Buscar

AV psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:  PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Avaliação:  CEL0241_AV_201602834229      Data: 08/06/2017 14:19:24 (F)       Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9010/AJ
	Nota Prova: 7,0 de 8,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 49332)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Uma professora formada na área metropolitana de São Paulo foi transferida para o interior de Minas Gerais para trabalhar com o ensino fundamental. Ao conhecer as crianças, ela percebeu uma diferença muito expressiva em sua linguagem, interesse pelos conteúdos trabalhados nas disciplinas e, principalmente, nas perguntas que as crianças faziam. Inicialmente, esta professora considerou as crianças da área rural menos capazes que as crianças da cidade. Imagine que você foi convidado(a) a conversar com ela sobre as potencialidades que estas crianças apresentavam. Como você usaria a teoria de desenvolvimento e da aprendizagem de Lev Vygotsky para explicar para essa professora sobre as riquezas culturais que estas crianças apresentam?
		
	
Resposta: A professora deveria ter feito um levantamento prévio da turma a respeito do tema abordado antes de julgar a falta de potencialidade. As crianças partem da vivencia e da realidade para a construção dos conceito trabalhados em sala de aula.
	
Gabarito:
Para Vygotsky, os seres humanos nascem com um pequeno repertório de comportamentos e conhecimentos inatos. Esses foram chamados de Funções psicológicas elementares. Os principais comportamentos que tornam a espécie humana singular e única são construídos socialmente, através da interação com os elementos que forma a cultura em que cada sujeito vive. Desta forma, as culturas são incomparáveis, assim como as inteligências,pois cada ser humano tem as suas funções mentais superiores construídas de acordo com o tempo e a cultura vigente.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 49343)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Dislexia é um transtorno da linguagem que apresenta uma significativa prevalência entre as crianças da idade escolar. É caracterizada por uma dificuldade no processo de leitura e interpretação do texto escrito. Como um professor pode ajudar um portador de dislexia a alcançar os melhores resultados acadêmicos com intervenções na escola.
		
	
Resposta: Um professor pode ajudar uma criança com portador de dislexia recorrendo ajuda a um profissional especializado na área, comunicando á família para que haja a parceria família-escola e em sala de aula realizando atividades compatíveis para que a aluna possa alcançar resultados significantes e ter um desenvolvimento cognitivo e social.
	
Gabarito: O professor deve seguir uma orientação inclusiva e tornar possível a aprendizagem deste aluno na sala de aula da rede regular. Para isso, pode fazer os seguinte os manejos: Atenção quase individualizada; Monitoramento do progresso da leitura; Contar muitas histórias; Relacionar a história aos eventos vividos; Músicas e poemas na exploração de rimas; Sugerir debates; Relação grafo-fônica, silabação e segmentação; Atividades curtas e agradáveis; Falar claramente as palavras; Usar objetos concretos; Leitura oral repetida orientada
		
	
	 3a Questão (Ref.: 577558)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento humano ocorre a partir da relação entre os fatores endógenos (biológicos) e exógenos (meio). Analisando cada ser humano em seu contexto, muitas vezes é difícil dizer qual dos fatores é preponderante em cada situação. As principais influências no desenvolvimento são:
		
	
	afetividade, percepção e hereditariedade.
	
	pensamento, maturação e afetividade.
	
	afetividade, memória e hereditariedade.
	
	memória, afetividade e percepção.
	 
	maturação, hereditariedade e ambiente.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 30637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para atender às diferenças de aprendizagem, de interesse e de ritmo de uma classe de alunos de 11 a 12 anos, o professor de Matemática, que tem com base a teoria de Vygotsky, tem trabalhado com atividades em duplas e trios. Esse docente vem realizando diagnóstico do desenvolvimento desses estudantes em relação à construção dos conceitos fundamentais da Matemática e estabeleceu, como meta, que todos os alunos pudessem aprender tais conceitos. Para tanto, o professor planejou atividades como:
I - resolução de situações-problema para aplicação dos conceitos que serão estudados;
II - exercício para levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação aos conceitos a serem estudados;
III - provas com pormenores dos conteúdos que são pré-requisitos para os estudos posteriores;
IV - série do mesmo tipo de exercício para que os alunos possam reter os conceitos fundamentais.
Contribuíram para o alcance da meta proposta:
		
	
	I e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	 
	I e II, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 171306)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	David Ausubel estudou acerca da aprendizagem significativa. Em sua concepção são necessárias três condições para que ocorra a aprendizagem significativa. Analise as afirmativas abaixo considerando essas condições e marque a resposta correta.
		
