Buscar

Problemas de Física e Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O tanque da figura tem grandes dimensões e descarrega água pelo tubo indicado. Considerando o fluido ideal, determinar a vazão em volume de água descarregada, se a seção do tubo é 10cm². As pressões P1 e P2 são nulas pois são iguais à pressão atmosférica. Como o tanque tem grandes dimensões, a velocidade da superfície livre da água pode ser considerada desprezível (V1=0; g=10m/s²).
A vazão em volume será:
A água se move com uma velocidade de 5m/s em um cano com uma seção reta de 4cm². A água desce gradualmente 10m enquanto a seção reta aumenta para 8cm². Pede-se: 
a) Qual é a velocidade da água depois da descida? 
b) Se a pressão antes da descida é 1,5x105 Pa, qual a pressão depois da subida? (g=10m/s²)
A água escoa pelo tubo indicado na figura ao lado, cuja secção varia do ponto 1 para o ponto 2, de 100 cm² para 50 cm². Em1, a pressão é de 0,5 kgf/cm² e a elevação 100m, ao passo que, no ponto 2 a pressão é de 3,38 kgf/cm² na elevação 70m. Sabendo-se que a velocidade no ponto 1 é de 2,8 m/s, calcule a velocidade do fluído no ponto 2. (g=10m/s²)
Nas condições normais de temperatura e pressão, qual o volume ocupado por 10g de monóxido de carbono (CO), cuja pressão é de 1 atm e a temperatura é de 27ºC? 
A pressão total do ar no interior de um pneu era de 2,30 atm quando a temperatura do pneu era de 27ºC. Depois de ter rodado certo tempo com esse pneu, mediu-se novamente sua pressão e verificou-se que ela era agora de 2,53 atm. Supondo uma variação do volume do pneu desprezível, qual a nova temperatura (emºC)?
Os sucos de frutas engarrafados encontrados nas prateleiras dos supermercados contém conservantes químicos, e um desses é o dióxido de enxofre (SO2), substância gasosa nas condições ambiente. Recentemente, os jornais, rádios e as TVs anunciaram a retirada de muitos desses sucos do mercado, pelo fato de conterem um teor de conservante maior que o permitido oficialmente. Qual a quantidade em mol de dióxido de enxofre contido num recipiente de volume igual a 1 litro sob a pressão de 22,4 atm, mantido a 273K? 
Uma dada massa de gás perfeito está em um recipiente de volume 8 litros, a temperatura de 7ºC, exercendo a pressão de 4 atm. Reduzindo-se o volume a 6 litros e aquecendo-se o gás, a sua pressão passou a ser de 10atm. Determine a que temperatura o gás foi aquecido.
Ao desejar identificar o conteúdo de um cilindro contendo um gás monoatômico puro, um estudante de química coletou uma amostra de gás e determinou sua densidade, d=5,38 g/L, nas seguintes condições de temperatura e pressão: 15ºC e 0,97 atm. Com base nessas informações, e assumindo o modelo do gás ideal, calcule a massa molar do gás.
Um gás, a uma pressão de 10 atm, ocupa um volume de 4 litros. Ele sobre uma transformação isotérmica e seu volume atinge 10 litros. A nova pressão exercida pelo gás é de?
Qual a velocidade de saída da água no ponto 2, sabendo-se que a V1=0 e a pressão nos pontos 1 e 2 são nulas? (g=10m/s²).

Outros materiais