Buscar

Exercícios Paleonto- Paleobotânica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paleobotânica
Quais plantas são consideradas os primeiros representantes das plantas terrestres vasculares? Quando surgiram? Descreva suas características principais. Rhyniophyta e Zosterophyllophyta são as primeiras plantas terrestres vasculares, as quais apresentaram estômatos e feixes de condução de seiva que se leva a crer que seriam traqueides. São fosseis que datam do Siluriano superior ao Devoniano. As Rhyniophytas são plantas que não apresentavam folhas e sua ramificações eram dicotômicas, presença de esporângios apicais, rizoma, eram plantas herbáceas. As Zosterophyllophyta apresentavam uma única diferença das Rhyniophytas, pois seus esporângios não eram dispostos na parte terminal do ramo e sim lateralmente ao mesmo.
Quando apareceram e quais foram as primeiras plantas com sementes? Que vantagem a semente proporcionou a estas plantas? As primeiras plantas com sementes surgem no carbonífero apresentando como fóssil principal do evento as plantas Pteridospermas(Glossopteris) que hoje são totalmente extintas. As Glossopetris eram plantas que apresentavam suas sementes conectadas diretamente a folha (ausência de estróbilos), e a presença da semente permite a proteção mecânica do embrião e também proteção fisiológica como mante-la viável ate que condições ambientais favorecem sua germinação, permitindo assim o sucesso evolutivo dessas plantas. 
Descreva (principais características morfológicas, ambiente de vida, distribuição cronoestratigráfica) os seguintes grupos de plantas terrestres: Lepidodendrales (Lycophyta): são plantas vasculares sem sementes. Cada parte fossilizada recebe um nome especifico como o fóssil do tronco é denominado Lepidodendron(1) ou Sigillaria(2) essa taxonomia leva em conta o formato das almofadas foliares sendo em 1-losango e 2-arredondados; a raiz é denominada Estiguimaria e o ramo fértil conhecido como Lepidostrobus. Essas plantas datam do Devoniano ao Permiano. Calamitaceae (Sphenophyta): são plantas vasculares sem sementes que apresentam ranhuras longitudinais, nó e entre-nós nos troncos(genero:Calamites) e suas folhas são dispostas em verticilos(gênero: Annularia). Datam do carbonífero ao Permiano. 
 Glossopteridales (“Pteridosperma”): são as primeiras plantas vasculares com sementes conectadas diretamente na folha (ainda é ausente o estróbilo). Suas folhas apresentam uma forma de “língua” um pouco mais comprida e alargada na extremidade. Datam do Permiano ao Triássico.
 Angiosperma: são as plantas vasculares, com presença de semente(em estróbilo) e flor. Tem como primeiros registros fosseis os grãos de pólen e suas folhas são caracterizadas por apresentar nervuras com ramificações mais desenvolvidas. Datam do Cretáceo inferior ao Recente sendo taxa que permanece em freqüente diversificação.

Outros materiais