APOL 2 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA
3 pág.

APOL 2 ADM ESTRATÉGICA E ANÁLISE ECONÔMICA

Disciplina:Administração Estratégica e Análise Econômica224 materiais401 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Análise Econômica

Quando as economias de escala determinam que a entrada de uma segunda firma eleva o custo médio de produção, o monopólio torna-se desejável.
 Assinale a alternativa que classifica este monopólio corretamente.
	
	A
	Aplicado

	
	B
	Volátil

	
	C
	Amparado

	
	D
	Natural

Questão 2/5 - Análise Econômica
Monopólios derivam da existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, sendo essas determinadas por algumas circunstâncias. Considere as seguintes afirmativas:
 I - Exigência de elevado volume de capital em virtude da engenharia do projeto e da escala mínima de operação.
II - Domínio da patente, enquanto essa não cai em domínio público, em face da inovação tecnológica desenvolvida para produzir o bem ou o serviço.
III - Não controle das matérias primas básicas.
IV - Concessões do poder público.
 Assinale a alternativa que indica as afirmativas que podem ser consideradas como verdadeiras enquanto circunstâncias que determinam existências de barreiras à entrada de novas firmas no mercado.
	
	A
	Apenas I.

	
	B
	Apenas I e II.

	
	C
	Apenas I, II e IV.

	
	D
	Apenas I, II e III.

Questão 3/5 - Análise Econômica
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. O quadro a seguir apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder.

Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita no número 4.
	
	A
		Concorrência monopolística

	
	B
	Oligopólio

	
	C
	Concorrência perfeita

	
	D
	Monopólio

Questão 4/5 - Administração Estratégica
Nos conceitos de estratégia corporativa trata-se do ambiente organizacional como um ambiente dinâmico, em constante transformação, onde suas variáveis podem ser alteradas de maneira não previsível, alterando o resultado da organização e até mesmo anulando as estratégias adotadas.

Com base nos conceitos sobre o relacionamento de oportunidades, riscos e recursos, analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I-          O papel do gestor é identificar os riscos que envolvem o ambiente organizacional, para identificar estratégias que eliminem esses riscos.
II-         As forças (ou pontos fortes) compreendem os aspectos do ambiente externo que favorecem o ajuste estratégico da organização.
III-        Os riscos devem ser identificados para que as estratégias possam ser estabelecidas de modo a atingir os objetivos, reduzindo a margem de erro.
IV-       As forças de uma empresa constituem um recurso para crescimento e diversificação, resultado da experiência e aptidão.
	
	A
	São corretas somente as afirmativas I e IV;

	
	B
	São corretas somente as afirmativas II e IV;

	
	C
	São corretas somente as afirmativas III e IV; 

	
	D
	São corretas somente as afirmativas II e III;

	
	E
	São corretas somente as afirmativas I e II;

Questão 5/5 - Análise Econômica
Também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, esses podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Nessa estrutura clássica de mercado, cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação.
 Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida anteriormente.
	
	A
	Oligopólio

	
	B
	Concorrência monopolística

	
	C
	Concorrência perfeita

	
	D
	Monopólio