Buscar

Ossos do membro pélvico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ossos do membro pélvico
Introdução: O membro pélvico compreende quatro segmentos: quadril coxa, perna e pé. O quadril tem como base o osso coxal. A base óssea da coxa é constituída pelo fêmur. A perna tem como base óssea a tíbia e a fíbula, esta última rudimentar nos ruminantes. O pé compreende os ossos do tarso, do metatarso e dos dedos, estes últimos englobando falange e ossos sesamóides.
*Coxal: Constituído por três ossos: ílio, ísquio e pube. Ílio é o maior e mais cranial dos três, apresenta a crista ilíaca, tuberosidade sacral, tuberosidade coxal, asa do íleo, linha glútea, tubérculo de pssoas, espinha isquiática, eminência ileopúbica e incisura isquiática maior.O ísquio apresenta a tuberosidade isquiática, o arco isquiático, incisura isquiática.O pube é o menor dos três ossos, apresenta o tubérculo púbico.O acetábulo é a cavidade articular do osso do quadril, formada conjuntamente pelo ílio, ísquio e pube, articula-se com a cabeça do fêmur. A sínfise púbica e asínfise isquiática forma a sínfise pélvica.
Diferença entre espécies: Equino: o ílio é mais encurvado formando uma chanfradura isquiática maior. Comparado com o bovino a tuberosidade sacral forma um espaço menor e o forame obturado é menos desenvolvido. Bovino: As asas do ílio são quase paralelas entre si e formam um ângulo muito menor, comparado com o equino, o espaço entre a tuberosidade sacral é maior, o arco isquiático é estreito e profundo, o forame obturado é mais desenvolvido e a sínfise pélvica forma tipo uma crista.Suíno: A asa do ísquio dobra-se menos do que no equino e no bovino, o espaço entre a tuberosidade sacral é maior e o arco isquiático é mais largo e profundo do que nas outras espécies.Canino: o ílio é quase paralelo com o plano medial. O arco isquiático é relativamente pequeno e semi-eliptico. *Fêmur É um osso longo. Nele distinguem-se o corpo e duas extremidades, proximal e distal. A extremidade proximal compreende a cabeça, o colo, o trocanter maior e o trocanter menor. Na cabeça encontrase afóvea da cabeça do fêmur. No colo está o trocanter maior, mais bem marcado medialmente, o trocanter menor, que situa-se na face caudal. Unindo esses dois trocanter está a crista intertrocanterica, que delimita juntamente com o trocanter maior a fossa trocantérica. Na face lateral do corpo do fêmur está a fossa supracondilar. A extremidade distalcompreende a tróclea e dois côndilos, um lateral e um medial, separados pela fossa intercondilar. Na face medial dessa extremidade, proximalmente aos côndilos encontra-se o epicôndilo medial e o epicôndilo lateral. Distalmente e um pouco caudalmente ao epicôndilo lateral encontra-se a fossa do músculo poplíteo.Diferença entre espécies:Equino: é o único que possui o terceiro trocanter voltado sempre lateralmente. O trocanter maior é mais desenvolvido do que no bovino e estende-se até o terceiro trocanter.Bovino: o trocanter maior estende-se até o tracanter menor. Não possui o terceiro trocanter. É o único que apresenta a fossa supracondilar.Suíno: não possui o terceiro trocanter. O trocanter maior não ultrapassa a cabeça do fêmurCanino: não possui o terceiro trocanter. É bem mais desenvolvido do que as outras espécies porém mais delgado.
*Patela: É um grande osso sesamóide que se salienta na face cranial do joelho, articulando-se com a tróclea do fêmur. Constituída pelo ápice, face cutânea, base e fibrocartilagem patelar.
Diferença entre espécies:Equino: o ápice possui uma ponta rombuda.Bovino: o ápice é mais pontiagudo.Suíno: a base é mais arredondada.Canino: é longa e estreita
*Tíbia e Fíbula: É um osso longo, que se estende obliquamente, distal e caudalmente até o jarrete. Articula-se proximalmente com o fêmur, distalmente com o tarso e lateralmente com a fíbula.Já a fíbula é um osso longo, reduzido ou não, situado ao longo da borda lateral da tíbia. As principais estruturas presentes na tíbia/fíbula são: Côndilos (lateral e medial); Eminência intercondilar; Incisura poplítea; Linhas musculares; Maléolos (lateral e medial); Suco do extensor;Suco para inserção do ligamento patelar intermédio; Suco para inserção do ligamento cruzado cranial; Tuberosidade da tíbia; Cabeça e corpo da fíbula.
Diferença entre espécies:Equino: é o único que possui o sulco para inserção do ligamento patelar médio. Não há fusão da tíbia com a fíbula, e esta se estende da extremidade latero-cranial da tíbia até mais ou menos dois terços distais da borda distal da tíbia.
Bovino: Possui a tíbia um pouco mais curta que a dos equinos. As linhas musculares da face caudal são poucas. A fíbula é um pequeno prolongamento pontiagudo da cabeça da fíbula.Cóclea paralela, sagital.
Suíno: É ligeiramente curva e convexa medialmente. Existe um único e largo espaço interósseo e a fíbula se estende por todo o comprimento da tíbia.
Canino: O corpo da tíbia forma uma dupla curva, sendo a parte proximal convexa medialmente, e a parte distal convexa lateralmente. A borda cranial é curta, porém muito proeminente. A fíbula também se estende por todo o comprimento da tíbia, porém é fina e um pouco torcida, e larga nas extremidades.
*Tarso: Os ossos que compõem o tarso são: O tálus, calcâneo, metatarsianos (1º, 2º, 3º e 4º) e Central do tarso.É composto por uma fileira proximal e uma distal. Na fileira proximal encontra-se O tálus (osso tibiotarsal), que é medial e muito irregular. E o calcâneo, que é o osso mais volumoso do tarso,é alargado no extremo proximal para formar atuberosidade calcânea.
Na fileira distal está o osso central do tarso, que é um osso irregular, e os ossos metatarsianos também irregulares.
Diferença entre espécies:Equino: Possui 6 ou 7 ossos.O calcâneo é curto e espesso e a tróclea tem uma certa inclinação latero-medial, no sentido distal-proximal.
Bovino: Possui 5 ossos. O central + 4º metarsiano estão fundidos e o 2º + 3º também. O calcâneo é longo e estreito.Suíno: Possui 7 ossos. O tálus articula-se com o central e com o 4º metarsiano.
Canino: Possui 7 ossos. O tálus articula-se somente com o central.
*Metatarso: Tem a mesma disposição dos ossos metacarpianos. Sua direção é ligeiramente obliqua,distal e ligeiramente dorsal. É composto pelo 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª ossos metatarsianos.Diferença entre espécies:Equino: Apresenta 3 ossos metatarsianos. O grande metatarsiano é o 3º. O 1º e o 5º estão ausentes, e o 2º e 4º têm uma regressão parcial.
Bovino: O 3º e 4º metatarsianos são fundidos, e formam o grande metatarsiano;
Suíno: Possui 4 ossos metatársicos (2º, 3º, 4º e 5º). O 3º e 4º mais desenvolvidos, e 2º e 5º menos desenvolvidos.
Canino: Todos os ossos metatársicos estão presentes.
*Falanges
As falanges são semelhantes às falanges dos membros torácicos

Continue navegando