Buscar

JoãoFcoSilva Apol 01N100.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Os desdobramentos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial não ficaram limitados à França e à Inglaterra. Esses países foram apenas o berço das transformações, pois os efeitos das duas “grandes revoluções” se espalharam por vários países da Europa e pelos estados Unidos. 
Analise as seguintes afirmações sobre a importância das “duas grandes revoluções” para o surgimento da sociologia:
I. As duas revoluções provocam um período de estabilidade social, o que permite à sociologia se desenvolver tranquilamente.
II. As transformações provocadas por essas duas revoluções, tanto no campo das ideias como na sociedade, desafiaram os pensadores a formular uma explicação científica da realidade social. 
III. As revoluções ajudaram a sociologia a se aproximar da religião e, assim, a produzirem, juntas, uma nova explicação da realidade.
IV. Não tiveram tanta importância para o surgimento da sociologia, já que essa ciência tem suas origens dentro do meio religioso e místico.
V. Elas desorganizaram a sociedade, o que foi crucial para o surgimento de uma ciência que pudesse resolver os novos problemas que surgiram decorrentes dessas revoluções. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	II e V apenas.
	
	B
	III e IV apenas.
	
	C
	I, II e III apenas
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 2/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
 
            M.A. Santana e J.R. Ármalo (Org.) Além da fábrica S.Paulo: Bontempo, 2003 (com adaptações)
 
Assinale a opçao CORRETA referente ao assunto do texto acima
	
	A
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
	
	B
	O trabalho nunca produziu, entre os trabalhadores, relações políticas que levassem à conquista de direitos.
	
	C
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	
	D
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
	
	E
	É ilusão pensar que a exclusão social tenha relação com a economia       capitalista.
Questão 3/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
Constantes transformações ocorreram no meio rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.
Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.
 
    SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998 (adaptado)
 
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,
	
	A
	A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	
	B
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	
	C
	Os homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta a seus valores.
	
	D
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
	
	E
	Os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitaram manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.
Questão 4/5 - Responsabilidade Social e Empresarial
O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir:
I - O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.
II - O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas de conservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV - Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da      oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:
 
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Relacione os conceitos referentes á obra de Durkheim listados a seguir com as definições apresentadas na sequência:
1. Consciência coletiva
2. Anomia
3. Educação
4. Coesão social
( ) Processo de aprendizagem das normas sociais do grupo; sinônimo de socialização.
( ) Estado da sociedade marcada pela ausência de regras.
( ) Definida pela dependência que cada indivíduo tem em relação aos outros nas interações da vida social.
( ) Imperativos sociais, como normas, leis, costumes, modos de agir e pensar, que se encontram no meio social e se impõem aos indivíduos.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
	
	A
	3, 2, 1, 4
	
	B
	4, 2, 1, 3
	
	C
	1, 3, 4, 2
	
	D
	3, 2, 4, 1
	
	E
	1, 4, 3, 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais