Buscar

Avaliação ASPECTO ANTROPOLOGICO

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0466_AV_201602109176 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602109176 - ANDREA SANTOS DA SILVA
	Professor:
	MARISA FLAVIA DA SILVA
	Turma: 9005/AB
	Nota da Prova: 3,7    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2017 14:00:48
	
	 1a Questão (Ref.: 201602179831)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Secretaria Estadual de São Paulo/2009 - questão adaptada). A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, como a Antropologia justifica as diferenças de comportamento entre os grupos?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: As diferenças de comportamento entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602206258)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Segundo Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores viveriam um processo de alienação, na medida em que seriam influenciados pela ideologia da classe dominante. Para este autor, na sociedade capitalista a educação poderia ser utilizada como uma poderosa arma contra a alienação da classe trabalhadora. Qual seria o projeto de educação imaginado por Marx?
		
	
Resposta: Que as esclas deveriam formar individúos integralmente sedenvolvidos combinasse educação intelectual com educação profissional e ducação física, assim todos ser tornatiam individuos integralmente desenvolvidos. capazes de de desenvolver diferentes tarefas e atividades sociais.
	
Gabarito: Para Marx a alienação seria conseqüência da dupla expropriação sofrida pelos trabalhadores no capitalismo, uma vez que eles teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e o saber relacionado à mesma. Caberia a educação despertar nos trabalhadores esta consciência, que os permitiria refletir de modo crítico sobre as suas condições de vida e trabalho e, dessa forma, superar o processo de alienação e exploração. Segundo Marx a escola deveria proporcionar ao aluno uma formação de caráter integral, que compreenderia o sentido acadêmico tradicional, associado a uma formação técnica voltada para o mercado de trabalho.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602929249)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação ao Relativismo Cultural considere as afirmações abaixo: 1) Todas culturas devem ser consideradas válidas. 2) Os preconceitos derivados das convenções culturais nos leva a não aceitar a cultura do outro. 3) Inexiste medida absoluta para informar julgamentos. 4) A avaliação do costume do outro representa obstáculo ao conhecimento antropológico. São corretos os itens:
		
	
	Apenas 2 e 3 são corretos;
	 
	Os itens 1.2,3 e 4 são corretos;
	
	Apenas 3 e 4 são corretos
	
	Apenas o 3 e 4 são corretos;
	 
	Apenas o 1 e 2 são corretos;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602147738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo da industrialização e a expansão das cidades influenciaram, em muito, o desenvolvimento do sistema educacional. Até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população não tinha acesso a nenhum tipo de educação escolar. Porém, com a rápida expansão da economia industrial, houve uma enorme demanda de um ensino especializado capaz de formar uma mão de obra instruída (GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 396). De acordo com as informações do texto acima, podemos concluir que:
		
	 
	A expansão escolar está associada a demandas colocadas pela vida nas cidades e pelas novas formas de organização do trabalho.
	
	Os saberes escolares vieram substituir outras formas de saber, construídos na família e na comunidade como um todo.
	
	O processo de industrialização e de desenvolvimento do sistema capitalista impediu a expansão escolar.
	
	O fenômeno da industrialização não interferiu no papel da escola, pois o treinamento da mão de obra especializada é uma prerrogativa das diferentes categorias profissionais.
	
	Os hábitos sociais e as experiências práticas do trabalho não são conteúdos tratados pela educação escolar.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602829105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta:
		
	
	Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.
	 
	As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia.
	
	A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo.
	
	A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo.
	
	A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602366258)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		
	 
	conscientização e politização.
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	manutenção da alienação.
	
	emancipação de classe.
	
	especialização para o trabalho.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602147747)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Consideramos que é progressista, sã e legitima a tendência da indústria moderna de incorporar as crianças e os jovens para que cooperem no grande trabalho da produção social, embora sob o regime capitalista ela tenha sido deformada até chegar a uma abominação. Em todo regime social razoável, qualquer criança de 9 anos de idade deve ser um trabalhador produtivo, do mesmo modo que todo adulto apto para o trabalho deve obedecer à lei geral da natureza, a saber: trabalhar para poder comer, e trabalhar não só com a cabeça, mas com as mãos (MARX, Karl apud RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.44). De acordo com o pensamento de Karl Marx, qual relação é possível estabelecer entre o trabalho produtivo e o ensino nas escolas?
		
	
	A decisão de combinar da forma mais conveniente o trabalho produtivo e o ensino escolar é uma decisão familiar, não cabendo ao Estado qualquer tipo de ingerência.
	
	Caberia às escolas fornecer a formação intelectual e física das crianças e jovens, pois a formação para o trabalho seria uma responsabilidade das fábricas.
	
	As fábricas deveriam assumir o papel de educar as crianças e os jovens, reservando o ensino escolar somente para quem não tivesse a necessidade de trabalhar.
	 
	A formação integral do indivíduo decorreria de uma combinação entre o trabalho produtivo e o ensino escolar, respeitando-se a faixa etária das crianças.
	
	A entrada das crianças e dos jovens no mundo do trabalho deveria ser proibida por lei, pois o trabalho é uma atividade abominável e deformadora do ser humano.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602353911)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na concepção de Marx, as ideias que os indivíduos incorporam, na sociedade capitalista, implicam numa visão imprecisa ou falsa da realidade. Isto acontece na medida em que a consciência que os trabalhadores constroem sobre o seu próprio modo de vida tende a ser profundamente influenciada:
		
	
	pelos valores da correntes filosóficas
	
	pelos dogmas e rigidez das religiões
	 
	pelos valores das elites burguesas
	 
	pelos valores das classes oprimidas
	
	pelas teses e descobertas cientificistas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602388366)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todo ano na formatura dos alunos do ensino médio da escola, uma das cerimônias que não pode faltar é a missa do padre Paulo. É um costume que remonta mesmo as origens das escolas no Brasil. Esse ano, alguns alunos questionaram a necessidade do evento dada adiversidade religiosa na escola. Mas Padre Paulo veio a escola fazer um discurso sobre a importância da religião em nossas vidas e sobre como a presença de Deus em momentos de consagração como esse é fundamental. Depois de muito debate, a força da tradição prevaleceu e no dia da formatura Padre Paulo estava lá proferindo a missa de agradecimento.
 Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de:
		
	 
	Dominação tradicional
	
	Dominação legal
	
	Dominação formal
	
	Dominação ilegítima
	
	Dominação carismática
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602145023)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Kroeber (apud Roque Laraia, 2009) ao destacar a cultura como produção humana afirma que isso só foi possível devido a:
		
	
	Capacidade humana de individualmente resolver problemas que lhe são apresentados, tornando esse conhecimento fruto de competências e habilidades independentes da vida social.
	
	Semelhança que o homem tem dos outros animais de inteligência concreta e conhecimento genético.
	
	Adaptação biológica que foi mais eficaz que os demais animais, tendo seu organismo modificado de acordo com o ambiente em que vive.
	
	Capacidade humana de observar os demais animais da natureza e imitá-los, pois os animais se adaptam melhor em qualquer ambiente geográfico.
	 
	Possibilidade da comunicação oral e a capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico.

Continue navegando

Outros materiais