	
	O conteúdo deve possuir conceitos e não precisa ser estruturado de forma lógica.
	 
	Para que a aprendizagem significativa ocorra é necessário que haja a vontade do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento já existente.
	
	O novo conteúdo deve ser apreendido de forma isolada para que não seja influenciado por aprendizagens realizadas anteriormente.
	
	O material de estudo deve ser apresentado ao aluno de forma lenta para que ele possa organizar os processos de auto-aprendizagem.
	
	O material instrucional não precisa conter, necessariamente, subsunçores, pois a relação entre eles e o novo conhecimento é totalmente arbitrária .
		
	
	 6a Questão (Ref.: 30899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Chomsky há muitas observações corroborativas da existência de um mecanismo interno acoplado ao cérebro humano que facilita a aprendizagem da linguagem e a torna universal, mecanismo este que ele denomina Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LDA). Dentre as observações abaixo, assinale aquela que NÃO se relaciona à existência deste dispositivo:
		
	
	Os esforços ativos da criança para dominar a língua.
	
	As fases na aquisição da língua sugerem um mecanismo universal.
	
	Surgimento de capacidades linguísticas básicas em bebês deficientes.
	
	A sensibilidade extremamente precoce do bebê para a língua indica que nascemos com capacidades especiais.
	 
	As crianças não são entusiásticas da língua e exercitam-na somente com incitação.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 30907)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na turma do Jardim II de uma escola, a professora propõe a seus alunos, todos com idades variando entre 4 e 5 anos, uma brincadeira de bola. Ela divide a turma em 2 times. É um jogo animado, até que a bola sai da quadra. João, que estava do lado direito da quadra, vê que a bola bateu no chão do time adversário antes de sair e, portanto, acha que a bola é do time dele. Pedro, o aluno do outro time e que estava do lado esquerdo da quadra, tem uma percepção diferente. Não há um acordo entre eles e ambos acham que estão com razão e não conseguem se colocar no lugar do outro. Levando-se em consideração a Teoria Piagetiana dos estágios de desenvolvimento, podemos supor que se tratam de crianças do estágio pré-operatório (2 a 7 anos) e esta "disputa" tem relação com uma característica fundamental deste estágio, a saber:
		
	 
	egocentrismo
	
	irreversibilidade
	
	antropomorfismo
	
	intuição
	
	animismoGabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 570368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana Carolina fez dois anos de idade e já tem pleno domínio da linguagem oral, desenha de forma celular e mostra uma riqueza em suas interações lúdicas. Sua professora está fazendo o seu relatório de avaliação semestral e deseja colocar a fase do desenvolvimento cognitivo que Ana Carolina está, bem como uma característica principal desta fase de acordo com a teoria de Jean Piaget. Qual das alternativas abaixo responde corretamente às questões da professora?
		
	
	Sensório-motor e egocentrismo
	
	Lógico-simbólico e superação do egocentrismo
	
	Operatório-concreto e desenvolvimento linguístico
	
	Pré-operatório e pensamento abstrato
	 
	Pré-operatório e desenvolvimento linguístico
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 30321)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela, estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar distrações.
	
	professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança.
	
	os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
	
	a base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
	 
	alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 30331)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	À proporção que os adolescentes passam a pensar de maneira hipotética e abstrata, começam a deixar de lado o raciocínio simplista e concreto e a construir visões de mundo mais imaginativas, mais abrangentes e mais complexas, então está INCORRETO afirmar que:
		
	
	estão prontos a questionar cada ideia que alguém tenha diferente das suas.
	
	estão interessados na opinião e na crítica de outras pessoas.
	
	são altamente sensíveis a críticas reais ou previstas.
	 
	confiam bastante em suas capacidades e não são vulneráveis a opiniões diferentes das suas.
	
	são capazes de discutir conceitos como justiça, democracia e ética.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando