Buscar

av2 hidrologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407984849)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Qual a importância do estudo da precipitação?
		
	
Resposta: É importante para saber qual o volume de chuve ira cair em uma determinada região, e se essa região vira a sofrer algum transtorno com a falta de chuva ou o excesso. Para um estudo de quais atitudes devem ser tomadas nas duas situações.
	
Gabarito: Oferece subsídios para: Quantificação do Abastecimento de água; Controle de inundações; Erosão do solo; Dimensionamento adequado de obras hidráulicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408009901)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Comente 4 ações de gerenciamento de macrodrenagem:
		
	
Resposta: Uso de áreas verdes.
	
Gabarito: 1) O poder público deve regulamentar o uso e ocupação, especialmente das áreas naturalmente inundáveis; 2) combinar áreas inundáveis para que atuem como reservatórios de detenção urbano; 3) regulamentar a microdrenagem para não ampliar a enchente natural; 4) nenhuma área desapropriada pelo poder público deve ficar sem implantação de infra- estrutura pública (parque ou área esportiva), evitando dessa forma que a mesma seja invadida
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407248207)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao conjunto de __________________________ que drenam para uma área em comum dá-se o nome de __________________________ ou __________________________ .
		
	 
	rios / efluentes / deflúvio
	
	bacias hidrográficas / estuário / delta
	
	rios / bacia hidrográfica / rede de canais fluviais
	
	encostas / delta / região hidrográfica
	 
	bacias hidrográficas / sistema hidrográfico / região hidrográfica
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407213319)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As medidas de controle de cheias e inundacoes podem ser classificadas em nao-estruturais e estruturais. Assinale a alternativa que apresenta medida(s) nao-estrutural(ais).
		
	
	Estabilizacao de taludes e contencao de encostas.
 
	
	Retificacao e diminuicao da rugosidade da calha do rio.
	 
	Implantacao de um Programa de Alerta de inundacoes.
 
	
	Dragagem e aumento da declividade da calha do rio.
 
	
	Reflorestamento de area significativa da bacia.
 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407992068)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estão associadas às chamadas frentes; ocasionam o conflito entre massas de ar; se sobrepõem o ar quente sobre o ar frio; compreendem a maior parte do volume de água precipitado em uma bacia; podem ocorrer por vários dias, apresentando pausas com chuviscos. Apresentam longa duração e média/forte intensidade, podendo ser acompanhadas de ventos fortes. Estas são características que permitem definir o tipo de chuva:
		
	
	Barreira
	 
	Ciclônica
	 
	Nenhuma das afirmativas anteriores
	
	Orográfica
	
	Convectiva
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408038039)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios, é denominado de:
		
	
	interceptação
	 
	evapotranspiração
	
	percolação
	
	infiltração
	
	transpiração
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408187841)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O semiárido brasileiro ocupa mais de 57% da região Nordeste do Brasil. Com relação ao semiárido, é correto afirmar:
		
	 
	o uso de cisternas na área rural é uma técnica bastante difundida que tem por objetivo diminuir a demanda por água nas propriedades rurais.
	 
	a região é marcada pela regularidade temporal das precipitações e baixa precipitação média anual.
	
	a região é marcada pela presença de rios temporários, sendo a baixa retenção de água em reservatórios subterrâneos um dos fatores responsáveis por essa característica.
	
	para a região, são indicadas medidas de aumento de ofertas hídricas, como os programas de incentivo de técnicas de irrigação que apresentem baixo consumo hídrico.
	
	o uso de cisternas na área rural é uma técnica desconhecida que tem por objetivo diminuir a demanda por água nas cidades.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407793515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Aquífero Guarani é o maior reservatório subterrâneo de água doce transfronteiriço do mundo, com cerca de 1,2 milhão de Km². Em quais países o Aquífero guarani se localiza e em qual deles possui a maior área?
		
	 
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território brasileiro.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território argentino.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Argentina, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território uruguaio.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Bolívia, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território brasileiro.
	
	O Aquífero Guarani localiza-se no nordeste da Bolívia, leste do Paraguai, norte do Uruguai e centro-sul do Brasil. A maior área está localizada em território paraguaio.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407999256)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a opção CORRETA a partir dos conhecimentos sobre hidrologia estatística:
		
	 
	c) Risco na hidrologia é considerado como a probabilidade de ocorrência de um evento multiplicada pelos prejuízos que se espera da ocorrência deste evento.
	 
	d) Tempo de recorrência (T) é o intervalo de tempo que se espera que um determinado evento (chuva, vazão, etc.) nunca ocorra em seus valores máximos e mínimos.
	
	a) Algumas aplicações da hidrologia estatística podem ser em projetos de vertedor de barragens; no dimensionamento de canais e no dimensionamento de obras civis, como construção de residências.
	
	e) Na elaboração de projetos de estruturas hidráulicas não se admite probabilidades de falhas.
	
	b) Séries temporais discretas não são convenientes para avaliar riscos em hidrologia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407839995)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357 de 17 de março de 2005, dispõe sobre a classificação das águas segundo o seu grau de salinidade, em doces, salobras ou salinas. Pergunta-se: qual é o limite de salinidade das águas salobras?
		
	 
	Salinidade superior a 0,4 e inferior a 30 partes por mil.
	 
	Salinidade superior a 0,5 e inferior a 30 partes por mil.
	
	Salinidade superior a 0,1 e inferior a 10 partes por mil.
	
	Salinidade superior a 0,2 e inferior a 20 partes por mil.
	
	Salinidade superior a 0,3 e inferior a 30 partes por mil.

Continue navegando