Buscar

Células e órgãos do sistema imune (NET)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
Células e Órgãos do Sistema Imune
1) Órgãos Linfóides Primários ou Centrais: TIMO e MEDULA ÓSSEA
São responsáveis pela Geração das células sangüíneas
2) Órgãos Linfóides Secundários ou Periféricos: Baço, Linfonodos, Tecido linfóide associado a mucosas do Aparelho Digestivo e Tecido Linfóide associado a mucosas do Aparelho Respiratório (Tonsilas palatinas e adenóide). 
São responsáveis pela Concentração dos Ag que entram no hospedeiro e, Geração e Desenvolvimento da Resposta Imune
OBS: Os linfócitos NÃO SÃO CÉLULAS ESTÁTICAS. Circulam intensamente entre os vários órgãos linfóides secundários do organismo. 
*
*
*
Células e Órgãos do Sistema Imune
TIMO: Todas as células sangüíneas tem origem na Medula Óssea, porém os precursores dos linfócitos T proliferam e se Diferenciam no Timo. Isto é, passam a expressar Receptores para Antígenos e Marcadores de Superfície.
Timo é constituído: Região periférica ou cortical
		Região Medular
A diferenciação dos Linfócitos T ocorre no sentido Cortical para Medular.
Encontram-se macrófagos no Timo tanto na região Cortical como Medular. Células dendríticas estão mais localizadas na região Medular.
Vascularização: Barreira Sangue - Timo. Esta barreira IMPEDE a entrada de moléculas PROTEICAS ou PARTÍCULAS na região CORTICAL. 
*
*
*
TIMO
Precursores das células sangüíneas que estão comprometidas com linhagem de célula T, entram na região cortical do Timo através dos vasos sangüíneos, e são chamados de Timócitos.
Esses linfócitos T imaturos (timócitos) NÃO EXPRESSAM Receptores para Antígenos ou Marcadores de Superfície, incluindo CD4 e CD8, que são características de Células Maduras.
Os Timócitos migram do córtex em direção a medula e entram em contato com células epiteliais , macrófagos e células dendríticas. 
Nesse trajeto, começam a expressar Receptores para Antígenos e Marcadores de Superfície. Receptores para Antígenos e Marcadores de Superfície são características de Linfócitos T maduros.
Então, a região medular do Timo contém a maioria das células T maduras. Estas células podem apresentar o fenótipo CD4 e estão “comprometidas” com a função “helper” (ajuda), ou apresentam o fenótipo CD8 e estão “comprometidas” com a função citolítica (lise celular). 
*
*
*
TIMO
Os linfócitos T maduros saem do timo e entram no sangue e Órgãos Linfóides Secundários.
Timo: Órgão bilobado, situado no Mediastino Anterior. 
*
*
*
Identificação das Células: através de Marcadores de Superfície
Nomeclatura usada: CD “Grupo de Diferenciação”
A presença de determinada molécula de superfície em uma população celular permite a INDENTIFICAÇÃO DESTA POPULAÇÃO CELULAR. Assim, várias moléculas de superfície são chamadas de Marcadores (para uma determinada população) .
Marcadores: São úteis na Identificação, Quantificação e Isolamento de Populações Celulares. 
Medula Óssea
Hematopoiese: Geração de todas as células sangüíneas.
As Células sangüíneas são produzidas na Medula Óssea. Todas as células sangüíneas originam-se de uma Célula Tronco Comum. No próximo estágio de diferenciação esta célula se torna comprometida com outras linhagens celulares (eritrocítica, megacariocítica (plaquetas), Granulocítica (Polimorfonucleares: neutrófilos, eosinófilos, basófilos) , monocítica e linfocítica. 
*
*
*
Origem e Maturação das Células Sangüíneas
*
*
*
Medula Óssea
A proliferação e maturação das células sangüíneas na Medula Óssea é estimulada por citocinas. Muitas destas citocinas são chamadas ”fatores estimuladores de colônia”.
Essas citocinas são produzidas pelas células estromais da Medula Óssea e pelos macrófagos, Função destas citocinas: 1) Produzem o ambiente ideal para a hematopoiese 2) Reabastecimento das células sangüíneas que foram consumidas durante a Resposta Imune. 
Órgãos Linfóides Secundários 
Linfonodos:
Também chamados de ganglios linfáticos ou nódulos linfáticos. Tem forma de uma grão de feijão e encontram-se distribuídos ao longo dos vasos linfáticos que drenam as diversas regiões do organismo. 
*
*
*
Linfonodos:
*
*
*
Linfonodos:
São os sítios para onde os Ag proteicos são transportados e Concentrados. São tambérm os sítios onde as Resposta Imunes para esses Ag se iniciam e se desenvolvem.
A linfa é filtrada pelos linfonodos. Assim as células e macromoléculas são carregadas ao interior dos linfonodos. Os linfócitos que chegam podem ficar retidos no linfonodo ou sair. Ag ficam retidos no linfonodo e são ativamente adsorvidos e/ou fagocitados por células dendríticas ou macrófagos. 
A otimização da circulação linfocitária nos linfonodos se faz palas ‘VÊNULAS DO ENDOTÉLIO ALTO” (HEV). O endotélio dessas vênulas expressa MOLÉCULAS DE ADESÃO, os linfócitos apresentam receptores na sua superfície para essas moléculas de adesão e ligam-se a elas. A adesão é seguida pela migração dos linfócitos de dentro dos vasos para o interior dos linfonodos. Se os linfócitos encontrarem nesse trajeto Ags para os quais possuam Receptores, SERÃO ATIVADOS.
*
*
*
Os linfonodos são constituídos: Região periférica ou cortical
			 Região Medular
Na Região Periférica ou Cortical: Áreas ricas em Linfócitos B (folículos Linfóides).
Se ocorre Estimulação Antigênica, os linfócitos B são ativados, aumentam o volume do citoplasma e proliferam, formando os CENTROS GERMINATIVOS. 
Nos Folículos linfóides são encontrados as células dendríticas foliculares. Estas células tem atividade fagocítica mínima, sua principal função é ACUMULAR por longos períodos Ag NA SUA SUPERFÍCIE, Ativando os Ac (LB).
 NA REGIÃO PARACORTICAL: Entre os folículos linfóides, encontram-se os Linfócitos T, juntamente com células dendríticas e macrófagos.
Ag captados pelas células dendríticas e macrófagos, são apresentados ao LT que recirculam por estas áreas. 
REGIÃO MEDULAR: encontram-se os linfócitos B ativados que irão emigrar do linfonodo. 
*
*
*
Linfonodos:
*
*
*
Linfonodos:
*
*
*
Baço: É o principal sítio de Resposta Imune para antígenos que alcançam a corrente sangüínea, esses Ag são captados pelo Baço onde se inicia uma vigorosa Resposta Imune. 
Participa da eliminação de células sangüíneas senescentes (velhas) ou lesadas, em especial hemácias e plaquetas.
O baço não é essencial a sobrevivência do indivíduo. Porém indivíduos que tem o Baço removido tornam-se menos resistentes a infecções bacterianas sistêmicas.
Baço contém: Polpa Branca
	 Polpa Vermelha
Polpa Branca: Área rica em linfócitos B, corresponde aos folículos linfóides do linfonodo. Durante a Resposta Imune, da mesma maneira que ocorre nos linfonodos, há formação dos Centros Germinativos no interior dos folículos.	 
A bainha linfocitária que envolve as arteríolas chama-se BAINHA PERIARTERIOLAR, nesta região predominam linfócitos T. Entre os Folículos Linfóides e a Bainha Periarteriolar, encontra-se a ZONA MARGINAL, área abundante em macrófagos.
*
*
*
Outros Órgãos e Tecidos Linfóides
Localizada sob a Mucosa Gastrointestinal e Trato Respiratório, há agregados de linfócitos, macrófagos e células dendríticas, que relembram o Linfonodo em estrutura e função. Esse Sistema Imune de Mucosa Inclui: Placas de Peyer no intestino, Amígdalas.
Característica do Tecido Linfóide Associado a Mucosa: Grande número de Linfócitos B secretores de IgA, que é o tipo de Ac predominante nas secreções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais