Buscar

PAPALIA, D.E. Desenvolvimento Humano. Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Infância. Porto Alegre: AMGH, 2013. As crianças podem pensar logicamente porque consegue levar em conta os vários aspectos de uma situação. CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSI. DESENVOLVIMENTO TURMA: 2°ANO-: 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA
CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSI. DESENVOLVIMENTO TURMA: 2°ANO-: 2015 
_____________________________________________________________________________
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: PAPALIA, D.E. Desenvolvimento Humano. Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Infância. Porto Alegre: AMGH, 2013. 
RESUMO
As crianças podem pensar logicamente porque consegue levar em conta os vários aspectos de uma situação. Entretanto, a maneira de pensar delas é ainda limitada a situações reais no aqui e no agora. No estágio operatório concreto, as crianças têm, em relação ao estágio pré-operatório, um melhor entendimento dos conceitos espaciais, causalidade, categorização, raciocínio indutivo e dedutivo, conservação e números. Tanto a capacidade de usar mapas e desenhos como a capacidade de fornecer informações espaciais aumentam com a idade. Aumenta também a capacidade de avaliar causas e efeitos. Piaget afirmava que a mudança do pensamento rígido e ilógico das crianças menores para o pensamento flexível e lógico das crianças mais velhas depende ao mesmo tempo do desenvolvimento neurológico e das experiências da de adaptação ao ambiente. No decorrer dos anos escolares as crianças fazem um progresso regular nas capacidades de regular e manter a atenção, processar e reter informação, e planejar e monitorar seus comportamentos. Todos esses desenvolvimentos relacionados contribuem para a função executiva. O desenvolvimento gradual da função executiva da primeira infância até adolescência acompanha o desenvolvimento do cérebro particularmente do córtex pré-frontal a região que permite planejar jogar e tomar decisões. O ambiente de casa também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades executivas. As crianças em idade escolar desenvolvem habilidades de planejamento tomando decisões sobre suas próprias atividades diárias as atitudes dos pais afetam ritmo com que isso é permitido as crianças. A inteligência das crianças em idade escolar pode ser medida por testes Psicométricos aplicados individualmente ou em grupo. As crianças em idade escolar são mais capazes de compreender e interpretar comunicações verbais e escritas e conseguem fazer se entender melhor. Essas tarefas são especialmente desafiadoras para crianças que não falam a língua local. A área que mais se desenvolve nos anos escolares e a pragmática: o uso prático da linguagem para comunicar. A pragmática compreende as habilidades de conversação e de narração. As escolas públicas têm um papel fundamental na educação das crianças de capacidades variáveis de todos os tipos de famílias e formações culturais. Elas também devem educar crianças com necessidades especiais: crianças com problemas de aprendizagem e aquelas superdotadas, talentosos ou criativas.

Outros materiais