Buscar

Resenha Crítica - “MOTIVAÇÃO E RESISTÊNCIA AO USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO UM ESTUDO ENTRE GERENTES”

Prévia do material em texto

“MOTIVAÇÃO E RESISTÊNCIA AO USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO ENTRE GERENTES”
O texto escrito por Donaldo de Souza Dias,é leitura importante para todos aqueles interessados pelas questões sobre o sucesso partindo do comportamento no trabalho. Contém um estudo baseado em uma pesquisa feita com 55 gerentes de 43 organizações, todos com ensino superior, que coletou dados que inspiram a refletir sobre algumas atitudes e inspirar futuros profissionais.
Este texto está organizado em seis partes: introdução, modelo, variáveis, metodologia, resultados e conclusão. Já na primeira parte descreve vantagens do uso da tecnologia nas organizações e levanta questionamentos sobre o que motivaria um indivíduo a fazer uso dessa tecnologia e porque alguns ainda resistem a ela, bem como investigar como os gerentes brasileiros se sentem em relação a isso com o objetivo de aumentar a qualidade do uso da tecnologia de informação nas organizações, deixando claro assim o assunto a ser “trabalhado”.
No desenvolvimento desperta atenção as relações entre motivadores e resistência ao uso de microcomputadores que foram analisadas baseada nos estímulos intrínsecos sobre os extrínsecos, bem como uso de aspectos da qualidade do trabalho para capturar a utilidade do uso da tecnologia. Percebe-se ai que tal fato pode ser positivo ou negativo a medida que algumas pessoas tratam isso com sentimentos de excitação, envolvimento e diversão e outras com bloqueios pessoais, angústia, e ansiedade.
O resultado da pesquisa entre os gerentes mostrou que os gerentes em maioria, se mostraram motivados pelo uso da tecnologia, e que o uso se dá pela melhora de atuação no trabalho e secundariamente, por achá-los agradáveis de serem usados. Percebe-se então uma forte relação entre estar motivado a usar tal ferramenta e esta mesma motivação fazer com que o grupo enxergue determinada atividade com um nível de dificuldade.
O estudo confirmou ainda a existência e a relação de três motivadores: utilidade, facilidade de uso e prazer. Usam a tecnologia de computadores, porque acham que ela aumenta a qualidade do seu trabalho, agiliza a execução das tarefas sob a sua responsabilidade e melhoram a sua produtividade. Destaca-se ainda, a importância dos computadores serem fáceis de usar e que os usuários, devem ter um amplo conhecimento e adequado treinamento sobre eles. 
Embora o assunto, à primeira vista, possa parecer simples importa destacar que tais fatores tem forte influência dentro de uma organização e que este tema ainda está sujeito a muitos estudos e indagações.

Continue navegando