afirmar que:São também chamadas de chuva de verão provocadas pela intensa evapotranspiração.
O processo do ciclo hidrológico se inicia quando a energia solar incide na Terra: o calor dos raios solares aquece a água da superfície terrestre e envia o vapor para a atmosfera através da evaporação direta, passando do estado líquido ao estado gasoso. A vegetação tem um papel importante nesse ciclo pois parte desta água é absorvida pelas raizes. Esta água água absorvida retorna a atmosfera por dois processos são eles: Transpiração epela simples e direta evaporação.
O ciclo da água, também conhecido como "ciclo hidrológico", refere-se à transformação constante de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, as águas superficiais, as subterrâneas e as das plantas. Na última etapa do ciclo, ao atingir o solo ocorre que: Parte da água evapora e retorna à atmosfera e parte dela infiltra-se no interior do solo, alimentando os lençóis freáticos.
A infiltração é o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo. Quando a água infiltra no solo ela está sujeita a duas forças, que são:Gravidade e a força de adesão de suas moléculas às superfícies das partículas do solo
Com relação à disponibilidade de água doce, indique a afirmativa correta:As reservas de água subterrânea tendem a apresentar taxas desprezíveis de evaporação.
A água que se infiltra está submetida a duas forças fundamentais: a gravidade e a força de adesão de suas moléculas às superfícies das partículas do solo. Esta força de adesão também é conhecida como:Força de Capilaridade.
Das fases básicas do ciclo hidrológico, talvez a mais importante seja a do(a) ___________________, que trata da ocorrência e transporte da água na superfície terrestre, pois, se trata do aproveitamento da água superficial e da proteção contra os fenômenos provocados pelo seu deslocamento.escoamento superficial
A infiltração é um processo muito importante para o solo e para as plantas. Verifique abaixo qual das alternativas define o processo de infiltração.	É o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, movendo-se para baixo através dos espaços vazios pela ação da gravidade, até atingir uma camada impermeável, formando um lençol d´água
O processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo, movendo-se para baixo através dos espaços vazios pela ação da gravidade, até atingir uma camada impermeável, formando um lençol d¿água é denominado:	infiltração
Todos os fatores abaixo podem influenciar o escoamento de água superficial, exceto:fatores bióticos
Pequenas quantidades de água no solo tendem a se distribuir uniformemente pela superfície das partículas. através das forças da gravidade e de adesão. Assim, a água ficará retida, quase imóvel, não atingindo zonas mais profundas. Este fato se deve:À força de adesão, que é mais forte do que a força da gravidade que age sobre esta água.	
Têm produzido impactos significativos na infraestrutura dos recursos hídricos:Aumento da população e expansão irregular da periferia.
A Drenagem Urbana Sustentável tem uma idéia baseada em um pensamento sistêmico, no qual todos os sistemas relacionados à água, solo e meio ambiente fazem parte de um só conjunto. Podemos dizer que a drenagem urbana sustentável tem como intenção:levar em consideração o ciclo hidrológico natural, através de medidas estruturais como parte do planejamento e infra-estrutura das cidades.
O conjunto de diretrizes que determina a gestão do sistema de drenagem, minimizando o impacto ambiental devido ao escoamento das águas pluviais, contemplando um plano de gestão integrada é denominado:Plano diretor.
O aumento da população e a expansão irregular da periferia têm produzido impactos significativos na infraestrutura dos recursos hídricos contribuindo para o fenômeno denominado de Ciclo de Contaminação. Sobre este ciclo está correto afirmar que: A urbanização altera os caminhos naturais das águas das chuvas, que passam a deslocar-se por tubos e canais do sistema de drenagem de águas pluviais.
O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, em função da impermeabilização de grandes áreas, implicando maior escoamento, menor infiltração e capacidade de amortecimento natural da bacia. O grande problema relacionado a esses fatores são as possíveis inundações. Qual das alternativas abaixo NÃO é um impacto negativo à população causado por inundação?Agravamento do efeito estufa.
Em função da diversidade de infraestrutura das cidades, grandes e pequenas, sabe-se que a água para abastecimento é retirada de um manancial, distribuída para uso e retornada à fonte sem necessariamente ter um tratamento adequado. As águas são conduzidas através do sistema de esgotamento sanitário e drenagem sem o devido cuidado, gerando o chamado:Ciclo de Contaminação.
Considere as seguintes afirmativas: 
I O excesso de água aplicada na irrigação retorna aos rios por meio do escoamento superficial e subsuperficial ou vai para os depósitos subterrâneos, por percolação profunda, arrastando consigo resíduos de fertilizantes, de defensivos, de herbicidas e de outros elementos tóxicos, denominados sais solúveis. 
II A contaminação das águas superficiais é rápida e acontece imediatamente após a irrigação. 
III Após serem depositados na superfície do solo, os pesticidas podem ser transportados juntamente com a água da enxurrada, contaminando rios, lagos e minas de água. Podemos afirmar que são verdadeiras as afirmativas: todas
É um conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população urbana está sujeita através do ato de escoar as águas de terrenos encharcados. Este conceito define: a drenagem urbana
O Saneamento Básico é essencial para manter o ambiente saudável. Como pode ser definido o conceito de saúde?Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não restringe o problema sanitário ao âmbito das doenças, mas também ao de prevenção e assistência.
Segundo a norma brasileira ABNT NB-592/9, que fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto de estação de tratamento de água, qualquer água, antes de ser distribuída para uma população, deve sofrer no mínimo tratamento por:desinfecção e correção de pH
As águas captadas de rios ou represas que são direceionadas às usinas de tratamento vêm com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro é necessário um tratamento. Onde é realizado esse tratamento?ETA (Estação de Tratamento de Água)
O reuso de água é uma alternativa para a economia deste recurso e possui características específicas. O uso deste tipo de água é restrito para:Descarga sanitária.
De acordo com os aspectos legais, dentre os serviços, infraestruturas e instalações operacionais, listados abaixo, quais estão atribuídos ao saneamento básico? 1) Abastecimento de água potável. 2) Esgotamento sanitário. 3) Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. 4) Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. todas corretas
Por definição, o Saneamento Básico é formado por serviços essenciais que, se bem executados, elevarão o nível de saúde da população beneficiada, gerando maior expectativa de vida e maior produtividade. Qual dos serviços abaixo não está relacionado com o Saneamento Básico:Logística reversa.
"São todos os resíduos líquidos provenientes das indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos a natureza." Essa frase define qual das opções abaixo?Esgoto
Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os países que mais sofrem com catástrofes climáticas. Há muito por fazer para melhorar a infraestrutura do país contra enchentes. A criação do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais promete marcar uma nova fase na prevenção de enchentes no Brasil, para diminuir impactos causados por catástrofes como a de 2011, no Rio de Janeiro, quando foram contabilizadas mais de mil mortes.
A partir das informações do texto, e com base nos conceitos de drenagem, planejamento urbano e zoneamento ambiental, avalie as afirmações a seguir.
I. A enchente caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial, enquanto a inundação caracteriza-se pelo extravasamento do canal.
II. Uma enchente pode não causar inundação, desde que o planejamento urbano da região em questão possua obras de controle construídas para essefim.
III. A instalação de estações meteorológicas é uma das principais estratégias de prevenção de desastres naturais e de catástrofes, uma vez que é possível conhecer a série histórica da chuva local e planejar ações estratégicas.
Após sua captação, a água manancial será encaminhada para:ETA- Estação de Tratamento de Água
O abastecimento de água potável nas grandes metrópoles exige a construção de sistemas complexos, que são constituídos dos seguintes sub-sistemas:captação, adução, tratamento e distribuição.
SÃO CONSIDERADOS EFEITOS NEGATIVOS DA CONSTRUÇÃO DE LAGOS ARTIFICIAIS:AUMENTO DA TAXA DE SEDIMENTAÇÃO
Todos os fatores abaixo são responsáveis pela redução na utilização dos recursos hídricos, EXCETO:Processos meteorológicos
O homem possui dois tipos de fontes para seu abastecimento. São as águas superficiais e subterrâneas. É de uma dessas fontes que será retirada a água, de preferência, com condições sanitárias adequadas e vazão suficiente para atender à demanda. A fonte da qual será feita a retirada de água é denominada de:Manancial abastecedor.
São considerados efeitos negativos da construção de lagos artificiais:Aumento da taxa de sedimentação
A fonte da qual será feita a retirada de água é denominada Manancial Abastecedor. O que deve ser levado em consideração para a sua escolha?
A qualidade de sua água e o aspecto econômico de sua utilização.
De que forma é possível extrair água potável das regiões com pouca água superficial?com a construção de poços artesianos
A expansão demográfica e o desenvolvimento tecnológico trazem como consequência imediata o aumento de consumo de água e a ampliação constante do volume de águas residuais não reaproveitáveis. De acordo com a sua origem, os esgotos podem ser classificados de várias formas; são elas:Esgoto Sanitário, Esgoto Industrial, Esgoto Pluvial.
Do ponto de vista dos efeitos decorrentes da poluição sobre os seres vivos, considera-se o lançamento de esgoto doméstico no mar, por meio de longos emissários submarinos, um sistema aceitável. A razão primordial que justifica o lançamento de esgoto doméstico distante da praia é:a matéria orgânica do esgoto, até certa quantidade, é degradada e os nutrientes são reciclados.
Toda população necessita que seu resíduo seja tratado de forma correta para manutenção de sua saúde. A coleta e o transporte das águas residuais desde a origem até seu lançamento final chamamos de:saneamento básico
Apesar de a estação de tratamento de esgoto utilizar os mesmos processos de filtração, aeração, química, entre outros nas águas resíduos que uma estação de tratamento de água faz com a água manancial, a água tratada pela ETE não é considerada própria para consumo. Por que?Devido ao fato de a água tratada ser sempre considerada contaminada com coliformes e bactérias nocivos ao organismo humano, portanto nunca deve ser consumida.
Dependendo da ocorrência de áreas onde os coletores não possam continuar ou mesmo desaguar o esgoto bruto, deverá ser projetado interceptores assim como a necessidade de transporte de vazões finais para pontos distantes da área de coleta forçarão a construção de um emissário. O lançamento subaquático no mar ou sob rios caudalosos normalmente é feito por: através de emissários com elevatória na extremidade de montante.
Com relação à retenção superficial ou interceptação de chuva, assinale a afirmativa correta:As taxas de variação da interceptação tendem a ser maiores no início do que no fim da chuva.
Quando uma estação de tratamento de esgoto (ETE) deve ser instalada?são instaladas quando os corpos receptores das vazões esgotáveis não possuem capacidade de absorção da carga orgânica total que é despejada.
A coleta e o transporte das águas residuais desde a origem até seu lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. Podemos definir a rede coletora como: A rede de dutos coletores