Buscar

Fisico quimica1aListadeExercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS
FUNDAMENTOS DE FÍSICO-QUÍMICA
Alunos(as): ___________________________________________________________________________
Geologia - 3BM	
		 DUPLA		VALOR: 6,0 pts.		ENTREGA: 07/04/2017 	 
1 - Qual a grande importância da 1ª Lei da Termodinâmica em relação à Lei da Conservação de Energia.
2 - Uma reação se realiza a pressão constante. Se 14,5 kJ de calor é absorvido pelo sistema, e 3,1 kJ de trabalho é realizado pelo sistema sobre as vizinhanças, qual é o valor de (a) q? (b) Δ E? (c) Δ H? (d) w?
3 - Quando 4,4 kg de NaCl resfria de 67,2 para 25,0 °C, quanto calor é ganho pelas vizinhanças?
CNaCl = 50,5 J/°C.mol
4 - Os aquecedores solares utilizados em casas elevam a temperatura da água até 70 °C. Como a temperatura ideal da água para um banho é de 30 °C, deve-se misturar a água aquecida com a água à temperatura ambiente de um outro reservatório, que se encontra a 25 °C.
Qual a razão entre a massa de água quente e a massa de água fria na mistura para um banho à temperatura ideal?
5 - Um aquecedor cede calor continuamente, à uma taxa de 150 cal/s, a uma determinada quantidade de água. Se a temperatura da água aumenta de 20ºC para 60ºC em 4 minutos, qual a massa de água aquecida. c (água) = 1,0 cal/gºC.
6 - Em um laboratório de Física, uma amostra de 20 g de cobre recebeu 186 cal de calor de uma determinada fonte térmica. Sabendo que o calor específico do cobre é 0,093 cal/g°C, determine a variação de temperatura sofrida pela amostra.
7 - Uma mulher de massa 125 lb e calçando um sapato de salto alto coloca momentaneamente todo seu peso no salto de um dos pés. Se a área do salto é 0,5 pol2, calcule a pressão exercida na superfície sol o salto.
8 - Classifique as seguintes propriedades como físicas ou químicas: a) A cor do sulfato de cobre (II) é azul. b) O ponto de fusão do sódio metálico é 97,8 °C. c) O ferro enferruja em áreas de alta umidade.
9 - Um aerossol de 250 mL a 25 °C e 1,1 atm foi lançado em um incinerador. Quando a temperatura na lata alcançou 625 °C, ela explodiu. Qual a pressão na lata nesse momento?
10 - Um químico prepara uma amostra de hélio gasoso a uma certa pressão, temperatura e volume e então remove metade das moléculas do gás. Como deve variar a temperatura para manter a mesma pressão?
11 - Um motor mal ajustado em marcha lenta pode liberar até 1,0 mol de CO por minuto na atmosfera. A 27 °C, que volume de CO, calculado para 1,0 atm, é emitido por dia?
12 - Um ser humano adulto e saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma “caloria alimentar” (1 kcal) corresponde, aproximadamente, a 4,0 x 103J. Para nos mantermos saudáveis, quantas “calorias alimentares” devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos?

Outros materiais